Gestão de frete: entenda a sua importância para a logística

Entenda como a gestão de frete ajuda a aumentar a eficiência dos processos logísticos da sua empresa.
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Basta fazer uma rápida consulta em canais de atendimento ao cliente ou nas redes sociais de algumas empresas para perceber que atrasos na entrega, perda de pacotes e produtos danificados durante o transporte estão entre as reclamações mais comuns dos consumidores. Todas essas queixas estão relacionadas ao mesmo problema: uma gestão de frete mal planejada.

O público está cada vez mais habituado a fazer compras pela internet. Nesse cenário, as marcas e suas transportadoras passaram a lidar com um grande volume de encomendas. Neste artigo, você irá entender como pode encarar esse desafio para manter seus clientes satisfeitos. Siga a leitura e descubra as melhores estratégias de gerenciamento de frete!

O que é gestão de frete?

A gestão de frete é usada pelas empresas para tornar o envio de uma encomenda mais eficiente e seguro. O objetivo é fazer com que os produtos não sofram avarias durante o transporte e sejam entregues no prazo estipulado, para garantir a satisfação do destinatário.

Além disso, ao implementar essa estratégia na empresa, é possível identificar uma série de procedimentos logísticos que podem ser otimizados, o que faz com que os custos da operação reduzam consideravelmente. Os benefícios ainda incluem:

  • Automatização de processos: vários processos podem ser desenvolvidas de forma automática por sistemas computacionais, liberando a equipe para trabalhar em atividades mais estratégias para o negócio;
  • Informações centralizadas: o uso de softwares de gestão de frete permite monitorar os centros de distribuição, planejar rotas e supervisionar todas as etapas da entrega em uma única plataforma;
  • Entregas ágeis e prazos mais assertivos: com uma logística bem otimizada, a empresa é capaz de realizar entregas com mais rapidez e fornecer prazos assertivos para os clientes.

Como a gestão de fretes funciona na logística?

Normalmente, as empresas costumam terceirizar o transporte de suas mercadorias. Então, o primeiro passo para colocar a gestão de frente em prática, em boa parte dos casos, é selecionar a transportadora responsável pelo serviço. Para isso, é necessário analisar:

  • o peso e o volume da carga;
  • a previsão de entrega;
  • o tipo de embalagem mais adequado para o produto;
  • a necessidade de recursos adicionais de segurança, entre outras.

Ter esse mapeamento detalhado é fundamental para encontrar a transportadora que consegue suprir as necessidades da empresa e do cliente com o melhor custo-benefício. Afinal, ela será encarregada por quase todo o processo de entrega.

O frete começa pela coleta, etapa em que a transportadora recolhe os produtos nos depósitos da marca. Os pacotes são levados para centros de distribuição, onde acontece todo o preparo logístico para que eles sejam direcionados aos destinatários. Esse é o momento em que são aplicadas diversas técnicas de gerenciamento de fretes, como o cross docking, para trazer mais eficiência ao envio.

Dependendo da distância a ser percorrida, pode ser que a encomenda passe por mais de um centro de distribuição durante o transporte. Por isso, um sistema de monitoramento é importante para verificar se a mercadoria segue na rota correta e permitir que o consumidor rastreie a sua compra.

Quando o envio é concluído, ainda há atividades ligadas à gestão de frete que precisam ser executadas, como a conferência da mercadoria por parte do cliente, a entrega de itens que não puderam ser recebidos na primeira tentativa de entrega, o atendimento ao cliente e a logística reversa.

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Quais são os principais erros no gerenciamento de fretes?

Os principais erros no gerenciamento de fretes estão ligados à falta de planejamento estratégico e o despreparo de diversas empresas, que acabam proporcionando uma experiência de compra ruim para seus clientes.

Entenda melhor esses problemas a seguir:

Improvisação

Um ambiente onde a equipe precisa improvisar constantemente para cumprir com as tarefas indica a falta de planejamento. Quando a estratégia de gestão de frete não é bem definida, os colaboradores podem tomar decisões que afetam o bom andamento da operação e que podem gerar prejuízos para a empresa.

Desatualização

Metodologias antigas e equipamentos defasados tornam as atividades logísticas muito mais trabalhosas e diminuem a eficiência do negócio. Utilizar softwares desatualizados também pode afetar negativamente a operação, pois compromete a segurança de dados sigilosos e o bom funcionamento de diversos sistemas.

Negligência

Para as entregas serem feitas com sucesso, os processos precisam ser executados de acordo com todas as diretrizes da empresa. Negligenciar boas práticas vai, eventualmente, ocasionar problemas como custos elevados e impacto negativo na imagem da marca.

Falta de estratégia

Fazer a entrega de encomendas sem base em uma metodologias, objetivos estrategicamente traçados e um planejamento prévio compromete a saúde do negócio a longo prazo. Oferecer frete grátis, por exemplo, sem consultar a viabilidade financeira desse recurso pode deixar as contas da empresa no vermelho.

Como fazer a gestão de frete corretamente?

Com preparo e com a ajuda das mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, é possível fazer entregas de forma eficaz. Confira, abaixo, algumas dicas:

Planeje

Antes de colocar qualquer atividade logística em prática, é fundamental contar com um planejamento. Para tanto, considere todos os recursos que serão necessários para enviar uma encomenda, trace rotas rápidas e econômicas e escolha bem a localização dos centros de distribuição para otimizar os custos e proporcionar um serviço eficiente.

Defina objetivos

Para entender o sucesso da estratégia adotada pela empresa, é preciso estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Alguns exemplos de KPIs (Key Performance Indicators) que podem ajudar a medir a eficácia da gestão de frete são:

  • Entregar 80% dos pedidos feitos na região sudeste em até 3 dias;
  • Entregar em 50% das cidades do país em até 7 dias;
  • Oferecer frete grátis e seus benefícios para todas as capitais;
  • Limitar em 24h o tempo que uma encomenda fica parada no centro de distribuição.

Monitore

O uso de um sistema de monitoramento possibilita acompanhar todas as movimentações da remessa, facilitando a identificação de erros ou problemas com o envio, permitindo solucioná-los de forma rápida e simples.

Digitalize

Aplicar ferramentas digitais nos processos logísticos traz mais praticidade para a equipe. Preencher formulários é um procedimento que pode ser substituído, por exemplo, pela leitura de QR code. Além de agilizar o trabalho, essa solução evita erros de digitação e gera dados mais confiáveis.

Automatize

A gestão do estoque, o rastreamento de encomendas e o cálculo de previsões de entrega são algumas das várias tarefas que podem ser automatizadas na gestão de frete. Como mencionamos anteriormente, implementar sistemas capazes de lidar de forma automática com essas atividades economiza tempo.

Conheça a logística integrada e melhore ainda mais a gestão de frete

A experiência do cliente com uma marca, hoje, vai muito além de encontrar um bom produto por um preço competitivo. Todas as etapas envolvidas em uma compra são levadas em consideração pelo consumidor — inclusive a entrega da mercadoria. Por isso, é essencial contar com uma estratégia de gestão de frete planejada minuciosamente.

Agora que você já sabe como gerenciar o frete, que tal conhecer outras formas de tornar as entregas feitas pela sua empresa ainda mais eficientes? Descubra no blog Omie as vantagens da logística integrada para os negócios.

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