Transformação digital: como implementar no seu negócio?

Revolucione sua empresa e aumente a lucratividade usando a tecnologia. Aprenda mais sobre transformação digital!
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A transformação digital é um fator que tem mudado a vida das pessoas de muitas formas, ao longo dos últimos anos. A entrada da tecnologia e da internet na vida cotidiana e na prática empresarial é uma realidade incontornável e representa uma oportunidade para garantir sucesso, estabilidade e ainda mais lucratividade.

A boa gestão empresarial, hoje, depende de tecnologia e inovação. É preciso estudar e sempre entender como a sociedade tem se relacionado com os meios digitais. Nesse sentido, a transformação digital vai muito além de uma mudança de ferramentas ou meios de trabalho – é uma realidade cultural e social que deve estar no radar do empreendedor.

Seja em grandes nomes do mercado ou para empreendedores individuais (MEIs), é preciso sempre se reinventar. Para isso, neste conteúdo você vai entender o que é a transformação digital, como isso impacta na atuação dos mais diversos segmentos e tamanhos de negócios, como aplicar as melhores práticas e render lucros a partir de um cenário em crescimento. Boa leitura!

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O que é transformação digital?

A transformação digital é um movimento social, tecnológico e econômico de inserção do ambiente virtual e dos meios digitais à frente dos trabalhos e das relações. Isso significa uma transformação profunda nos modos de produzir produtos e serviços e serviços e, além disso, significa também uma mudança na relação das pessoas entre si e com hábitos de consumo.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a transformação digital não diz respeito apenas ao simples processo de agregar novas tecnologias à realidade da sua empresa. Ou seja, não basta apenas criar um site ou uma página na web e dizer que sua organização faz parte do movimento.

Para uma real transformação, sua empresa precisa passar por mudanças significativas de estrutura, comportamento e mindset. É uma quebra de antigos paradigmas e operações, é o momento de se abrir para um novo pensamento e para novas ações.

Um exemplo de transformação digital são os aplicativos de delivery que revolucionaram o mercado de entregas rápidas. Se antes os clientes tinham que buscar a comida na empresa ou ligavam solicitando a entrega, passaram a fazer seus pedidos pelo celular de forma muito mais rápida.

Além disso, hoje os clientes podem acompanhar todo o processo desde o pedido, o pagamento, a elaboração do prato e até a entrega. As empresas também tiveram que se adaptar e aprender a usar essa tecnologia nas rotinas de suas equipes para fazer o atendimento dessa demanda.

Esse processo envolveu a mudança de mentalidade e hábitos de todos os envolvidos, mais foco na gestão de logística, integração e agilidade nos processos de trabalho.

É um processo que melhora o desempenho de toda a equipe, aumenta o alcance das operações de trabalho e garante melhores resultados. É uma mudança estrutural e de gestão, que deve ser bem definida e alinhada aos principais objetivos da empresa.

Conheça a evolução da transformação digital

A transformação digital não é algo repentino, mas parte de uma transformação cultural que vem acontecendo há bastante tempo.

Desde o primeiro computador, tudo foi se automatizando no dia a dia das pessoas, como os smartphones, redes sociais, aplicativos e e-commerce. Muitas mudanças ocorreram e foram incorporadas na sociedade. Não percebemos o quanto a tecnologia se tornou essencial no nosso cotidiano, mas até mesmo tarefas básicas dependem da conectividade.

Os empresários também precisaram modernizar seus processos, usar automatização e tecnologia na rotina de seu negócio. Planilhas, blocos de notas e salas repletas de papéis dão lugar a computadores, tablets e sistemas de integração empresarial. Ainda, no caso de MEIs, toda a legalização do CNPJ e mesmo os impostos são gerados na internet.

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Por que pensar em transformação digital nas empresas?

Atualmente ter o seu negócio impactado pelo digital é uma regra. Os setores de TI, marketing e comercial são movidos pela tecnologia, que se tornou uma grande aliada para otimizar os processos, transformar e aprimorar o relacionamento com os clientes. Algumas áreas surgiram, inclusive, da combinação de conhecimentos técnicos mais antigos e os meios digitais – é o caso do marketing digital e a contabilidade 2.0.

Não se trata de perder os valores e as diretrizes do que significa ser empresário. O planejamento, sonho e atuação seguem pautadas nos mesmos valores e com os mesmos objetivos. A única diferença é uma atualização cada vez mais rápida e constante das formas de trabalhar e fazer seus serviços ou produtos chegarem ao consumidor final.

Aderir a este novo conceito pode ser a chave para ter uma empresa com maiores chances, em um mercado extremamente competitivo. E também uma questão de sobrevivência.  Abaixo, entenda por que investir em transformação digital.

Modelo de negócio mais completo e mais ágil

Ter uma empresa em que os processos offline são substituídos pelos digitais é um fator motivador para seus clientes, que têm mais agilidade na comunicação e no atendimento de suas necessidades. Isso ainda favorece a otimização de processos internos, na comunicação entre colaboradores.

Com a digitalização dos processos, você deixa de gastar tempo com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade. Este é um movimento importante para as empresas que querem reduzir o tempo de decisão de compra dos clientes e se colocarem agilmente no mercado.

Melhorar a experiência do cliente

Uma empresa que se preocupa em se diferenciar no mercado deve estar atenta à experiência que proporciona aos seus clientes.

Por meio da transformação digital, é possível usar ferramentas que ajudam na segmentação do seu público, indicando os gostos e as preferências deles para você desenhar estratégias personalizadas de abordagem com base nas personas.

Estreitar o relacionamento com o seu cliente e se comunicar com ele de forma direta é considerado um diferencial de mercado. Esteja atento a esta prática e use as ferramentas adequadas para gerar mais satisfação do seu público consumidor. Confira algumas técnicas abaixo.

Segmentação

Use ferramentas de Analytics e personalize as abordagens. Busque conhecer mais os tipos de clientes atendidos pelo seu negócio. Identifique as preferências de cada segmento de clientes e esteja atento às necessidades, para realizar um atendimento mais eficiente. Surpreenda e encante seus clientes demonstrando que sabe exatamente o que eles precisam.

Atendimento

Estratégias de Customer Success e SAC vão garantir que o seu cliente seja atendido mais rapidamente. Buscar por canais que disponibilizam esse tipo de relacionamento vai dar mais segurança ao cliente na hora da compra.

Vendas

Utilizar ferramentas digitais que garantam uma compra rápida e descomplicada pode influenciar diretamente na fidelização do cliente que hoje busca por praticidade e comodidade na hora do consumo. Não basta, por exemplo, ter uma loja virtual, é preciso que todo o processo de vendas seja ágil e prático para o cliente.

Inovação em meio à crise

As constantes mudanças do mercado mundial obrigam empreendedores a estarem sempre atentos às inovações necessárias para a sobrevivência. No cenário atual, não é possível viver fora da realidade digital, sobretudo quando falamos na necessidade de integrar pessoas que estão distantes, obter assinaturas, dados e outros elementos comuns ao dia a dia.

Um exemplo de inovação vem com a adoção de novos regimes de trabalho e modelos de contratação. Com a pandemia e outras mudanças no comportamento e mobilidade dos sujeitos, principalmente nas grandes cidades, tem sido necessário buscar meios para manter as entregas o fluxo de produção mesmo sem o escritório tradicional.

O trabalho remoto ou trabalho híbrido é um aliado, quando feito com ajuda de sistemas que integram dados e permitem visualizar a produção como um todo.

Pilares da transformação digital

A transformação digital exige a mudança de paradigmas em alguns pilares essenciais para ser viável. Isso porque a tecnologia envolve todos os setores de produção e o investimento além do básico deve ser pensado de forma estratégica, com foco nos seguintes pontos:

  • Experiência do cliente ou Customer Sucess: o uso de redes sociais não é a única ferramenta. Todos os canais de contato com a empresa devem proporcionar uma experiência personalizada e de escuta ativa;
  • Modelo de negócio: é necessário transformar sua empresa em um modelo de gestão onde as decisões podem ser tomadas de forma rápida e estratégica;
  • Processos operacionais: é preciso investir em ferramentas tecnológicas para automatizar processos manuais e dar mais dinamismo e lucratividade à sua empresa.

Como implementar a transformação digital na minha empresa?

Não dá mais para adiar a transformação digital da sua empresa. O mercado está muito competitivo e só sobreviverão os negócios que se adaptarem rapidamente às mudanças. Para começar a planejar e executar essa transformação, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

Repense seu negócio

Analise o mercado, identifique as tecnologias disponíveis e avalie quais são as mais adequadas para as suas atividades. É muito importante que sua empresa reveja sua estratégia e posicionamento de mercado, pois não se trata apenas de uma mudança operacional, mas sim estrutural.

Invista em mudança cultural

É importante que neste momento de adaptação você não tenha medo de arriscar, mas não se esqueça de conversar com seu público, para que eles estejam preparados a esta nova mudança cultural do negócio.

Os conceitos mais modernos de liderança empresarial sugerem um diálogo aberto com sua equipe, o que gera mais confiança e comprometimento com os resultados de seu negócio.

Promova o desenvolvimento de novas habilidades

Neste momento, você precisa contar com um time altamente capacitado e apto para gerir as novas habilidades do negócio. Invista em treinamento e em qualificações constantes, ações essenciais para que as soluções sejam executadas com eficácia.

Analise os processos

Avalie as etapas e os processos de sua empresa. Este é o momento de otimizar e garantir que com o investimento em tecnologia você vai reduzir o tempo gasto em atividades desnecessárias e melhorar a performance e lucratividade.

Engaje toda a empresa no projeto

Para que uma empresa mude sua cultura e abrace a era digital, é preciso que todos os colaboradores estejam dispostos a aprender. É fundamental que exista um diálogo recorrente entre as áreas para que todos se ajudem e identifiquem os acertos e os erros do processo.

Explore as ideias

Reunir os times e incentivar iniciativas de dicas, sugestões, ideias e melhorias entre as áreas do negócio é fundamental para que todos estejam engajados e para que as tecnologias sejam utilizadas da melhor forma por todos os departamentos.

Comece hoje a transformação digital da sua empresa

Não deixe a modernização da gestão da sua empresa para depois. Substitua os processos analógicos e instale a automatização dos processos para melhorar o desempenho de seus negócios hoje mesmo. Essas ações vão permitir que você ganhe mais espaço no mercado e atue rumo ao sucesso.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre a transformação digital, uma revolução que tem impactado nos modos de trabalho, empreendedorismo e consumo. Ainda, viu dicas de como inserir o digital em seu dia a dia, focando nos processos essenciais para o microempreendedor.

Agora, invista em soluções intuitivas como Omie Fit, um sistema ERP de gestão totalmente digital que tem armazenamento em nuvem, baixo custo de instalação e ainda se integra ao seu celular. As funções vão além e você ainda tem um canal de comunicação com áreas da contabilidade, pode emitir notas fiscais rapidamente e contar com suporte completo. Comece a fazer parte da transformação digital.

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