Gestão de empresas para operações de grande porte

Aplique técnicas modernas de gestão na sua empresa. Saiba como otimizar o desempenho com uma gestão especializada.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Gestão empresarial é a chave do sucesso para todos os tipos de organizações, independente do porte ou segmento de atuação. Trata-se de um conjunto de técnicas e práticas que visam organizar, centralizar e coordenar processos com base na eficiência e em dados concretos. Quando falamos em gestão de empresas de grande porte, os desafios são ainda maiores.

Empresas que atuam em segmentos complexos precisam estar atentas a processos logísticos, legais, financeiros e de pessoas. É justamente na união dessas frentes que se encontra a boa gestão – um olhar 360º para a realidade presente da empresa, com foco nos objetivos do futuro.

Oferecer serviços de grande porte e negociar com outras empresas, no modelo B2B, significa ter que lidar com grande quantidade de entregas, rigor de qualidade, volume de pessoal e maiores riscos. Para manter-se preparado, é preciso contar com informação e tecnologia, dois eixos que são a chave para o sucesso.

Neste conteúdo, aprenda tudo sobre gestão de empresas para operações de grande porte, com dicas de ferramentas úteis e metodologias aplicáveis a esse contexto. Ainda, considere parcerias estratégicas e invista em tecnologia para obter os melhores resultados. Boa leitura!

O que é gestão de empresas?

A gestão empresarial está diretamente ligada a resultados de excelência. É um processo que envolve técnicas de planejamento, estratégia, estudo de mercado, gestão de processos e projetos e análise de resultados.

Durante grandes crises econômicas, o que pode ser o diferencial para seu negócio sobreviver é uma gestão de qualidade do ambiente interno, com base na colaboração efetiva entre todos os setores. Confira alguns modelos de gestão de empresas:

  • Gestão por resultados: nesse formato, a gestão é definida em metas de curto, médio e longo prazo. A liderança é mais participativa, com o envolvimento de toda a equipe de trabalho. Todos atuam com integração entre as áreas, sendo responsáveis pelo resultado final;
  • Gestão por processos: nesse modelo são analisados todos os processos de trabalho para adotar um plano de redução de custos operacionais, maior produtividade e satisfação dos clientes. Aqui os gestores são os principais responsáveis pelos resultados e não há uma participação ativa dos demais colaboradores;
  • Gestão participativa: sua característica principal é a descentralização do poder de decisão, delegando responsabilidades a todos. Há mais investimento em qualificação de colaboradores para maior proatividade e aumento da produtividade, além de entregas mais rápidas por uma autogestão mais otimizada.

Para que serve gestão de empresas em uma organização de grande porte?

Administrar uma grande empresa exige um maior preparo profissional de seu proprietário e de todos os profissionais ocupantes de cargo de gestão. Mas existem boas práticas que já foram testadas e são aplicadas em empresas de sucesso todos os dias.

Aplicando essas e outras técnicas de gestão empresarial, seu negócio pode ser mais lucrativo, com redução de custos, abertura de filiais, redução de erros e maior assertividade com tomada de decisões estratégicas. Confira como fazer e as dicas de ferramentas para aplicar na gestão de sua empresa.

Como fazer gestão em grandes empresas?

Para ter sucesso no processo de gestão empresarial, tenha em mente os seguintes conceitos: planejamento, indicadores de resultados, capacitação profissional e investimentos em tecnologia.

Em grandes empresas, é necessário separar o orçamento financeiro disponível para cada área que necessita de investimentos em melhorias de processos. Mas, antes disso, é essencial planejar o fluxo de entregas, estabelecer metas a serem alcançadas, realizar ações para minimizar riscos e erros, a fim de atingir os melhores resultados. Outra etapa é escolher ferramentas de avaliação da performance da empresa, para saber se as decisões estão seguindo o caminho certo.

Investir em tecnologia não é algo opcional, é um diferencial praticamente obrigatório em meio a constante transformação digital do mundo empresarial. Existem vários softwares de gestão que vão automatizar processos repetitivos gerando maior ganho de tempo para o empresário e sua equipe de gestores se dedicarem a tomar decisões mais estratégicas.

Também é importante investir na capacitação de sua equipe de trabalho. Solicite à área de recursos humanos um levantamento das necessidades de competências a serem desenvolvidas em cada área. Destine uma parte do orçamento para qualificar seus colaboradores. Eles se sentirão valorizados e sua empresa terá um melhor desempenho com uma equipe mais qualificada.

Dicas para fazer uma gestão de empresas eficiente

Agora vamos detalhar melhor as etapas para uma gestão de empresas eficiente. Acompanhe os próximos tópicos e coloque-os em prática, com base no contexto do seu negócio.

Elabore um planejamento

De acordo com o modelo de gestão da sua empresa, elabore um planejamento para definir aonde quer chegar. Como imagina sua empresa daqui a 5, 10 anos?

Ao planejar, você pode prever expansão dos negócios, gerenciamento de crises, ações para aumento do faturamento, decisões de investimentos ou de crédito empresarial e a atuação em todos os processos da empresa. O foco é reduzir custos, aumentar o lucro, ter uma equipe bem qualificada e fidelizar a clientela.

Faça um benchmarking

Conheça a sua concorrência – não só para saber o que estão fazendo. Fazer o benchmarking é conhecer as práticas que estão sendo aplicadas, verificar se trazem bons resultados e se inspirar, a fim de desenvolver práticas ainda melhores e originais.

Essa etapa pode, inclusive, trazer ideias de parcerias, contratação dos melhores fornecedores, aquisição dos softwares mais modernos e eficientes e muitas outras técnicas de gestão estratégica de empresas.

Controle as finanças

Tenha um controle rígido das finanças de seu negócio. Entenda que um contador deve ser seu grande aliado para manter sua empresa lucrativa, evitar grandes prejuízos e otimizar a aplicação dos recursos financeiros. Aqui, a tecnologia pode ajudar a reunir os dados, emitir relatórios e tomar decisões com base em um software de gestão.

Tenha indicadores de desempenho

Defina quais serão os indicadores de desempenho de seu negócio. Não é possível avaliar se os resultados estão positivos ou negativos sem ter um parâmetro de avaliação. É nesse ponto que os indicadores vão auxiliar: comparando os resultados atingidos com o que era esperado e foi definido no planejamento.

Disponha de uma equipe qualificada

Invista na capacitação de seus colaboradores. Ter um bom planejamento financeiro e uma boa rede de contatos vai ajudar a realizar essa ação sem comprometer as finanças de sua empresa. Podem ser feitas parcerias com clientes, ou até mesmo permutas, para a realização de cursos que seus colaboradores precisam.

Tenha uma boa comunicação

Ter um bom planejamento de comunicação e marketing é indispensável. E, hoje, na era digital, é preciso, além de uma boa comunicação presencial, ter também uma comunicação virtual eficiente.

Defina ações e processos de marketing institucional, comunicação interna, linguagem e conteúdo para sites, blogs, redes sociais, propagandas e divulgação de sua empresa. A empresa que não se comunica bem pode passar uma imagem e mensagem errada para seus clientes e colaboradores e ter muitos prejuízos.

Tenha uma boa rede de contatos para facilitar negociações com clientes, fornecedores e novas oportunidades de negócio.

Utilize a tecnologia a seu favor

O investimento em tecnologia deve ser usado a favor da excelência de resultados de sua empresa. Adote um sistema de gestão para empresas e garanta melhor gestão do tempo e maior foco em resultados.

Com um sistema ERP, por exemplo, é possível integrar as informações de todas as áreas, eliminar tarefas repetitivas, controlar prazos fiscais e contábeis, gerir cadastro de clientes e muito mais.

O Sistema ERP permite emitir notas fiscais automaticamente, integrar seu e-commerce, fazer controle de estoque e vendas e ainda contar com capacitação gratuita para seus colaboradores na Omie Academy. E tem muito mais funções para experimentar gratuitamente por 7 dias!

5 ferramentas para gestão empresarial

Para te ajudar na gestão de sua empresa, confira 5 ferramentas práticas de fácil uso para você começar a praticar imediatamente:

Business Model Canva

O Canva, seu nome mais popular, é um resumo de planos de negócios muito utilizado por startups. Ele apresenta um resumo visual das principais áreas da empresa, fontes de receitas, tipos de clientes, características de seus produtos, despesas e outros dados. Com isso é possível avaliar todo o negócio e definir mudanças necessárias para trazer melhores resultados.

Análise SWOT

A análise SWOT define forças, oportunidades, fraquezas e ameaças ao seu negócio. Trazendo uma visão de aspectos positivos e negativos para o sucesso de sua empresa, é um meio de pensar com dados e definir mais da realidade presente de atuação.

5 Forças de Porter

Essa ferramenta facilita o estudo da concorrência para deixar sua empresa melhor posicionada no mercado. As 5 Forças de Porter são:

  • novos concorrentes;
  • negociação com fornecedores;
  • negociação com clientes;
  • lançamento de novos produtos;
  • conflitos entre concorrentes.

Matriz BCG

A Matriz BCG serve para avaliar seus produtos ou serviços. Por meio da listagem de características, avalia quais produtos ou serviços tem potencial de crescimento e uma boa participação no mercado. A partir daí, é possível decidir quais manter e quais devem ser retirados. Além de identificar oportunidades de lançamentos de novas soluções para seus clientes.

5W2H

A ferramenta 5W2H é aplicada como base para o planejamento empresarial, pois define etapas para cada processo ou projeto de uma empresa. É muito útil para controle e mensuração de resultados.

Em formato de uma planilha, são listados os seguintes passos de cada ação:

  • O que fazer? (What);
  • Por quê fazer? (Why);
  • Onde fazer? (Where);
  •  Quando fazer? (When);
  •  Quem será responsável? (Who);
  • Como será feito? (How);
  • Qual será o custo? (How Much).

Gestão de grande porte com tecnologia

Ao planejar a gestão de sua empresa, você define qual será seu perfil de liderança: mais centralizador ou mais integrador com sua equipe de trabalho. Delegar tarefas e confiar na qualificação da sua equipe gera maior ganho de tempo e melhores resultados. Essa área é fundamental para garantir o sucesso e depende de saber seguir as melhores práticas.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre a gestão de empresas de grande porte, como adaptar soluções e metodologias conhecidas para a realidade da sua operação e como a tecnologia é considerada um diferencial competitivo na hora de levar resultados de qualidade aos clientes.

Para te ajudar a ter uma gestão de empresas com excelência, conte com o ERP Omie. Além de oferecer diversas funcionalidades, como automatização de processos e armazenamento de dados em nuvem, a ferramenta ainda integra você com contadores e oferece suporte rápido e qualificado.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 121
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
planejamento tributário
As obrigações fiscais têm pesado no bolso da sua empresa? O planejamento tributário é uma forma de otimização de custos
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.
Quanto custa abrir uma empresa
Desvende os custos de abrir uma empresa em 2024. Conheça taxas indispensáveis e inicie seu negócio com segurança!