A estruturação da Gestão Estratégica, com toda sua abrangência e capacidade de transformação, proporciona às organizações uma vantagem competitiva dinâmica, adaptável e compatível com os desafios e demandas de um mercado em contínua transformação.
Através desta abordagem, a organização terá todas as condições para alcançar resultados superiores e consistentes, garantir longevidade do negócio, liderança de mercado e ter uma diferenciação na entrega contínua do valor e benefícios esperados por todos os stakeholders.
Para usufruir desta “fórmula de sucesso”, entretanto, é fundamental que o sistema de gestão seja sistêmico – integrando sistemas, cadeias de valor e processos – e se mantenha focado em entregar resultados, fundamentado em metodologias comprovadamente eficazes, bem como amparado por uma cultura corporativa totalmente alinhada com objetivos e metas cruciais voltadas à competitividade e à sobrevivência da empresa.
Neste contexto, a visão a ser alcançada pela Gestão Estratégica pode ser a seguinte: “Ter todos os funcionários engajados e participando ativa e continuamente nas iniciativas de melhoria dos processos, produtos e serviços, visando alcançar as metas e objetivos estratégicos da organização”.
Estruturar esta sistemática requer não apenas o tempo adequado para implementar toda a complexidade conceitual e metodológica requerida para a Gestão Estratégica, mas, principalmente, que os gestores assumam a responsabilidade de conduzir uma transformação cultural que garanta o engajamento e o comprometimento contínuo em todos os níveis na organização.
Um fator fundamental para a sobrevivência no atual ambiente mutável dos negócios é a capacidade da empresa de se manter em sintonia com as tendências de mercado, de ter agilidade para se adaptar, inovar, reinventar e, assim, consolidar sua competitividade.
Estas competências necessitam ser construídas por meio de uma Gestão Estratégica bem estruturada e fundamentada por um Plano Estratégico abrangente que direcione a organização para a liderança no seu segmento de atuação.
A construção da Gestão Estratégica abrange as seguintes etapas:
Veremos com detalhe estas etapas no próximo artigo.