O que é core business e como identificar em seu negócio?

Aprender a identificar o core business em seu negócio faz toda a diferença na forma como você se posiciona no mercado. Saiba o que é e seus benefícios.
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Fundamental para que o planejamento de seu negócio prospere, o core business é a atividade principal da empresa. Fazê-lo corretamente garante diversos benefícios, como ter uma visão ampla e realista dos produtos oferecidos e do nicho de mercado que seu empreendimento ocupa.

Por isso, é imprescindível conhecer todos os seus aspectos, assim como seus pontos fortes e fracos, para que se tenha uma estratégia criada perante os imprevistos que possam vir a  ocorrer em qualquer empresa, independentemente de seu tamanho.

Quando bem explorado, o core business traz inúmeros benefícios ao coração do negócio. Mas, você sabe como identificar essa importante peça em sua empresa? Continue a leitura e aprenda como fazer essa identificação, além da definição e quais práticas aplicar para implementar agora mesmo. Boa leitura!

O que é core business?

Basicamente, core business é o coração da empresa, o DNA do seu negócio, sendo o produto ou serviço que se é comercializado em destaque. Trata-se do carro-chefe entre produtos oferecidos, a área principal de atividade e o que ficará registrado para concorrência e clientes.

Se formos traduzir livremente, seria algo como o “centro do negócio”. E essa referência tem mesmo a sua importância pois o produto/serviço de uma empresa, não importa qual seja sua atuação, é o coração dela, é o núcleo de toda a corporação e o que a torna diferente aos olhos externos.

Entretanto, muitos confundem o core business com a missão da empresa, o que é errado, já que diferem em conceitos e objetivos. Enquanto a missão é a razão pela qual a empresa existe, o core business é a sua competência principal.

Assim, identificar sua atividade principal é essencial para traçar ações estratégicas e planejar investimentos, direcionando recursos para obter melhores técnicas e entregas. Esse é um modo de garantir foco na área de atuação, evitando dispersão dos setores e uma atuação que não é especializada.

Exemplos de core business

Para ajudar a entender com mais profundidade, imagine que, por exemplo, uma empresa tenha como atividade principal, ou seja, o core business, vender roupas. Essa empresa pode exercer sua atividade através de vários meios simultaneamente, seja através de um marketplace, uma loja física ou um e-commerce.

Agora veja este outro exemplo simples e direto: o core business de uma perfumaria é vender seus cosméticos.

Por outro lado, o core business de uma fabricante de perfumes é desenvolver cosméticos e demais produtos de higiene pessoal, alinhados com a responsabilidade social corporativa que tantos consumidores que usufruem da marca já conhecem. E essa causa social é um dos pontos que faz com que a empresa se destaque.

Por que é essencial conhecer o core business do seu negócio?

Conhecer o core business do seu negócio é essencial para que você possa planejar ações focadas em seu objetivo e metas, de forma mais assertiva e direta, evitando desperdícios de recursos e uma atuação sem foco.

Saber qual é a sua atividade foco faz com que as suas práticas de mercado se aperfeiçoem, já que seus esforços estarão voltados a um único objetivo, o que facilita as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, uma empresa que oferece serviços especializados tende a melhorar a qualidade e se tornar uma autoridade na área.

Ademais, essa definição atinge positivamente os colaboradores e fornecedores. Conhecendo as estratégias ideais para o seu negócio atingir as metas definidas e negociar e realizar novos contratos, a ação fica mais clara e vai direto ao ponto, já que se tem em mãos uma proposta ideal.

Entender seu core business fará com que seu negócio vá em direção do rumo e seu público-alvo correto, para não perder tempo, energia e investimentos em uma direção contrária.

Agora, conheça os benefícios de identificar o core business de uma empresa:

  • Identificar pontos fortes e fracos do negócio: através do core business é possível enxergar os pontos que precisam ser melhorados (pontos fracos) e os que estão funcionando bem e devem ser incentivados (pontos fortes). Assim, por exemplo, uma farmácia sabe que o seu core business é a venda de medicamentos, e ela pode se destacar pela entrega rápida dos seus pedidos;
  • Explorar possibilidades de negócio: ter o seu core business definido não impede que sua empresa expanda o nicho. Com sua atividade principal já definida e bem executada, você pode explorar novos mercados, abrindo seu leque de oportunidades e investimentos;
  • Melhor aproveitamento de recursos: tendo a clareza do seu core business, é possível alavancar os resultados da empresa, já que com o planejamento definido e mirado no foco principal, os recursos da empresa são melhores aproveitados para novas campanhas e demais estratégias, otimizando o uso de seus recursos já disponíveis.

O plano de negócios deve sempre considerar o core business da empresa, para que seja o mais assertivo possível, tendo como foco a atividade principal que é o âmago do empreendimento.

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Como descobrir o core business do seu negócio?

Primeiramente, é importante repetir que ter o seu core business definido não impede que sua empresa expanda suas negociações e diversifique seus nichos. Pelo contrário: o core business tem como objetivo fomentar a empresa no mercado.

Agora, veja como descobrir o core business de sua empresa para aproveitar todos os seus benefícios.

1. Entenda as particularidades do seu negócio

Compreenda as características relevantes de sua empresa, quanto ao que você vende, seja um serviço ou um produto. Essa estratégia ajuda a direcionar seu plano ao público certo. O core business da empresa está dentro do nicho escolhido. Ou seja, a principal atividade que converterá em lucro e crescimento o seu negócio.

Por exemplo, uma confeitaria pode definir seu nicho de atuação: doces finos, doces para eventos, doces low carb e infinitas outras possibilidades. É importante ter essa definição de forma bem clara para que o core business seja focado e você possa planejar suas metas empresariais em alinhamento.

2. Conheça muito bem seus serviços e produtos

Outro passo fundamental para definir seu core business é conhecer a fundo as características e peculiaridades de cada serviço ou produto que você vende. O que você oferece é diferente em que ponto da sua concorrência?

Por exemplo, analise a qualidade e preço do que você oferece. Essas definições ajudam a definir qual é o centro do seu negócio, assim como o core business.

3. Identifique os diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes

É fundamental saber no que sua empresa se difere das demais. Coloque nessa lista todos os diferenciais referente ao que você disponibiliza.

Por exemplo, uma loja de sapatos femininos possui concorrência acirrada. Porém, os sapatos ofertados podem ser diferenciados por diversos motivos, seja pela confecção, marca, material utilizado, ocasião etc. O preço de um sapato poderá ser mais elevado devido a alta qualidade também. Então, esse pode ser um dos diferenciais: a procedência do produto.

Você precisa vender a solução e não apenas o produto/serviço. E saber qual é o seu diferencial, que só sua empresa oferece, mesmo com concorrência. Por isso, vale a pena avaliar o mercado e seus concorrentes.

4. Entenda o mercado de atuação da sua empresa

Estude o mercado de atuação da sua empresa. Por exemplo, analise as seguintes perguntas:

  • Onde você deseja atuar, em que situação deseja que seu negócio seja inserido e conhecido?
  • Qual o perfil de consumidor/cliente que você quer atrair e fidelizar?
  • Quais são os problemas que sua empresa pode resolver?
  • Se você fosse seu potencial cliente, estaria satisfeito com as soluções que sua empresa oferece?

Definindo essas questões você chegará facilmente ao core business do seu negócio.

5. Observe oportunidades no mercado

Outro meio para identificar o core business da empresa é saber quais são as oportunidades que o mercado em que se atua oferece.

Se uma empresa está há muito tempo em um determinado nicho, é possível perceber as carências desse determinado segmento. Isso é uma oportunidade para abrir mais uma porta de atuação e solução de problemas e, assim, destacar-se ainda mais.

Alinhe-se com o sucesso do seu negócio

Vimos o que é core business e a importância de identificá-lo para explorar as possibilidades, sendo fundamental para o sucesso de uma empresa e a adoção de estratégias assertivas. Estas alavancam não só os lucros, mas também a marca e o reconhecimento perante os clientes e o mercado.

Também é importante sempre capacitar-se e manter sua empresa atualizada quanto às inovações que ocorrem nos negócios. Para isso, acompanhe o Blog Omie, e fique por dentro de conteúdos sobre empreendedorismo, contabilidade, gestão, finanças e muito mais.

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