Gestão da qualidade: por que é tão importante?

Entenda porque a gestão da qualidade ajuda a gerar novos insights e estratégias essenciais para sua empresa!
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A gestão da qualidade garante a satisfação de clientes e colaboradores, promovendo mudanças positivas e estimulantes no fluxo de produtividade. Além de beneficiar as relações profissionais com fornecedores, parceiros e investidores, é um elemento imprescindível para ocupar o topo do mercado.

Neste artigo, abordaremos o que é a gestão da qualidade e seu reflexo em sua empresa, seja qual for o segmento. A partir daí, serão apresentados os 7 princípios da gestão da qualidade, dicas que podem guiar sua prática e permitir que os princípios dessa atuação sejam aplicados agora mesmo!

Parte da boa gestão tem a ver com a constante busca por informação e inovação. Siga a leitura e comece sua jornada rumo à transformação empresarial, contando com os melhores conteúdos preparados pela Omie!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é uma ação com objetivo de controlar e gerir todos os processos da empresa como gestão de pessoal, contabilidade, finanças, comercial e outros, melhorando, assim, seus serviços e produtos.

Essa ação promove a satisfação das necessidades e a superação das expectativas dos clientes, oferecendo uma experiência agradável de compra de produtos ou na aquisição de serviços.

Podemos considerar que a gestão da qualidade é uma ferramenta de estratégia e ações que permite uma ampla visão sistêmica de uma empresa, em conjunto com conceitos e práticas.

A gestão da qualidade permite aos gestores obter um melhor controle de qualidade dos produtos e serviços, assim como ajuda nas melhorias de seus processos e etapas, sendo uma boa prática interna.

Para a melhor visualização sobre o que é gestão da qualidade, vamos a alguns exemplos práticos.

A rede de fast food McDonald’s é um exemplo de como a gestão da qualidade fez grandes melhorias em seu percurso. Em meados de 1940, os irmãos McDonald chegaram a conclusão de que grande parte das lanchonetes dos Estados Unidos não tinha a melhor produção e serviço, deixando muito a desejar.

Assim, ao fundar a primeira lanchonete McDonald’s, os empreendedores reorganizaram toda a cozinha, implantaram um sistema de pedidos sem que houvesse a interferência de garçons, reduziram seu portfólio para um melhor atendimento e focaram total no desempenho, que era a base de estudo do negócio.

Esse processo ficou conhecido como Speedee, sendo um sistema passado de filial para filial, mantendo o padrão tanto de alimentos quanto de atendimento, ponto essencial que levou à expansão.

Outro exemplo é a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Em incríveis três anos, conseguiram se destacar no mercado aéreo brasileiro, aumentando sua fatia no mercado.

Isso foi o resultado do investimento pesado em estratégias para a melhoria da qualidade em serviços, conquistando a confiabilidade de seus consumidores com uma gestão humanizada focada em atender as necessidades dos passageiros.

Essa é uma boa aplicação da gestão da qualidade o que faz com que sua principal diferenciação se destaque das demais.

Como funciona a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade baseia-se em um conjunto de normas que facilitam a orientação das empresas para que seja implementado com sucesso. Estamos falando da ASQ (American Society for Quality).

Atuante em mais de 130 países, esta entidade internacional é quem define os conceitos e padrões referidos em sua QMS (Quality Management System), ou seja, seu sistema de gestão da qualidade.

Os gestores têm uma imensa importância para que a gestão seja aplicada com eficiência, pois coordenam as ações e estratégias com o objetivo claro de garantir a satisfação das necessidades dos clientes, superando suas expectativas em relação ao produto ou serviço adquirido e à empresa em si. Aqui, o foco dessa gestão é sempre o cliente.

Um exemplo de como funciona a gestão da qualidade no dia a dia de uma empresa é o setor de qualidade, que conta com grandes atribuições e normas. Esse setor é importante pois contribui de diversos jeitos com o sucesso do negócio, pois:

  • estabelece os padrões para a produção dos produtos;
  • realiza a conferência do que está sendo produzido;
  • verifica se as normas estão sendo devidamente aplicadas;
  • corrige as falhas.

Dessa forma, é imprescindível estar por dentro das normas e objetivos da empresa para que se faça uma gestão de qualidade em todos os setores.

Entenda a importância da gestão da qualidade

Nos últimos tempos, a concorrência vem se expandindo de tal forma que obriga as empresas a melhorarem, principalmente referente à qualidade do que comercializam.

Com o aumento da tecnologia, o perfil do cliente mudou muito. Temos consumidores mais exigentes e com mais ofertas à disposição. Por isso, ter um diferencial é uma vantagem para qualquer empresa ser vista por esses consumidores.

Só que muitas empresas ainda não estão focando na qualidade e, sim, somente na entrega e valor por competição. Essa atitude sem estratégias de produtividade, gera a deficiência na capacitação de recursos humanos, posturas que não ajudam na melhoria da empresa, departamentos confusos quanto a que padrões seguir, além da tomada de decisões sem sustentação de dados.

Porém, danos e processos que atrasam o crescimento de uma organização podem ser reparados com a implementação da gestão da qualidade – o que é possível a um médio prazo.

Benefícios da gestão de qualidade

A gestão da qualidade traz diversos benefícios para um negócio. Veja alguns:

  • otimiza os processos e etapas;
  • ajuda a identificar oportunidades de crescimento;
  • possibilita um vínculo humanizado com clientes;
  • cria valores para os seus consumidores;
  • garante a entrega de qualidade;
  • aumenta o desempenho financeiro, reduzindo custos e falhas;
  • possibilita a prevenção de erros;
  • aumenta a produtividade;
  • satisfação do cliente;
  • otimiza a comunicação interna;
  • fideliza clientes.

Conheça os princípios da gestão da qualidade

A gestão da qualidade de uma empresa demanda atenção aos detalhes por ser uma tarefa minuciosa. Só que, além disso, ela deve estar dentro de alguns princípios básicos e obrigatórios, e que façam sentido tanto para a empresa quanto para ao cliente.

É o que abordaremos agora, ao apresentar os 7 princípios da gestão da qualidade. Confira o que cada um contempla:

1. Foco no cliente

O principal objetivo da gestão é feito por três regras: entender, atender e exceder as necessidades do cliente já existente e do que vier a ser. Assim, o foco no cliente deve ser primordial e a empresa deve alinhar-se com os requisitos do público-alvo.

Por isso, quanto mais os processos estiverem alinhados com a satisfação do consumidor, maior será a qualidade dos serviços e produtos finais.

2. Liderança

Os líderes da empresa devem estabelecer seus propósitos com objetividade, envolvendo colaboradores, reconhecendo a importância de cada contribuição para oferecer as ferramentas, equipamentos e treinamentos necessários para que cada profissional possa contribuir com a conquista das metas da empresa.

3. Gestão dos relacionamentos

Cada empresa precisa construir e investir nos relacionamentos com fornecedores e colaboradores, reconhecendo os pontos positivos de cada um e ajudando em seu desenvolvimento, sustentando, assim, o pilar do crescimento.

4. Melhoria contínua

Todas as empresas devem aplicar a melhoria contínua do desempenho e capacitações. Essas melhorias precisam ser medidas conscientemente em todos os níveis e departamentos.

5. Engajamento das pessoas

Toda empresa deve promover as pessoas competentes e engajadas em todos os níveis, aprimorando as criações para uma entrega de valor.

6. Abordagem de processos

A compreensão das atividades e sua importância para garantir resultados consistentes deve estar clara aos líderes e seus colaboradores.

7. Tomada de decisão baseada em fatos

As organizações devem tomar as decisões baseadas em fatos confiáveis e precisos.

Esses princípios são definidos pela Norma Internacional para Gestão da Qualidade – ISO 9001:2015, que tem por objetivo a orientação das empresas, visando um melhor desempenho em gestão da qualidade.

Por que usar a tecnologia para fazer a gestão da qualidade?

A tecnologia contribui para dar estruturação e velocidade no objetivo de alcançar a qualidade satisfatória ao cliente.

Investir em tecnologia é uma garantia de que o negócio não terá imprevistos como retrabalhos, atrasos ou, até mesmo, ineficiência.

Assim, o sistema de gestão da qualidade é uma das soluções para ajudar na implementação das metas, permitindo uma visão mais assertiva quanto ao conjunto de políticas, processos e procedimentos da empresa.

Ter a ajuda de um sistema ERP é uma solução para que os dias sejam mais produtivos e menos desgastantes, possibilitando uma visão 360° sobre as demandas da empresa.

O ERP Omie, além de auxiliar em uma gestão de qualidade e eficiência, possibilita o gerenciamento das etapas de todos os setores, incluindo o de qualidade. Padroniza os processos e integra os times, melhorando, assim, a comunicação e disposição das informações tão relevantes para que a implementação tenha êxito.

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