O centro de distribuição de uma empresa é peça-chave na logística e, consequentemente, no seu sucesso. Investir em um espaço que esteja numa localização estratégica para a distribuição de mercadorias pode ser o diferencial competitivo do seu negócio.
Entregas mais ágeis e condições ideais para armazenar um grande número de mercadorias vai impactar diretamente na satisfação do cliente, no lucro da empresa e tornar suas operações de campo mais eficientes. Por isso, é muito vantajoso investir em um centro de distribuição.
Ficou interessado? Saiba como funciona e conheça os conceitos de um centro de distribuição neste artigo!
O que é centro de distribuição?
Centro de distribuição, ou CD, é um local onde são armazenados e distribuídos bens e produtos. É uma instalação logística que serve como ponto de concentração e redistribuição de materiais e mercadorias.
O objetivo de um CD é otimizar a logística de distribuição, garantir a disponibilidade dos produtos e atender a demanda dos clientes de forma eficiente. É uma instalação importante que tem como objetivo garantir a eficiência da distribuição de produtos, atender à demanda dos clientes e reduzir os custos de transporte.
Os centros de distribuição podem ser usados para armazenar e distribuir uma ampla gama de produtos, incluindo alimentos, bebidas, eletrônicos, roupas, brinquedos e muito mais.
Eles são normalmente equipados com tecnologia avançada para ajudar a gerenciar estoques, planejar rotas de entrega e garantir a precisão da entrega.
Em sua maioria, são galpões localizados em extensos terrenos, que possibilitam armazenar grande volume de mercadorias e receber veículos de grande porte que chegam para transportar a carga diariamente.
A localização de um centro de distribuição é um fator importante, deve ser estratégica para atender à demanda dos clientes e reduzir os custos de transporte. Alguns CDs são localizados próximos a regiões de produção, enquanto outros estão localizados perto de regiões de consumo.
Quais são as funções de um centro de distribuição?
Um centro de distribuição desempenha uma série de funções importantes para garantir a eficiência da logística de distribuição de bens e produtos. Algumas das principais funções incluem:
Recebimento de mercadorias
As mercadorias são recebidas no CD a partir de fornecedores ou da fábrica. É onde tudo se inicia, a base de todos os processos. Exige muita agilidade, pois é uma operação de alta frequência e importância.
Os funcionários recebem as cargas que chegam nas docas. É preciso muito cuidado para não haver danos ao descarregarem os caminhões. Depois conferem a documentação para saber se está de acordo com o que foi descarregado.
Movimentação
Essa etapa se trata da movimentação da mercadoria dentro da unidade física, ou seja, o transporte interno no CD.
Esse processo demanda muita atenção e agilidade. Assim como é preciso estar atento às demandas de entrega e liberar a circulação de produtos e maquinário, os responsáveis pela movimentação precisam ter muito cuidado para não ocorrer nenhum dano com o produto e levá-lo ao local correto de armazenamento.
Armazenamento
Por possuírem bastante espaço, os CDs são usados para armazenar grandes quantidades de bens e produtos, garantindo sua disponibilidade para entrega aos clientes.
Lá, os produtos não costumam passar muito tempo parados, eles ficam o período suficiente para atender aos pedidos de compras. Muitas vezes, algumas mercadorias vão para os centros de distribuição apenas para serem trocadas de veículos e saírem para outro transporte.
Separação
É a última etapa que a mercadoria passa no CD, antes de ir para expedição. Nela, é preciso que toda a documentação verificada esteja em ordem para que o produto possa entrar no transporte que vai levá-la até o comprador.
A organização é muito importante nesse momento, para que a mercadoria seja despachada na doca certa, dentro do prazo, e que não haja erros operacionais ou atraso na entrega.
Expedição
Chegou a hora de levar a mercadoria até o cliente. Essa tarefa pode ser terceirizada ou feita por frota própria, depende do porte e condições da empresa.
Sendo o centro de distribuição um local para agilizar entregas, as viagens também são feitas da maneira mais eficaz e objetiva possível, tentando suprir o máximo de clientes.
Entenda como funciona um centro de distribuição
Um centro de distribuição é uma instalação logística onde bens e produtos são armazenados, preparados e distribuídos. Seu objetivo é servir aos clientes, despachando as mercadorias o mais rápido possível.
Os CDs recebem, inspecionam e armazenam. Quando um cliente faz um pedido, ele é agrupado com outros pedidos para formar uma carga mais eficiente para transporte.
Ao serem retirados dos estoques, são embalados de forma adequada para garantir sua segurança durante o transporte. Depois, com as rotas já planejadas, é feito o transporte da maneira mais eficiente possível.
Um processo muito importante no centro de distribuição é a gestão de estoque. A maioria dos DCs já possuem sistemas que fazem gestão de estoque e controlam as diversas etapas que envolvem essas operações.
As transportadoras também fazem uso de tecnologia avançada para traçar rotas que tornem as entregas mais rápidas e eficientes.
Para que todas essas etapas existentes no funcionamento do CD ocorram da maneira mais produtiva possível, um fator muito importante é o Layout.
Layout é a organização do centro de distribuição, é como estão dispostos os espaços e mercadorias. É preciso que estejam organizados de maneira que atendam à dinâmica dos processos.
O Layout pode estar de acordo com o fluxo de mercadorias, começando com os recebidos e terminando nos expedidos, sempre evitando gargalos. Como podem também estar de acordo com o giro de mercadorias, os produtos com mais saída têm prioridade. O importante é que todos estejam alinhados com a organização e sinalização do CD.
Por que um centro de distribuição é importante para a logística das empresas?
Um centro de distribuição pode definir o sucesso do seu negócio. Entenda por que ele é importante para a logística das empresas:
- Agilidade nas entregas: Um centro de distribuição bem localizado e planejado (layout) possui mais sucesso nas operações, mais agilidade na movimentação dos produtos — recebimento, carregamento e estocagem. Permite também a agregação de pedidos e otimização das rotas de entrega, resultando em uma distribuição mais eficiente.
- Centralização de estoque: com toda a mercadoria num único local — tanto recebimentos quanto as entregas — fica mais fácil fazer o controle e facilita muito a logística.
- Gestão de processos: através do centro de distribuição, é possível ter controle maior das operações utilizando a padronização dos processos. Todos os envolvidos seguem o mesmo padrão, ou seja, as mesmas etapas de conferência e validação.
- Redução de custos: ao atender regiões inteiras utilizando um ponto central e estratégico, perto de rodovias, por exemplo, já reduz muito o gasto com combustível e frete de mercadorias. Também pode potencializar o alcance da empresa e sua capacidade logística.
- Qualidade do atendimento: realizar entregas mais rápidas, ter operações mais enxutas e eficientes, faz com que o cliente fique satisfeito, perceba que a empresa se preocupa com ele. Os dois saem ganhando.
Como fazer a gestão de um centro de distribuição
A gestão de um centro de distribuição envolve várias atividades e decisões estratégicas. São diversos processos que precisam ser monitorados, seguir o mesmo padrão para atingir o objetivo desejado e dar resultados reais.
Em uma operação logística, como a que vemos nos centros de distribuição, é importante contar com um sistema de gestão que seja completo. Atualmente, com a inovação tecnológica, já existem sistemas feitos especialmente para cada operação, tanto de campo quanto administrativa.
No caso dos centros de distribuição, é preciso:
- definir metas e objetivos claros para o sucesso da gestão;
- fazer um planejamento estratégico que leve em conta fatores como capacidade de armazenagem, processos logísticos, necessidades de transporte e tecnologia;
- monitorar os depósitos de forma constante, evitando a falta de estoque e garantindo a disponibilidade dos produtos;
- otimizar os processos de armazenagem, preparação para entrega e distribuição, garantindo a eficiência e a redução de custos.
A tecnologia é fundamental para a gestão de um CD, permite a automação de processos, o planejamento de rotas de entrega e o monitoramento de estoques. Além disso, invista, ainda:
- no treinamento da equipe, que também é importante para garantir a qualidade de atendimento e a eficiência nos processos.
- avaliação do desempenho do centro de distribuição de forma regular, identificando oportunidades de melhoria e otimização da logística.
Gestão centralizada
Um centro de distribuição traz inúmeras vantagens para as empresas: garante eficiência no transporte, disponibilidade de produtos, controle de estoques e qualidade de atendimento.
A gestão de um CD envolve muita coisa: planejamento estratégico, otimização de processos e até a análise de desempenho. Por isso, é bom contar com ferramentas de gestão inovadoras que ajudem a evitar perdas, economizar e, consequentemente, obter mais lucro.
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