Qual a importância da gestão financeira em pequenas empresas?

Confira como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa com o passo a passo da Omie!
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Empreender não significa apenas ter uma ideia e lançá-la no mercado: envolve fazer a administração diária dos recursos para que o negócio possa ter lucro. Ou seja, é necessário entender sobre controle financeiro.

Se você quer dicas de como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra o passo a passo prático de como gerenciar as finanças do seu empreendimento para ter sucesso no mercado.

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Qual a importância de fazer a gestão financeira de uma pequena empresa?

Para empreendedores de pequenos e grandes negócios, saber controlar os recursos do empreendimento é a principal tarefa. Muita gente acha que, no caso de uma pequena empresa, não é preciso se preocupar com a gestão financeira empresarial.

Mas é aí que se concentra o engano, pois o que acontece é que o empreendedor acaba misturando as finanças empresariais das finanças pessoais e não entende qual é a realidade do seu negócio. Então, não sabe se está tendo lucro e não consegue fazer uma previsão financeira de médio e longo prazo.

Com isso, a empresa fica estagnada e pode contrair dívidas. A boa notícia é que não é complicado fazer a gestão financeira para MEI (Microempreendedor Individual) ou microempresa, basta se organizar, se planejar e, acima de tudo, ter bastante disciplina ao lidar com os recursos do negócio.

Como fazer o controle financeiro de uma pequena empresa?

Quando o assunto é gestão financeira, o que fazer para ter um bom controle e planejamento dessa área da empresa? Para ter êxito na administração do dinheiro do seu negócio, é só seguir o passo a passo:

  1. Faça o controle do fluxo de caixa;
  2. Classifique os custos e despesas;
  3. Defina um pró-labore;
  4. Faça um planejamento financeiro;
  5. Tenha uma reserva de emergência;
  6. Aproveite as facilidades da tecnologia.

A seguir, você descobre como executar cada uma dessas ações. Confira.

  1. Faça o controle do fluxo de caixa

O controle do dinheiro precisa ser diário e todas as movimentações (mesmo os gastos de menor valor) devem ser registradas para você entender todas as entradas e saídas do negócio. Então, é essencial fazer o gerenciamento do fluxo de caixa.

Trata-se de um acompanhamento das receitas e despesas, o que possibilita ao empreendedor saber qual o valor que ele tem disponível para honrar as obrigações do negócio, para manter as operações funcionando e para se planejar para investimentos.

  1. Classifique os custos e despesas

Para manter as finanças organizadas e ficar mais fácil controlar o dinheiro, uma dica é classificar os gastos do pequeno negócio entre custos e despesas. 

Os custos são os gastos envolvidos na produção, compra de matérias-primas ou de mercadorias que serão vendidas. Já as despesas estão ligadas aos gastos que mantém a empresa em funcionamento, como conta de luz e aluguel.

Fazer essa diferenciação ajuda o empreendedor a compreender a realidade do seu negócio e a traçar as melhores estratégias caso tenha que fazer cortes de gastos.

  1. Defina um pró-labore

Um ponto importante é separar as finanças da empresa das finanças pessoais. Para isso, basta estabelecer um pró-labore, ou seja, um valor que será pago mensalmente ao proprietário como se fosse um salário.

Com isso, o empreendedor se organiza financeiramente com essa remuneração, deixando de interferir no dinheiro da empresa.

  1. Faça um planejamento financeiro

Gerenciar as finanças da pequena empresa envolve não apenas pensar na situação do negócio no presente, mas também fazer projeções para o futuro. Desse modo, a partir de uma análise da realidade atual, o empreendedor precisa traçar cenários para o médio e longo prazo.

Isso inclui definir custos e despesas futuras (considerando, inclusive, gastos sazonais, como férias de funcionários) e projetar receitas e investimentos. A partir disso, dá para traçar planos de ação, a fim de manter a saúde financeira do negócio.

  1. Tenha uma reserva financeira

Apesar de fazer projeções, é comum que o pequeno negócio enfrente dificuldades, seja qual for a área de atuação. Por isso, o ideal é ter uma reserva financeira para conseguir transpor os obstáculos de forma a minimizar os impactos nas operações da empresa.

A dica é ter um valor de emergência que possa ser utilizado para os imprevistos, como perda de contratos ou quebra de maquinários. 

  1. Aproveite as facilidades da tecnologia

Para otimizar a gestão financeira da pequena empresa, é recomendado aproveitar a tecnologia, como um sistema de gestão empresarial. Com esse recurso, o empreendedor centraliza, em uma única plataforma, os setores da sua empresa, permitindo fazer um controle financeiro de forma simples.

Quais as vantagens de fazer a administração financeira da empresa?

Depois de acompanhar o passo a passo de como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa, é interessante entender as vantagens de saber administrar esses recursos. Veja abaixo:

  • ajuda na compreensão da saúde financeira do negócio;
  • melhora a competitividade da empresa no mercado;
  • possibilita identificar problemas, como erros na precificação ou necessidade de troca de fornecedores;
  • permite adotar estratégias para reduzir os custos da empresa;
  • evita o endividamento;
  • aumenta a previsibilidade sobre o lucro;
  • auxilia na tomada de decisão.

Por que um sistema de gestão é essencial para ter um bom controle financeiro do seu negócio?

Fazer o fluxo de caixa, classificar os custos e separar contas de pessoa física e pessoa jurídica são ações essenciais para fazer o gerenciamento das finanças do pequeno negócio. Porém, para auxiliar nesses passos, a dica é implementar um sistema ERP.

Com um sistema integrado de gestão, você automatiza tarefas e, logo que realiza uma venda, já tem a nota fiscal gerada e o estoque atualizado, o que facilita o controle financeiro. Além disso, pode gerar relatórios personalizados, que permitem entender a situação da empresa, auxiliando na tomada de decisão.

Otimize a gestão financeira de sua empresa com a Omie!

A partir das dicas deste artigo, torna-se claro a importância de organizar os recursos e traçar estratégias para melhorar a competitividade e fazer seu negócio despontar. E, é claro, tudo fica mais fácil ao utilizar a tecnologia, como um sistema de gestão.

Ao implementar o sistema ERP Omie, você integra as diferentes áreas da sua empresa, possibilitando uma visão sistêmica do seu negócio. Tudo com um sistema fácil de usar e que tem armazenamento na nuvem para que você possa acessar de onde quiser.

Assim, você não tem dificuldade em colocar em prática as dicas de como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa, podendo acompanhar todas as movimentações de recursos com total segurança. 

Busca uma solução que vai atender em cheio as necessidades do seu pequeno negócio? Conheça o Sistema de Gestão ERP Omie, faça a gestão financeira sem dor de cabeça e melhore os resultados da sua empresa!

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