Franquia de serviços: o que é e como funciona?

Entenda o que é, como funciona e quais são os modelos de franquia de serviços ideais para seus objetivos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As franquias de serviços são um ramo que englobam diversos segmentos de mercado, pois oferecem alternativas e soluções que otimizam o dia a dia dos negócios. As possibilidades de oferecer serviços são muito diversas, por isso essa modalidade tem crescido nos últimos anos.

Alguns setores de mercado em que esse tipo de negócio pode fazer sucesso são os ramos de casa e construção, limpeza, turismo, saúde, beleza e bem-estar, educação, entre outras.

Para saber como aplicar as franquias de serviços, é preciso ter em mente o tipo de negócio no qual você está inserido, além de estratégias eficazes para evitar possíveis erros comuns.

Neste conteúdo, você vai aprender o que é uma franquia de serviços, como funciona na prática, as vantagens desse modelo de negócio, como escolher o melhor tipo para investir, entre outros pontos importantes. Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo sobre o tema!

Banner Teste grátis agora top

O que é uma franquia?

Franquia é um tipo de negócio em que o modelo de operação é replicado e transferido para outras unidades autorizadas a criar o fluxo inicial e deter os direitos de marca.

Também conhecido como franchising, esse tipo de investimento é perfeito para pessoas que não querem iniciar seus empreendimentos do zero, já que o modelo de negócio já foi criado, testado e aprovado e, por isso, replicado em outras localizações.

Quando falamos dessa modalidade, vemos algumas terminologias como franqueado e franqueador. O franqueado é a pessoa física que compra os direitos da rede de franquias e implementa a nova unidade da empresa. Já o franqueador é a pessoa jurídica que detém os direitos sobre a marca ou a patente e cede o direito de uso dessa marca para outras pessoas (franqueado).

Esse fluxo entre franqueador e franqueado, bem como o funcionamento de uma franquia empresarial, é previsto na Lei n.º 8.955/94 e Lei n.º 13.966, que deve ser seguida a fim de manter um padrão adequado à transação.

Na franquia empresarial, o sistema permite que um franqueador dê ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Eventualmente, essa possibilidade se estende ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Dentre os documentos necessários, COF, ou Circular de Oferta da Franquia, é o principal. Esse documento é feito pelo franqueador e contém todas as informações do modelo e do funcionamento do negócio, especialmente os deveres legais e as responsabilidades de ambos os lados.

O funcionamento de uma franquia se dá com base na relação de interdependência entre a marca franqueadora e o investidor, que terá o papel de franqueado. Esse segundo ator terá o papel de gerenciar a unidade, investir nela e trabalhar no dia a dia, acompanhando e seguindo as diretrizes da COF.

A marca franqueadora, por sua vez, é responsável pelo acompanhamento estratégico e pelo suporte aos franqueados, oferecendo e munindo-os com todos os conhecimentos e treinamentos necessários.

Vantagens do modelo de serviço de franquia

Ao olharmos para uma franquia de serviços, temos diversos benefícios. Os principais são:

  • Modelo de negócio simplificado: o COF detém todas as informações de que o franqueado precisa para implementar um negócio de sucesso; é um modelo de negócios bem mais simples do que montar um empreendimento do zero.
  • Fácil adaptação do franqueado: como o modelo já foi testado e obteve sucesso, o franqueador precisa dar o suporte e os treinamentos necessários para que o franqueado entenda muito bem do negócio e, consequentemente, tenha uma fácil adaptação gerindo esse empreendimento.
  • Possibilidade da escolha da franquia ideal: como já existem diversas franquias de serviços, é possível que o franqueado escolha aquela com a qual mais se identifica, para conseguir tocar o negócio de uma maneira ainda mais assertiva e estratégica.
  • Franquia de tecnologia: uma das modalidades da franquia de serviços são as de serviços tecnológicos, que melhoram o dia a dia tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas; estão bastante em destaque, já que podem otimizar diversos processos.

Como escolher o melhor modelo de franquia

Agora que você já sabe quais são as vantagens de uma franquia de serviços é preciso saber como escolher o melhor modelo para investir. Alguns pontos que devem ser avaliados na hora de escolher um modelo são:

  • o alcance do mercado;
  • o tempo de vida;
  • o grau de crescimento;
  • as taxas cobradas;
  • o feedback do público-alvo.

Esses elementos são pontos de partida para seu planejamento. É preciso estudar outros números e métricas que façam sentido para a realidade do local em que você pretende implementar a loja.

Se for uma loja on-line, explore as métricas digitais, pois elas darão a você um melhor direcionamento de para onde ir para conseguir os melhores resultados possíveis.

Tipos de modelo de franquia

Os principais tipos de modelo de franquia que existem no Brasil e estão presentes na vida das pessoas são:

  • saúde, beleza e bem-estar;
  • manutenção;
  • locação de equipamentos;
  • marketing;
  • design;
  • financeira;
  • contábeis;
  • doméstica (limpeza);
  • tecnologia;
  • energia solar;
  • alimentação.

Uma ótima dica é explorar os tipos que mais estão em alta, como o mercado tecnológico. Assim, é possível encontrar mais clientes em função da maior demanda por serviços especializados.

Tipos de formatos de mercado de franquia

Existem 4 formatos de mercado de franquia que podem ser replicados, seja no Brasil ou em outras localidades, tais como quiosques, food trucks, lojas físicas e home based.

O ideal é demandar um tempo para entender o quanto você pode investir em uma franquia de serviços e, assim, avaliar o formato ideal para o seu orçamento.

Franquias on-line, por exemplo, não necessitam de um local físico e podem sair mais baratas; quiosques e food trucks podem ter um valor de investimento inicial menor do que uma loja física, por exemplo.

Aqui, o importante é tomar decisões estratégicas, considerando os fatores mencionados neste conteúdo. Assim, você conseguirá implementar um negócio de sucesso e aquecer seus investimentos.

Escolha o modelo de franquia de serviços ideal para você e tenha sucesso

Um modelo de franquia de serviços, se bem explorado, pode ser uma ótima forma de investimento para quem está procurando um expandir ou inovar, mas não quer retornar às etapas iniciais de elaboração do negócio.

Neste conteúdo, foram abordados diferentes tipos de franquias de serviços e quais obrigações devem ser cumpridas a fim de obter os melhores rendimentos e vantagens.

Escolha estrategicamente o segmento de mercado, o tipo de franquia e até o local onde seu investimento será implementado. Esses são fatores cruciais para consolidar seu posicionamento no mercado.

Além disso, mantenha-se informado sobre este e outros temas no Blog Omie. Lá você encontra conteúdos que vão inspirar seu negócio rumo à eficiência.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Banner lateral teste grátis
Conteúdos relacionados
quais as vantagens da inteligência artificial no marketing
A inteligência artificial está impactando positivamente o setor de marketing. Saiba os benefícios da aplicação dessa tecnologia!