Gateway de pagamento: ferramenta que facilita a rotina financeira

Conheça as vantagens e funcionalidades de um gateway de pagamento para alavancar os resultados de seu e-commerce.
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Montar uma loja virtual é um grande desafio para a maioria dos empreendedores. Nesse processo existem várias etapas, o que inclui contratar um gateway de pagamento.

A tecnologia de um gateway de pagamento em um e-commerce ajuda a otimizar resultados de vendas, identificando, por exemplo, abandonos de carrinhos e erros de pagamento de pedidos.

Existem muitas outras vantagens. Continue lendo este artigo e entenda o que é esse gateway de pagamento, para que serve e como funciona. Veja também os benefícios e a diferença frente ao intermediador de pagamento. Faça a melhor escolha para seu negócio.

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O que é gateway de pagamento?

Em sua tradução literal para o português é uma porta de entrada. Trata-se de uma tecnologia que faz uma ponte entre a loja virtual, instituições financeiras e os clientes, no momento da compra.

O gateway facilita a vida do empresário e do cliente ao captar dados, armazená-los e transmiti-los de forma segura para conclusão das vendas rapidamente. O cliente consegue ter tranquilidade e agilidade para comprar o que deseja, tendo uma experiência intuitiva que o fará retornar ao seu serviço e consumir novamente.

O empresário tem as informações de seus clientes reunidas em uma única interface e conta com a integração com o sistema financeiro, além de outras facilidades que geram uma maior conversão de vendas e resgate de carrinhos abandonados.

O gateway vai ajudar o empreendedor em um grande desafio: administrar um e-commerce, o que inclui vários processos de gestão de produtos, equipe, terceirizados, vendas, envio de pedidos.

Exemplos de gateway de pagamento

Para um auxílio na escolha do gateway de pagamento, apresentamos 2 exemplos bastante utilizados:

1. Pagar.me

É uma tecnologia que permite realizar pagamentos via pix, cartão de crédito, boleto bancário e transferências de valores. O empreendedor pode negociar com os bancos com quais bandeiras deseja trabalhar para escolher as melhores taxas.

Integra-se com várias plataformas de lojas virtuais e tem a função automática de fazer nova tentativa de pagamento em caso de erros, acessando outras operadoras ou bancos.

2. Braspag

É uma ferramenta do grupo Cielo, amplamente conhecido como a operadora de cartões mais usada no Brasil. Sua rede de atendimento inclui a parceira com 32 bancos e 23 bandeiras de cartões de crédito.

As principais funções desse gateway são automação de processos de pagamento para maior agilidade das vendas e o sistema de notificação antifraude. Por ser parte de um grupo grande, que possui várias parcerias e vários softwares integrados, gera mais confiança para o empresário e para o cliente.

Para que serve esta ferramenta?

O gateway de pagamento começa a atuar no momento de finalização da compra, quando o cliente escolhe a forma de pagamento (cartão, boleto, pix ou outro). Ele fará o envio dos dados do valor de venda para a instituição financeira acessar a conta ou cartão do cliente, reter esse valor e enviar para a empresa vendedora com segurança.

Ainda, confere se houve fraude no processo de pagamento e a existência de saldo na conta do cliente antes de concluir a transação financeira. Com o pagamento efetuado, o cliente recebe a mensagem de aprovação de pedido e link para acompanhamento da entrega.

Como funciona um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento começa a funcionar quando um cliente efetua uma compra. Acompanhe o fluxo de funcionamento:

  1. O cliente escolhe seus produtos e seleciona a forma de pagamento;
  2. Ele insere as informações de pagamento, que são criptografadas e enviadas ao sistema financeiro;
  3. A instituição financeira verifica os dados e o saldo do cliente para autorizar ou negar o pagamento;
  4. A operação de pagamento é finalizada com sucesso ou interrompida;
  5. A informação é repassada para cliente e vendedor;
  6. Os dados são armazenados para a empresa seguir com o processo de venda, receber o pagamento e realizar o envio dos produtos aos clientes.

Em todas essas etapas, a atuação garante a integridade e segurança das informações e de todo o processo de vendas para trazer mais confiança para a empresa e os clientes.

7 vantagens de usar um gateway de pagamento

Entendido o que é um gateway de pagamento e como ele funciona, é importante conhecer as principais vantagens e como obtê-las no seu negócio.

Um aspecto importante é o maior controle financeiro propiciado ao empresário, pois reúne informações de pagamentos e pedidos de todos os clientes para melhor gestão do e-commerce. Os dados são disponibilizados em tempo real em relatórios minuciosos para auxiliar no controle do fluxo de caixa e na tomada de decisões mais assertivas. Confira outras vantagens abaixo.

1. Mais segurança

Para conquistar clientes mais inseguros que possuem receio da tecnologia por causa de fraudes e golpes virtuais, o gateway de pagamento é uma ótima ferramenta. Ele disponibiliza maior segurança virtual por meio de firewall e uso de dados criptografados.

Exemplos dessa segurança são os sistemas antifraude e selos de segurança, como Clearsale, Signify, SiteLock, Norton Secured, Site Blindado, Reclame Aqui, Ebit e outros.

Esses sistemas e selos servem como atestado de segurança de um e-commerce e ainda podem ser complementados por um certificado SSL, que usa a criptografia para garantir a integridade das informações.

2 Processo de pagamento mais rápido

Usando um gateway, os processos de pagamento são mais rápidos transformando a jornada de compra em uma tarefa mais simples, rápida e intuitiva. Isso impacta em uma taxa de conversão de vendas muito maior.

Considerando que boa parte dos clientes que abandonam o carrinho o fazem pela dificuldade durante o processo de preenchimento de dados de pagamento e finalização do pedido, a ferramenta de pagamento existe para facilitar esse processo.

Ainda permite a criação de planos e pacotes de pagamentos para produtos como contratação de softwares ou pacotes de serviços. Como exemplo, citamos um software de gestão de clientes (CRM) pago de acordo com o volume de clientes, vendas e faturamento de cada empresa.

3. Possibilita cobranças recorrentes

Possibilita a cobrança recorrente de planos e pacotes de serviços, como plataformas de streaming: Spotify, Netflix e outros.

Com essa função, realiza o controle de pagamentos, prazo de vencimento e emite avisos para a empresa e os clientes sobre renovações e débitos.

4. Várias formas de pagamento

O gateway permite várias formas de pagamento, como PIX, cartão de crédito e débito, boleto, transferências bancárias e outros. Para pagamento em cartão, ainda pode aceitar várias bandeiras, conforme negociado entre o empresário e as instituições financeiras.

Como é integrado com o sistema financeiro, consegue facilitar o processo de pagamento verificando a idoneidade do cliente e transferindo os recursos direto ao vendedor.

5. Redução de custos

Os custos operacionais de um e-commerce podem ser reduzidos pelo gateway de pagamento. Ele realiza a cobrança de seu serviço de acordo com o volume de vendas. Isso é uma ajuda para quem está começando e ainda possui uma carteira de clientes pequena.

Outra redução são as taxas do sistema financeiro que podem ser menores devido às parcerias e negociações da empresa fornecedora da ferramenta.

6. Possibilita a recuperação de carrinhos

O armazenamento de dados do gateway de pagamento permite a recuperação de carrinhos de acordo com o último acesso do cliente. Esses dados ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados de duas formas.

O cliente acessa a loja virtual e visualiza o carrinho abandonado ou a plataforma pode ser programada para enviar lembretes para os clientes que abandonaram o carrinho continuarem suas compras. Isso auxilia as táticas de remarketing para recuperação de clientes.

7. Viabiliza integração com sistemas

Outra facilidade do gateway de pagamento é a integração com sistemas. Por meio de um Sistema ERP de Gestão, é possível integrar funções e dados de contabilidade, fluxo de caixa, volume de vendas, marketing digital e redes sociais, dentre outros.

Essa função é extremamente útil para realizar a gestão estratégica de uma empresa e tomar decisões mais assertivas.

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Entenda as diferenças entre gateway de pagamento e intermediador de pagamento

O gateway de pagamento é igual ao intermediador de pagamento? Não, veja abaixo a explicação e entenda as diferenças.

O intermediador de pagamento tem funções semelhantes ao gateway, mas a principal diferença é que atua como se fosse uma instituição financeira que assume os riscos de inadimplência dos clientes e a responsabilidade pela cobrança de débitos.

O intermediador possui uma limitação que o gateway não tem, porque tem menos formas de pagamento. Esse processo ocorre em plataforma própria e não em parceria com as instituições financeiras. Ele também oferece ao vendedor o pagamento integral antecipado de compras para pagamento parcelado pelo cliente.

Agora é hora de escolher seu gateway de pagamento

Na escolha de um gateway de pagamento, é importante avaliar quesitos como segurança, custo-benefício, suporte técnico e estabilidade do sistema para perfeito funcionamento de uma loja virtual com rapidez e tranquilidade para o cliente e empresa.

Para auxiliar nesse processo, leia no Blog da Omie o artigo com dicas para escolher a melhor opção de gateway de pagamento e alavancar as vendas e lucratividade. Mantenha-se informado e comece a transformar suas vendas hoje mesmo!

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