Inteligência Artificial como ferramenta de gestão

Como utilizar a era da inteligência artificial a favor da sua empresa
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A Inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda que muitas vezes não percebamos. Ao contrário do que muitos imaginam, o principal papel dessa tecnologia é facilitar e trazer agilidade a alguns processos, além de contribuir para o aumento da qualidade de vida, e não exatamente construir robôs que terminam por nos atacar, como vemos nos cinemas.

Com a inclusão da inteligência artificial nas rotinas empresariais, o desenvolvimento de tecnologias que simulam ações humanas e criam soluções para facilitar diferentes esferas do dia a dia já é uma realidade no mundo dos negócios.

Neste post, vamos explicar mais a fundo sobre o que se trata a IA, qual a sua função para garantir o melhor funcionamento de uma empresa, como adotá-la e sair na frente de competidores desatualizados, entre outras respostas para suas dúvidas. Acompanhe!

61d34f5070c83e55cd6beb21 CTA Banner 2 opt2 v2 46

Afinal de contas, o que é Inteligência Artificial?

Inteligência artificial é o que possibilita que as máquinas tomem decisões que seres humanos consideram inteligentes, conciliando entradas de dados e conseguindo analisar rapidamente aquilo que as pessoas levariam muito mais tempo para computar.

Ou seja, o que chamamos aqui de inteligência é a habilidade das máquinas de tomar decisões sozinhas, ou quase isso, pois seres humanos ainda precisam programá-las para tal. É uma ferramenta de gestão, e o grande triunfo dessa tecnologia é que, uma vez pronta, ela tende a não precisar mais ser ensinada.

‍Na grande maioria dos casos, é uma forma de mecanizar um trabalho que as máquinas, por lidarem com dados, fazem de forma muito mais rápida e eficiente.

‍Nos deparamos com essa tecnologia nos afazeres do dia a dia, por exemplo, quando utilizamos aplicativos que nos indicam em tempo real as melhores rotas de trânsito ou até mesmo em nossos e-mails, quando alguns assuntos já são filtrados diretamente para o lixo eletrônico. Os aplicativos Waze, Google Maps, Facebook e Instagram também são grandes exemplos de inteligência artificial, utilizados por muitas pessoas no mundo.

Inteligência Artificial

Qual a função da Inteligência Artificial em empresas?

‍Um exemplo claro do benefício da inteligência artificial em empresas é a exibição de propagandas segmentadas a partir das preferências e tendências de busca do público. Foi assim que o Facebook e o Google tornaram o mercado de anúncios online muito mais interessante.

‍Sistemas como Omie também utilizam IA, tornando mais simples e fácil o processo de gestão. Até mesmo o design do software pode se beneficiar dessa tecnologia, como falamos aqui no blog, no artigo de Rafael Olmos:

Estamos vivenciando a quarta revolução industrial, onde as tecnologias estão transformando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e até como nos relacionamos com outras pessoas. Nas empresas, sistemas automatizados já são realidade, mas precisamos de algo a mais: um sistema capaz de executar sozinho as tarefas diárias, prever, identificar possíveis falhas e corrigi-las, ou seja, um sistema autônomo.

‍Imagine o seguinte cenário: emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos para um novo cliente num Estado em que nunca havia vendido. Certamente você iria respirar fundo, ligar para o contador para reunir todas as informações necessárias, como alíquotas de impostos, CFOP, se o cliente possui algum incentivo e por aí vai. Algumas horas de trabalho depois a nota teria sido emitida.

‍Agora imagine entrar no Omie, acessar o módulo de Vendas e NF-e, criar o seu pedido e faturar em alguns minutos, sem se preocupar com tudo isso. Parece sonho? Não é, pois você pode utilizar o monitoramento automático de impostos e tributos, garantindo o preenchimento e manutenção de toda base legal usada para suas operações fiscais de venda de produtos.”‍

‍A utilização da inteligência artificial traz vantagens como agilidade e flexibilidade, que levam a um aumento da competitividade do seu negócio. Além disso, ela também permite que decisões mais inteligentes sejam tomadas a partir de diagnósticos precisos e rápidos, tudo isso de forma muito mais automatizada.

Por que utilizar Inteligência Artificial aplicada ao seu negócio? – Blog Omie

‍São vários os pontos em que a inteligência artificial pode ter utilidade para a sua empresa. Os processos, no entanto, ainda podem ser mais otimizados, como sempre poderão, pois se trata de uma evolução constante.

‍Alguns dos benefícios do uso da IA no ambiente empresarial são a redução de falhas e prejuízos, mais produtividade, mais facilidade para alcançar as metas, aumento da segurança digital, pesquisas e análise de dados mais aprofundadas, entre muitos outros.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

‍Como a inteligência artificial busca executar ações humanas com níveis equivalentes de proficiência, quanto mais a máquina se comparar a humanos em termos de desempenho e versatilidade, mais será considerada evoluída. Dessa forma, podem ser classificadas dentro de diferentes parâmetros, como veremos a seguir.

Máquinas reativas

‍Formas mais antigas de IA, com capacidade limitada. As máquinas não possuem funcionalidade baseada em memória e imitam a capacidade humana de responder a estímulos.

Memória limitada

‍Além de possuírem recursos de máquinas reativas, também utilizam dados históricos para tomar decisões. Quase todos os aplicativos usados por nós se enquadram nessa classificação.

Teoria da mente e ‘‘Autoconsciente’’

‍Ambas dizem respeito a conceitos abstratos. O primeiro, em andamento, diz respeito a máquinas que entendem melhor com quem estão interagindo, discernindo suas emoções e necessidades. Já o segundo é apenas um conceito hipotético, em que as máquinas teriam emoções e desejos próprios, ou seja, autoconscientes. Seria como vemos nos filmes, mas não são um conceito realista atualmente.

Inteligência Artificial Fiscal ajudando o seu negócio – Blog Omie

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como adotar IA nas organizações?

‍Para adotar a inteligência artificial na sua empresa, são necessárias algumas medidas para melhor adaptação, e vamos citar algumas delas.

A familiarização com conceitos básicos de tecnologia é essencial para que possam ser adotados na prática. Além disso, é preciso estar atento a como solucionar problemas com a ajuda da IA e de que forma integrá-la ao funcionamento da sua empresa. A contratação de especialistas em IA também é muito recomendada. Outro ponto importante é lembrar que o IA não serve para substituir o papel do colaborador, mas apenas potencializar seus resultados.

A era da inteligência artificial: como fazer parte

‍Diante de tudo isso, fica claro como a incrementação da inteligência artificial só tem a agregar valor a sua empresa. A autonomia das máquinas permite um fluxo de trabalho com mais eficiência e exatidão, o que só apresenta vantagens competitivas.

Se você, empreendedor, quer fazer parte dessa nova era tecnológica e tem dúvidas de por onde começar, nós podemos te orientar. Com a Omie.Academy, nossa plataforma educacional gratuita, você se capacita e aprende de qualquer lugar do Brasil sobre gestão e negócios, marketing, contábil, administração e muito mais.

Confira também o nosso curso especialmente voltado para as inovações e tendências do mercado e os desafios do empreendedor para desenvolver soluções inovadoras.

Para conhecer mais sobre o assunto discutido neste artigo, leia também sobre o impacto da indústria 4.0 nos negócios em nosso blog e se mantenha atualizado sobre as novidades tecnológicas do empreendedorismo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
colocar a minha empresa no Google Maps? tablet em mapa
Confira um passo a passo simples de como colocar sua empresa no Google Maps. Aumente sua visibilidade local e conquiste
pessoas fazendo design thinking
Inove nos processos e soluções da sua empresa: conheça o Design Thinking e entenda a aplicação dessa metodologia nos negócios.
Conheça as vantagens e a importância de ter um software para clínica médica, descubra como escolher a melhor opção e