Sistema de gestão integrado na logística

Descubra os benefícios de investir em um sistema de gestão para sua área de logística.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Cada setor de uma empresa demanda controles e ferramentas específicas para suas  atividades, pois lidam com processos que necessitam de integração e automatização. Um exemplo é o sistema de gestão integrado na logística, que facilita o dia a dia da operação na área, bem como o acompanhamento de KPIs por parte dos gestores.

A tecnologia é uma peça fundamental para o desenvolvimento de negócios e existem inúmeras ferramentas no mercado que podem solucionar problemas da sua operação, dos mais simples aos mais complexos.

A utilização de um ERP, por exemplo, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa por melhorar a gestão do negócio, automatizar processos e integrar as atividades da organização. Por isso, neste artigo vamos falar da importância desse tipo de sistema para sua empresa e o quanto você ganha ao investir nessa tecnologia. Acompanhe e boa leitura!

O que significa ter um sistema de gestão integrado na logística?

Antes de mais nada, vamos entender o conceito de sistema de gestão: é um software que apoia o gerenciamento de todos os processos da empresa. As movimentações financeiras, o estoque, as solicitações de compra e outras atividades são registradas ali e isso mostra para os gestores o que está acontecendo na companhia. Para o setor de logística, isso não é diferente.

A empresa precisa focar em desenvolver uma boa gestão de logística, para apoiar o fluxo de processos da empresa. Com o sistema, é possível monitorar a frota e controlar as despesas e custos envolvidos nas atividades, o que ajuda a otimizar e reduzir os valores no orçamento.

Os dados são controlados pelo sistema, que centraliza as informações de todos os setores e faz a consolidação rapidamente. Essas informações podem ser inseridas manualmente no sistema ou podem se integrar a outras ferramentas, trazendo, automaticamente, o que for necessário para o acompanhamento da gestão.

Quais as vantagens de um sistema de gestão?

Automatizar a empresa sempre é benéfico, pois traz mais agilidade e confiança para os processos. E não é diferente com o sistema de gestão para logística.

Especificamente para esse tipo de programa, podemos citar como vantagens a maior transparência para as atividades e dados, pois a digitação de informações diminui, reduzindo também a chance de erros e informações desencontradas.

A facilidade em acompanhar os indicadores importantes para o setor é outro ponto relevante. Se o gestor consegue visualizar rapidamente algum índice fora do esperado, pode agir logo para corrigir o que for preciso.

Outro ponto é a redução de custos e despesas, pois a identificação do fluxo de dinheiro vai ficando mais clara. Você consegue acompanhar o fluxo dos valores, entendendo se é possível economizar em alguma área ou se é preciso investir mais em determinada situação.

Também podemos falar sobre a agilidade tanto de execução de tarefas quanto de controle de informações e o auxílio na tomada de decisão, visto que todos os dados necessários são facilmente identificados e analisados.

Por fim, mas não menos importante, está a rápida emissão de relatórios e a otimização de atividades e informações, que ficam centralizadas em um único lugar, com acesso fácil para qualquer pessoa que precise.

Como contratar um sistema de gestão integrado na logística?

Se tudo o que já dissemos fez sentido para você ou se sua empresa está pensando em adotar um sistema de gestão empresarial, entenda o que avaliar antes de fechar negócio.

Seja claro com objetivos

Um dos maiores desafios de qualquer empresa para contratar um serviço de tecnologia é a integração, em quanto tempo você vai conseguir realmente usar a ferramenta junto a outros sistemas que já possui?

Seja claro com seus objetivos e expectativas na hora de contratar a solução para sua operação. Na logística, algumas tecnologias são bem comuns como TMS, WMS e sistemas de roteirização de entregas, como o da Agile Process por exemplo.

O ERP ideal é aquele que consegue absorver informações e transformá-las em dados relevantes para o seu negócio, disponibilizando relatórios atualizados. Verifique se a integração entre os seus sistemas vai entregar resultados a médio e longo prazo e priorize suas tecnologias.

Escolha por um sistema de gestão ágil

Com as informações acima, você pode ter percebido que o ERP ideal é aquele que permite gerenciar o negócio com facilidade e agilidade. Procure por um sistema de gestão completo e que atenda todas as suas necessidades de integração e de informação.

Procure ver o sistema antes de comprar e avalie se a interface é intuitiva, pense se é possível adequar os processos que já ocorrem na sua empresa com o que o sistema oferece e busque sempre utilizar o máximo possível do sistema.

É interessante incentivar o uso da ferramenta entre sua equipe, para que todos sejam beneficiados por ela e todas as informações estejam no mesmo local. Assim todos compartilham a mesma base de dados gerenciais.

O que condiz com seu orçamento e expectativas

O valor para contratação de um ERP ou de qualquer outro sistema de integração e de gestão varia de acordo com o que a sua empresa já possui. Um sistema online, remoto e na nuvem tende a ter o melhor custo-benefício e ainda facilitar o acesso de todos.

Por outro lado, sistemas que possuem instalação física podem necessitar de suportes presenciais em casos de problemas, o que acarreta custos adicionais com mão de obra, estrutura e segurança.

Qualquer sistema de integração possui pacotes iniciais e avançados, de acordo com o momento e necessidade da sua empresa. O que funciona para seu concorrente talvez não funcione para você. Identifique o gargalo que a sua empresa quer automatizar e escolha pacotes que condizem com o seu orçamento e expectativa.

Prefira um que ofereça personalização

Quanto mais um sistema for personalizável e atender às necessidades da organização, melhor será o seu aproveitamento. Por isso, antes de contratar qualquer serviço de tecnologia, avalie os parâmetros do sistema que podem ser personalizados e se esses fazem sentido para o seu negócio.

Mas, cuidado: algumas empresas oferecem a personalização com custos adicionais ou ainda prometem personalização após a compra e não cumprem. Se for possível, converse com outros clientes para conhecer mais sobre a utilização e se estão satisfeitos com o serviço oferecido.

Como o sistema de gestão é essencial para sua empresa e pode levar um tempo até ser configurado, tudo deve ser muito bem avaliado para evitar frustrações.

Leve sua gestão a um novo patamar

Investir em um ERP traz inúmeros benefícios para sua empresa, mas a escolha do sistema deve ser muito bem avaliada, pois será a base que centralizará todas as informações do negócio. Tudo precisa ser planejado de modo a atender suas necessidades da melhor forma.

Neste artigo, você aprendeu sobre os elementos fundamentais na hora de escolher o seu sistema de gestão integrada. Considere esses elementos e continue pesquisando para aprender como elevar seu negócio.

O Sistema ERP Online – Software de gestão na nuvem Omie permite ir além de tudo que foi elencado neste conteúdo. Nele é possível realizar a emissão de nota fiscal, integração com vendas e marketplace, financeiro, compras e estoque. Invista em um sistema de gestão direto ao ponto para resolver problemas no dia a dia e do jeito que a sua empresa necessita. Fale com um de nossos consultores e conheça nossas soluções para o seu negócio!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 225

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda o que é qualificação cadastral eSocial e fique por dentro das regularidades trabalhistas. Confira o passo a passo elaborado
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.