Por que um software de gestão é essencial no empreendedorismo?

Sua empresa perde muito tempo com tarefas manuais e burocráticas? Entenda como um software de gestão pode otimizar esses processos!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabia que o software de gestão se tornou o braço direito do empreendedorismo? Afinal, esse sistema é responsável por integrar diversas áreas de um negócio, criando um poderoso banco de dados que ajuda a colocar uma melhor gestão em prática.

Para crescer, sua organização precisa estar totalmente concentrada na otimização de processos, garantindo um fluxo de trabalho mais eficiente e econômico. Por isso, continue lendo este conteúdo que preparamos para você e conheça as vantagens desse software.

O que é um software de gestão?

O software de gestão é um sistema que ajuda a organizar e acompanhar as atividades desenvolvidas dentro de uma empresa. Ele é composto por vários recursos que são capazes de otimizar e até mesmo automatizar diversos processos. Hoje, a maioria das grandes organizações investem nessa ferramenta, pois ela:

  • Permite acompanhar todos os departamentos;
  • Automatiza tarefas manuais;
  • Diminui o número de erros;
  • Economiza tempo;
  • Possibilita manejar informações com mais segurança;
  • Facilita a tomada de decisões.

A seguir, explicamos com mais detalhes como o sistema de gestão empresarial pode otimizar o seu negócio.

10 focos de atuação do software de gestão empresarial

Um software de gestão empresarial conta com uma série de benefícios para as empresas. Tomada de decisão, redução de falhas e retrabalho, alinhamento com a legislação, segurança de dados, controle de prazos, gestão de pessoas etc. Agora, vamos abordar 10 pontos de atuação cruciais para o sucesso da empresa. Confira:

  • Automatização de processos

A automatização de processos implica em uma série de desdobramentos positivos para o negócio. Já pensou em se livrar de tarefas burocráticas e repetitivas, como o preenchimento de planilhas, localização de documentos, envio de boleto e emissão de nota fiscal? 

Pois é, você e seus colaboradores podem deixar isso para o sistema. Assim, conseguem focar nas demandas que exigem mais concentração, como a expansão da comunicação em mídias digitais, captação de clientes e desenvolvimento de novas promoções, por exemplo.

  • Controle financeiro

Por meio do software, é possível monitorar o fluxo de caixa da organização de forma mais eficaz. A ferramenta permite controlar com precisão contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais de produtos, serviços e boletos, por exemplo.

O fluxo de informações e integração de dados de outros setores, como compras e estoque, ajuda a contar com informações precisas e que beneficiam a tomada de decisão. Da mesma forma, a análise de patrimônio é um ótimo recurso para o controle financeiro, além de um bom indicador de comparações e análises futuras para mensurar o crescimento do negócio.

  • Controle de produção

O controle de produção é essencial para saber quando, quanto, onde, como e qual é a ordem mais adequada do processo produtivo. Dessa forma, é possível assegurar que a execução esteja sempre seguindo padrões de qualidade. 

Em fábricas e indústrias, por exemplo, controlar e monitorar dados da produção garante a oferta dos melhores itens aos seus consumidores e evita tempo de inatividade, o que dá margem para o aumento de produtividade.

  • Controle de custos

O controle de custos deve estar sempre entre as principais metas do empreendedor, principalmente para negócios de pequeno e médio porte. Afinal, otimizar os gastos de um projeto ajuda a economizar recursos que podem ser investidos em áreas mais prioritárias.

Com um mapeamento eficiente das etapas operacionais, há uma redução significativa de falhas de processo e erros humanos. Dessa maneira, um software de gestão ajuda a corrigir problemas antes mesmo de causarem algum prejuízo à organização.

  • Centralização de informações e dados

Você já deve saber que o uso de planilhas ou documentos não é a forma mais eficiente e segura de armazenar dados, certo? Afinal, hoje existem leis que protegem informações sensíveis e sigilosas.

Usando um sistema de gestão, os dados mais importantes do negócio ficam centralizados em um único local. Isso adiciona uma camada de proteção sobre eles, pois evita que circulem livremente entre os computadores da empresa ou que sejam editados desnecessariamente.

  • Gestão de estoque

Um sistema de gestão empresarial permite manter o inventário sempre atualizado. Fazendo um bom controle de estoque e vendas, fica mais fácil ter visibilidade do estoque, o controle dos materiais se torna mais eficiente e é possível evitar alguns problemas, como a falta de matéria-prima ou o descarte de produtos vencidos.

  • Gestão de compras e vendas

A gestão de compras e vendas precisa ser feita com cuidado, pois influencia diretamente os resultados financeiros do negócio. Nesse sentido, o software de gestão proporciona uma visão mais estratégica.

Ele possibilita analisar o desempenho comercial de cada produto e serviço, além de todos os gastos envolvidos na operação da empresa. Isso facilita a tomada de decisões importantes, como aumentar o preço de uma mercadoria ou contratar novos fornecedores.

  • Criação de relatórios

Se você já fez um relatório no trabalho, provavelmente precisou acessar diferentes bancos de dados, extrair dados em planilhas, fazer cálculos, criar gráficos e montar uma apresentação. 

Saiba que há como fazer um relatório financeiro de forma muito mais prática. Sistemas empresariais costumam concentrar diversos dados do negócio, e um mecanismo de qualidade é capaz de gerar reports de forma rápida e automatizada. Assim, o time tem mais tempo para focar em análises e geração de insights.

  • Emissão de notas fiscais e recibos

Contar com um software de gestão também é essencial para quem precisa emitir notas fiscais e recibos com frequência. Estes comprovantes são extremamente importantes, já que funcionam como uma confirmação da compra para o cliente e para o pagamento de tributos.

Com uma ferramenta que engloba o gerenciamento dessas notas, é possível emiti-las de forma automática, o que diminui drasticamente a possibilidade de serem preenchidas incorretamente.

  • Gestão de contratos

Além de organizar os documentos de forma mais assertiva, o sistema pode gerar novos contratos com base em modelos preexistentes, coletar assinaturas eletrônicas e otimizar todo o processo de contratação.

O que avaliar antes de contratar um software de gestão?

Antes de implementar, de fato, um software de gestão na sua empresa, é fundamental que você levante as principais dores observadas no negócio, quais são os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na operação:

  • Quais são as suas maiores dificuldades?
  • Onde está gastando mais dinheiro?
  • Onde ocorrem mais perdas?
  • Qual nicho do mercado deseja atingir?
  • Quais as reclamações de seus clientes, colaboradores e parceiros?

Com tudo isso em mente, fica mais fácil definir quais funcionalidades e módulos precisam estar presentes no software escolhido, dependendo do seu segmento de atuação e objetivos que deseja alcançar.

O software da Omie é hospedado 100% na nuvem, sendo possível acessar todas as suas funcionalidades a partir de dispositivos móveis ou desktop. Com uma solução em formato SaaS, ou seja, Software as a Service, você conta com suporte de uma equipe especializada e não precisa se preocupar com espaço físico na sua empresa.

O sistema permite integração direta com contadores, facilitando pontos como levantamento de despesas, investimentos, contribuição com impostos, cobrança de clientes e conciliação bancária.

A principal vantagem é economizar tempo e dinheiro ao automatizar diversos processos manuais, deixando os colaboradores livres para colocarem energia em demandas mais importantes.

Há ainda a possibilidade de abertura de conta digital, Omie.Cash e a emissão de notas fiscais, tanto de produtos quanto de serviços, que podem ser emitidos de maneira simples e prática.

Adquira o software de gestão Omie

O sistema de gestão Omie é uma escolha completa e aderente para diversos tipos de negócios. Nossa missão é ser parceiro do empreendedor brasileiro, com inovações importantes para o crescimento empresarial.

Seu negócio tem muito a ganhar com um software 100% integrado em uma única plataforma, com relatórios personalizados de acordo com suas exigências, automação de processos, inteligência artificial e um formato intuitivo e dinâmico.

Para conhecer mais sobre o sistema Omie e descobrir o que se encaixa melhor para sua companhia, fale agora com um de nossos consultores e dê o primeiro passo para uma jornada de sucesso!

CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 1

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
Salário Mínimo: nota de cem reais e moedas de 1 real
Entenda como funciona a lógica por trás do reajuste do salário mínimo, os valores de 2023 e as perspectivas para
Tipos de Franquias: homem com tablet em franquia de alimentação
Entenda mais sobre o universo das franquias de alimentação e tecnologia e escolha em qual investir para obter bons resultados