Talvez você já tenha passado por esta situação: um pedido de venda que não tem estoque para ser atendido, ou um estoque que está com excesso de produtos que ainda não foram vendidos e precisa de ordens de produção.
Por isso, se este é o caso da sua empresa, temos uma nova integração que pode contribuir e muito com o equilíbrio destas duas pontas: vendas e produção.
O que é uma OP – Ordem de Produção e para que ela serve?
Uma OP ou Ordem de Produção é o documento que dá início ao fluxo de produção em uma fábrica. Normalmente, uma Ordem de Produção reúne as especificações do item a ser produzido e serve para orientar todo o processo de fabricação.
É um documento de vital relevância para a linha de produção e traz também implícito a ela, o tempo necessário para reposição do estoque, considerando a entrega do produto acabado.
Em geral, um modelo de ordem de produção contém itens como:
- Descrição e código/SKU do item que será produzido
- Quantidade a ser produzida do item, considerando unidade de medida principal e eventualmente, unidades de medida secundárias
- Data de entrega planejada
- Listas de materiais e empenhos
- Roteiro e respectivos recursos de operações
- Documentação com a lista de documentos importantes para cada OP
- Data de início planejada (em correlação com a data de entrega planejada)
- Etapas de conclusão.
Qual é o impacto de uma OP sobre a venda?
Um bom processo de venda compreende algumas etapas como:
- Prospecção
- Apresentação do Produto/Serviço
- Negociação
- Fechamento
- Entrega
No caso de produtos físicos, a venda só termina na entrega do produto em si. Quando falamos de Serviço, por exemplo, a venda pode, em alguns casos, ser considerada como “encerrada” no momento da assinatura do contrato, ficando o acompanhamento pós realização do serviço entendido como Pós Venda.
Se considerarmos que a OP determina o prazo em que o produto estará disponível para entrega ao comprador, ou seja, estará disponível no estoque do vendedor, então podemos afirmar com segurança que a OP é a melhor amiga de vendedores de fábricas e indústrias.
Um vendedor sem estoque é um vendedor que não pode garantir a satisfação do seu cliente!
Além disso, a OP impacta diretamente no financeiro do negócio. Para produzir, há uma retirada do caixa, com os investimentos necessários para arcar com os custos de produção. Quando o pagamento do pedido de venda se concretiza, então há a entrada de recursos no caixa que possibilitam que o ciclo recomece. Ou seja, através da OP é possível estimar o volume de investimentos antecipados e o potencial de recebimento futuro, considerando o volume total de estoque a ser produzido x previsão de vendas.
E agora, como dar mais segurança para o time de vendas com relação ao estoque disponível?
Não apenas dar mais segurança com relação à disponibilidade de estoque para seu time de vendas, mas dar também mais previsibilidade para seu time do chão de fábrica. Para isso, criamos a integração entre as OPs e os Pedidos de Vendas.
Como funciona a integração entre OP e Pedidos de Vendas?
A partir de agora, todos os pedidos de vendas feitos no Omie passam a contar com integração com as Ordens de Produção, permitindo acompanhar em tempo real o que está sendo produzido.
Ao gerar as OPs a partir dos pedidos de vendas, o sistema ERP Omie possibilita padronizar os processos, gerando exatidão na linha de produção e mais eficiência no uso das matérias primas e consequentemente, melhor uso dos recursos financeiros e de hora/homem – hora/máquina.
Além de integrar vendas com produção, o sistema de gestão on-line Omie mantém as demais etapas do processo totalmente integradas, entenda como a seguir.
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Tenha um gerenciamento ainda mais eficiente!
No seu sistema Omie, você pode gerenciar o processo de ordens de produção como um todo – desde o pedido de vendas, até o recebimento do pagamento do pedido.
Isto porque além de integrar seus pedidos de vendas com as ordens de produção, o sistema de gestão on-line Omie também gerencia a emissão da Nota Fiscal e do boleto, além de automatizar o processo de pagamento e recebimento via CNAB com o banco no qual você mantém relacionamento.
Seu processo de previsão de produção, efetivação de pedidos de vendas, contas a pagar e receber acontecem em cadência e permitem que você mantenha o controle e tenha conhecimento de cada etapa do processo, podendo intervir sempre que necessário e tendo informações qualitativas e quantitativas para a correta tomada de decisão.
Porque melhor do que vender, é vender, entregar e receber!
Omie, sistema de gestão online para empresas de todos os portes – a gente acompanha o crescimento do seu negócio!