Com todas as mudanças que aconteceram em 2020, a declaração do Imposto de Renda 2021 promete agitar escritórios de contabilidade em todo o país. Isso porque se trata de uma obrigação fiscal que deve ser cumprida tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
Neste período, os escritórios de contabilidade precisam se desdobrar para atender a todos os clientes que não sabem como fazer o Imposto de Renda. Pensando nisso, vamos falar sobre como oferecer assistência para os seus clientes e organizar as demandas da sua equipe.
Dificuldades dos clientes
Para que seja possível ajudar seus clientes, primeiro é preciso entender suas principais dificuldades, antes de tentar solucioná-las. No caso de pessoa física, muitas vezes o problema está na complexidade do processo e em não saber o que declarar no Imposto de Renda.
Por isso, antes de mais nada, busque entender que tipo de informações e documentos o seu cliente tem até o momento, depois analise o que ele precisará para fazer a declaração – assim será possível tirar todas as dúvidas dele sobre o assunto. Entender as dificuldades do seu cliente pode, inclusive, facilitar o seu trabalho como contador, além ajudar na construção de um bom relacionamento.
Já no caso de pessoa jurídica, na maior parte das vezes, os empresários já estão muito ocupados administrando seus negócios e acabam sem tempo para declarar o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) de forma correta. Sendo assim, é preciso buscar entender o negócio do cliente e se mostrar disponível para ajudá-lo, não somente durante o processo, mas em todos os momentos.
Como oferecer um atendimento diferenciado?
Um dos fatores que mais atraem clientes é a capacidade de se atentar aos detalhes e estar disposto a guiar até o mais inexperiente deles, durante toda a sua jornada. Receber um bom atendimento e suporte, principalmente em um momento tão caótico como a época de entregar o Imposto de Renda, pode fazer toda a diferença para sua clientela.
Também é preciso solicitar toda a documentação necessária para a elaboração do Imposto com certa antecedência, para que o processo se inicie o quanto antes. Organização deve ser uma das prioridades para que tanto você, contador, quanto seu cliente descubram o valor do Imposto de Renda daquele ano.
Por isso, quando o cliente já usa um sistema de gestão que registra, integra e consolida todas as movimentações contábeis, a parte mais delicada e demorada do processo – que é a conferência desses dados – fica muito mais fácil e rápida.
Estabelecer um prazo para que seus clientes enviem os dados necessários pode facilitar a organização e evitar atrasos, já que existe uma data limite para enviar a declaração. Estabelecer esse prazo é essencial, especialmente nessa época tão agitada para o escritório, quando é preciso fazer o máximo para se organizar. É principalmente nessa fase que fica evidente a necessidade de fazer um bom planejamento tributário.
Além disso, manter uma boa comunicação com os clientes é essencial para criar um relacionamento de confiança e oferecer um atendimento diferenciado. Para isso, é preciso sempre mantê-lo informado sobre todos os detalhes, documentos e também como consultar o Imposto de Renda. Nunca dê a impressão de que você está mantendo-o “preso” aos seus serviços e deixando-o sem entender as etapas do processo. Este é um momento de total parceria entre contador e cliente!
Utilizar técnicas de gestão do tempo também é uma boa dica, especialmente ao lidar com diversas demandas concomitantemente. Manter a rotina de toda a equipe organizada e delegar tarefas é fundamental para que o fluxo de trabalho siga conforme o esperado.
Pode ser o caso, inclusive, de incutir contadores do escritório para lidarem exclusivamente com o Imposto de Renda 2021, solucionando dúvidas e organizando os dados dos clientes.
O que esperar para o Imposto de Renda 2021?
Há um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que reduz a alíquota do Imposto de Renda cobrado de pessoas jurídicas e empresas individuais para 12,5% no ano-calendário de 2021. Se aprovado, as empresas poderão lucrar mais no ano que vem, já que a alíquota atual do IRPJ é de 15%.
Essa é uma informação na qual vale a pena ficar de olho, já que a redução desse tributo pode ajudar seus clientes a crescerem novamente após a suspensão de algumas atividades devido ao período de pandemia. Para preparar esses clientes com orientações sobre o que fazer, é fundamental saber o que entra no Imposto de Renda do próximo ano.
Como a tecnologia pode ajudar?
Para tornar o processo de declaração do Imposto de Renda 2021 ainda mais simples, é possível contar com a ajuda de um sistema de gestão, um ERP. Esse tipo de software possibilita o registro de todas as informações fiscais da empresa e facilita o acesso à elas, além de manter equipe e processos integrados.
Entenda mais sobre as vantagens da tecnologia na consultoria contábil e veja como um sistema de gestão pode facilitar tanto seu trabalho quanto a rotina da empresa de seus clientes.