Gestão de processos: o que é e dicas de como fazer a implementação

Desvende os segredos da gestão de processos e promova melhorias em seu negócio
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Para realizar um bom trabalho, é importante fazer uma gestão de processos de forma eficiente. Isso significa usar ferramentas e métodos modernos para acompanhar as mudanças no mercado e se manter atualizado.

Atualmente, as empresas precisam ficar atentas e preparadas para lidar com mudanças inesperadas. Mesmo sendo bem estruturadas e com uma equipe talentosa, elas podem enfrentar problemas se não derem a devida importância ao gerenciamento de processos.

Continue a leitura e confira dicas para uma gestão de processos otimizada.

O que é gestão de processos?

A gestão de processos é um conjunto de métodos que ajuda a organizar e controlar as atividades internas de uma empresa, não importa o seu tamanho.

Isso porque as empresas apresentam várias atividades, como comprar mercadorias, organizar o estoque, cuidar do fluxo de caixa e lidar com questões financeiras como emissão de notas fiscais.

É necessário identificar quais itens precisam ser adquiridos, negociar os prazos e as condições de pagamento com os fornecedores, obter a aprovação do departamento financeiro, fazer o pedido, aguardar e receber a entrega, conferir e estocar as mercadorias.

Se não houver um processo bem definido para a compra de produtos, você pode enfrentar problemas como falta ou excesso de mercadorias e pagamentos de frete mais caros por falta de tempo para negociação.

Dessa forma, a gestão de processos atua justamente identificando todas as tarefas, grandes e pequenas, de uma empresa, organizando as etapas, definindo responsáveis por cada uma e eliminando obstáculos ao longo do fluxo.

Para que serve a gestão de processos?

Tem a finalidade de identificar, analisar e aprimorar os processos internos de uma empresa, visando otimizar a produtividade, reduzir custos, minimizar erros e garantir a satisfação dos clientes.

Com uma gestão de processos eficiente, é possível mapear todas as etapas envolvidas em cada atividade, identificar oportunidades de melhoria, padronizar procedimentos e monitorar o cumprimento das metas estabelecidas.

Além disso, a gestão de processos permite a integração e o alinhamento entre diferentes áreas e departamentos da empresa, proporcionando uma visão do negócio e facilitando a tomada de decisões.

Por que é importante a gestão de processos?

Quando você investe nessa área, está dando um passo importante para otimizar o funcionamento da sua empresa.

A gestão de processos permite identificar quais são as etapas necessárias para executar suas atividades corretamente.

Confira alguns pontos que evidenciam as vantagens de gerenciar processos:

Conhecimento do negócio

Com a gestão de processos, é possível adquirir um amplo conhecimento do negócio, compreendendo como as atividades estão interligadas e como cada processo contribui para alcançar os objetivos da empresa.

Assim, é possível identificar obstáculos, áreas de aprimoramento e oportunidades de otimização.

Definição de processos estratégicos

Outra vantagem é a identificação e priorização dos processos estratégicos, aqueles que têm o maior impacto na consecução dos objetivos da empresa.

Ao direcionar os recursos e esforços para essas atividades, é possível maximizar os resultados e a eficácia dos processos, garantindo mais produtividade no trabalho.

Facilita o acompanhamento de resultados

Com a gestão de processos, fica mais fácil acompanhar os resultados e detectar eventuais problemas que surgirem.

Usando indicadores de desempenho, dá para monitorar o progresso dos processos e fazer ajustes quando necessário.

Garante sinergia entre o time

A gestão de processos também colabora para manter o time na mesma sintonia, estabelecendo regras claras e metas objetivas para as tarefas realizadas pela equipe.

Dessa forma, evitam-se conflitos, retrabalho e desperdício, melhorando a comunicação e a colaboração entre o time.

9 Dicas para fazer uma gestão de processos eficiente

A gestão de processos é uma das chaves para o sucesso dos negócios, independentemente do tamanho ou segmento.

A seguir, confira 9 dicas para um bom gerenciamento de processos.

Mapeie os fluxos

Comece mapeando o fluxo de trabalho da sua empresa, anotando todas as atividades e interações entre elas. Esse mapeamento de processos na prática vai te ajudar a identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

Use tecnologia

Um software de gestão empresarial pode automatizar tarefas repetitivas e centralizar informações. Além disso, ferramentas de automação de marketing e atendimento ao cliente também podem ser seus parceiros nessa jornada.

Dessa forma, você poderá otimizar sua gestão de processos com tecnologia. Uma opção interessante é o iMuv, que te ajuda a gerenciar projetos, tarefas, leads, vendas, atendimento ao cliente e colaboração baseado em nuvem que atende a todas as equipes de qualquer empresa.

Invista em canais de comunicação

Manter todos na mesma página é fundamental para o sucesso da gestão de processos. Invista em canais de comunicação, como reuniões periódicas, ferramentas internas e manuais de procedimentos.

Implemente a transformação digital para otimizar esse processo.

Dinamize atividades do dia a dia

Agilize as atividades do dia a dia, eliminando tarefas desnecessárias e automatizando processos. Assim, seus colaboradores terão mais tempo para focar nas tarefas estratégicas e produtivas.

A flexibilidade das tarefas é outro ponto importante, pois permite que os profissionais trabalhem remotamente, por exemplo, e, a depender do tipo de produto ou serviço do seu core business, não necessitem se deslocar para fazer uma demonstração.

Capacite o time

Não deixe sua equipe na mão. Capacite seus colaboradores para que eles entendam a importância dos processos e saibam como executá-los corretamente. Mantenha-os atualizados com as melhores práticas.

Desenvolva a melhoria contínua

Tenha uma cultura de melhoria contínua, identificando problemas, definindo ações para resolvê-los e acompanhando os resultados.

Uma forma de promover essa melhoria é com a automação de processos usando ERP.

Acompanhe os resultados

Para saber se sua gestão de processos está dando certo, acompanhe indicadores de desempenho. Eles te ajudam a identificar pontos fortes e fracos e tomar decisões baseadas em dados. Um sistema de gestão pode te ajudar também nessa etapa.

Estabeleça metas

Metas são essenciais para direcionar os esforços e avaliar os resultados. Elas devem ser claras, mensuráveis e alcançáveis, alinhadas com seus objetivos estratégicos. Não esqueça de acompanhar com indicadores de desempenho.

Crie um mapa geral dos processos

Desenhe um mapa geral dos processos da sua empresa, mostrando como eles estão conectados e quais são as entradas e saídas. Ele vai te ajudar a entender melhor como tudo funciona e encontrar oportunidades de melhoria.

Quais os benefícios da gestão de processos

  • Aumento da produtividade: com processos bem definidos, as atividades são executadas de forma mais eficiente, otimizando a gestão de processos de negócios.
  • Redução de custos: ajuda a encontrar e resolver problemas rapidamente, evitando gastos desnecessários e mantendo o padrão de qualidade.
  • Melhor aproveitamento de tempo: com tarefas bem definidas e uma noção de quanto tempo leva cada uma, é possível ajustar o trabalho dos colaboradores, otimizando o tempo disponível.
  • Retenção de talentos: uma gestão de processos eficiente cria um ambiente de trabalho organizado e transparente, contribuindo para a satisfação e a retenção de colaboradores talentosos.
  • Decisões certeiras: com processos estruturados, você pode ter uma visão clara dos impactos das decisões em toda a empresa, facilitando a tomada de decisões.

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Principais características da Gestão de Processos

Algumas das principais características da gestão de processos, são:

Modelação

Uma gestão de processos eficiente significa que a empresa tem flexibilidade para redesenhar e adequar os fluxos de trabalho e processos relacionados. Isso permite aplicar novos processos e melhorar os existentes, sem encontrar muita resistência dos envolvidos.

Documentação

Documentar todas as estratégias de negócios, para entender como as mudanças afetam os resultados. Isso é importante para replicar, analisar e melhorar os processos.

Além disso, evita situações em que apenas algumas pessoas sabem como executar um processo.

Entrega de valor

Um processo bem estruturado deve gerar valor para a empresa, seja em agilidade, economia, impacto positivo na cultura organizacional ou financeiro.

Se um processo não gera valor positivo, é interessante questionar se ele é realmente necessário ou se precisa ser repensado.

Monitoramento

É importante ter dados e indicadores que mostrem se os processos estão alcançando os resultados esperados. Por isso, deve-se monitorar os processos e relacioná-los aos indicadores-chave de desempenho do negócio.

Sistematização

Não esqueça que a gestão de processos, em si, é um processo. Portanto, é importante aplicar as melhores práticas usadas nos demais processos da empresa para estruturar a gestão.

Isso significa modelar conforme as necessidades do negócio, documentar para futuras consultas e revisões, entregar valor, monitorar e vincular a indicadores de desempenho.

Perguntas frequentes

O que faz um profissional de gestão de processos?

Os gestores de processo analisam e aprimoram o fluxo de trabalho dos negócios. Eles fazem seu trabalho em diferentes setores e atuam em todos os tipos de empresas, embora geralmente estejam mais presentes em áreas de manufatura ou produção.

Como ser um bom gestor de processos?

Um bom gestor de processos precisa ter habilidades analíticas para interpretar dados, identificar problemas e encontrar soluções eficientes.

Ao desenvolver suas habilidades analíticas, você estará melhor equipado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em seu caminho.

Como é composta a gestão de processos?

A gestão de processos envolve tanto atividades organizacionais do dia a dia quanto decisões estratégicas feitas pela alta direção.

Enquanto os processos organizacionais focam na execução eficiente das tarefas diárias, os processos de decisão estratégica são responsabilidade dos líderes e têm impacto a longo prazo no negócio.

Impulsione o crescimento do seu negócio

Investir na gestão dos processos é superimportante para garantir que a empresa funcione de maneira eficiente, seja produtiva e consiga se destacar no mercado.

Para facilitar esse gerenciamento, conte com a automação de processos do sistema ERP da Omie para empreendedores. Com esse software, é possível controlar todo o negócio em uma plataforma única, desde a emissão de notas fiscais até a gestão financeira.

Independentemente do seu ramo de atuação, a Omie traz as ferramentas ideais para impulsionar o crescimento do seu negócio. Experimente!

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