Ficha de cadastro de clientes: o que não pode faltar?

Navegação Rápida
Navegação Rápida

Para construir uma gestão consistente para a sua empresa, deve-se ter uma série de documentações, registros e informações centralizadas sobre o negócio. A lista do que não pode faltar para conquistar uma boa estrutura de negócio é grande, mas um dos itens mais importantes é a ficha de cadastro de clientes

Ter essa ferramenta em mãos vai contribuir não só para uma melhor gestão organizacional, como também para fornecer dados valiosos sobre seus clientes ativos e não ativos, que ajudará a mapear pontos importantes para a melhora estratégica e de relacionamento. 

Pode parecer difícil, mas para entender a melhor forma de cadastrar clientes na sua empresa, é preciso escolher os dados corretos e relevantes para a realidade do seu negócio, e o mais importante, saber como armazená-los com responsabilidade e organização. Confira o que não pode faltar a seguir!

Bannner para conhecer o sistema

O que não pode faltar na sua ficha de cadastro?

Para o seu cadastro de clientes funcionar de maneira efetiva, é preciso coletar os dados corretamente, inserindo informações completas sobre a empresa que está sendo cadastrada.

Dessa forma, você aproveitará muito mais a informações, e terá direções diversas para prospecção de novos negócios, segmentação de público e gestão de relacionamento com os seus clientes ativos. 

Não é interessante coletar dados demais, que não terão nenhuma utilidade no futuro e podem até se perder. Alguns dados, porém, são essenciais para construir um registro consistente e informativo. Afinal, quais dados dos meus clientes preciso ter? 

Quais dados precisam estar na ficha de cadastro?

Seja pessoa física ou jurídica, alguns dados são imprescindíveis para ter efetividade na hora de aplicar novas estratégias com seus clientes e potenciais clientes. Esses são os dados básicos para manter em registro e até mesmo para realizar possíveis contatos: 

  • Razão Social ou nome completo;
  • Nome Fantasia (se empresa);
  • Data de nascimento;
  • CNPJ/CPF;
  • Dados de endereço;
  • Dados de contato (telefone celular e e-mail, pelo menos);
  • Cargo;
  • Número de funcionários (se empresa);
  • Solução;
  • Nome do vendedor;
  • Outras observações: compra, dificuldades, o que está procurando, dia, horário, qual produto ou serviço. 

Esses dados são o suficiente para conhecer o cliente, entender as soluções que ele procura e traçar metas a fim de fidelizá-los, através de um relacionamento mais direcionado. Dessa forma você também pode aplicar melhorias contínuas no seu produto ou serviço, oferecendo uma melhor experiência do cliente.

Ficha de cadastro de clientes no sistema Omie

Você sabia que a Omie possui um sistema de cadastro completo e eficiente para os seus clientes? É muito simples iniciar a sua ficha de cadastro no sistema de cadastro de clientes e contas OMIE. Inserindo poucas informações, você já pode gerenciar todos os seus clientes e visualizar de forma fácil boas oportunidades para o seu negócio. 

O sistema de gestão da Omie possui 3 passos fundamentais para um bom gerenciamento dos seus clientes, independente de qual fase do funil de vendas ele está. Assim, você não vai perder nenhuma possibilidade de negócio.

  1. No cadastro de contas, você consegue cadastrar as empresas com dados básicos, para assim iniciar um relacionamento mais próximo com o seu cliente. Para iniciar nesse processo, é necessário ter em mãos alguns dados básicos da empresa do prospect, como nome, CNPJ e endereço; 
  2. No cadastro de contatos, você pode colocar informações fundamentais das pessoas que você vai se comunicar dentro dessas empresas. É preciso lembrar que o relacionamento corporativo é sempre feito de pessoa para pessoa. Mantendo esses dados sempre atualizados, você tem mais chances de estar em contato permanente com os responsáveis pela decisão de compra. 
  3. No cadastro de oportunidades, você pode gerenciar de forma eficaz os seus principais prospects, pois todo o histórico de negociação com esses contatos ficará registrado, apoiando melhor todas as suas estratégias de vendas. É importante não perder nenhum detalhe da negociação, pois tudo isso fará diferença na hora de mapear as campanhas certas e focar na solução que o seu cliente precisa.  

Essas etapas podem ocorrer de forma simples, prática, intuitiva e segura para os dados dos seus clientes. Toda a agilidade que você precisa atua criando a sua ficha de cadastro de clientes em poucos minutos. 

Segurança com os dados

Além de possibilitar o aumento das oportunidades de conversão, o sistema de cadastro de contas Omie é um meio de garantir a segurança de dados. Nessa etapa, é preciso considerar tanto informações de clientes, quanto da sua empresa, tomando decisões que sejam assertivas e evitem problemas de risco legal, financeiro ou mesmo ético para com aquele que está buscando consumir seu serviço.

A tecnologia aumenta a segurança à medida que oferece armazenamento de dados em nuvem, soluções automatizadas e criptografadas, acessíveis apenas com chaves e senhas destinadas aos responsáveis.

Assim, você mantém sigilo sobre os dados dos seus clientes, avalia o risco de qualquer negócio para sua própria empresa rapidamente e ganha tempo para operações mais estratégicas como verificar a autenticidade dos comprovantes, entender o comportamento do cliente, criar estratégias e além.

Isso sem falar nas pilhas de papel que são evitadas. Com a Omie, todo o processo de registro está disponível em apenas um clique!

Amplie as oportunidades do seu negócio com uma gestão estratégica 

Construir uma gestão estratégica amplia as oportunidades de negócio e ajuda a ir além. Quando sabemos exatamente quem são os clientes que atendemos, fica mais fácil buscar novos clientes com mais possibilidades de conversão. 

Ter uma lista de cadastro útil e completa é um dos caminhos para começar a identificar os perfis de clientes atendidos, procurando melhorar o relacionamento com eles, o que permite grandes chances de novos negócios não só com novos clientes, mas com os clientes que você já possui, como é o caso de remarketing e upsells.  

O auxílio de ótimas ferramentas para aproveitar melhor tudo isso é fundamental. Para isso, você pode contar com o sistema ERP da Omie. Uma ferramenta pensada para facilitar a vida das empresas através de uma gestão simples e eficiente. 

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e
Lean office
O Lean Office é uma metodologia que visa a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing para reduzir o desperdício e