Kaizen: o que é e como usar este método no seu negócio?

Você sabe o que é o método Kaizen? Ele pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa. Confira o artigo para entender como.
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A busca pelo crescimento contínuo, por melhorar cada vez mais, é uma mentalidade que deve fazer parte da cultura de todos os tipos de empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. E é exatamente sobre isso que a filosofia Kaizen trata. 

Ela é uma metodologia aplicada em empreendimentos do mundo todo e serve como um guia para focar em como buscar esta evolução constante. Quando uma empresa está em crise, os esforços serão para superar e encontrar novos caminhos promissores. Porém, em um momento de bons resultados, é preciso tomar cuidado para não cair na estagnação.

É preciso entender como manter o sucesso que a empresa atingiu, mas também se planejar e dar os próximos passos rumo a novos objetivos. Confira o artigo para saber mais sobre como fazer isso. 

Kaizen: o que é?

Kaizen é uma filosofia japonesa que pode ser definida como a busca pela melhoria contínua. Ela começou a ser implementada em empresa após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1950. 

O Japão enfrentava uma grande crise econômica, dessa forma, uma série de medidas foram desenvolvidas para reerguer a economia, dentre elas o Kaizen. Um exemplo de empresa que utiliza esta metodologia é a Toyota. 

A ideia principal do Kaizen é que tudo pode ser melhorado e isso deve ser feito todos os dias. Todos os funcionários de uma empresa devem estar comprometidos e se empenhar para que isso aconteça. 

Esta é uma metodologia que valoriza as pequenas mudanças, a criação constante de novos objetivos e o trabalho em equipe, em que todos estão envolvidos, desde o CEO até os colaboradores.

Conheça o objetivo do Kaizen

O objetivo da filosofia Kaizen é que, através dela, tanto empresas como indivíduos consigam evoluir cada vez mais, todos os dias. No caso de empreendimentos, a ideia é que seja possível alcançar metas como a redução de custos, aumento da produtividade, redução do desperdício, clientes mais satisfeitos e maior segurança. 

O Kaizen tem como prioridade assegurar que os processos dentro de uma organização sejam aprimorados de maneira consistente e gradual. As pessoas são ensinadas a utilizar os recursos de forma eficiente. 

A transmissão do conhecimento também é muito valorizada, para que todos possam evoluir em conjunto. O Kaizen não se resume a ações, mas a mudar a forma de pensar e criar uma cultura em que melhoria contínua é um dos principais valores. 

Como funciona o método Kaizen?

Para aplicar o método Kaizen, primeiramente é importante compreender quais são os princípios que guiam esta filosofia. São eles: 

  • ser aplicável em qualquer organização;
  • comunicação deve ser transparente;
  • foco nas ações onde há maior necessidade;
  • priorizar as pessoas;
  • eliminar o desperdício;
  • todos os funcionários devem participar;
  • aprender fazendo;
  • o objetivo final é a melhoria contínua.

Na implementação desta metodologia, é necessário considerar o que integra uma empresa e quais atividades de melhorias podem ser feitas em cada aspecto. Usualmente, as quatros principais áreas de um empreendimento são a mão de obra, método, material e máquinas. 

Pensando em cada uma delas através do Kaizen, cria-se uma hierarquia de ações em que são priorizadas as atividades que têm um impacto significativo com menor esforço e gastos. 

Ao estabelecer qualquer nova atividade ou alterar uma já existente, utilizando o método Kaizen, deve-se analisar como manter a qualidade e minimizar o custo total. Deve-se criar um ambiente que permita com que todos possam trabalhar com qualidade, onde haja colaboração entre as áreas e o compartilhamento de aprendizados. 

6 vantagens de utilizar o método Kaizen

Uma das razões pelas quais o método Kaizen se popularizou no mundo inteiro é porque ele realmente entrega resultados e oferece diversas vantagens. Dentre elas estão: 

1. Diminui os desperdícios

Um dos focos do Kaizen é otimizar a produtividade aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. Com isso, é possível reduzir o desperdício consideravelmente e, por consequência, economizar em vários setores também.

2. Aumenta a satisfação do cliente

Ao implementar a cultura da busca pela melhoria constante, isso também inclui a relação com os clientes. Certamente, eles ficarão muito mais satisfeitos ao contarem com produtos ou serviços que são feitos para oferecer a melhor experiência para eles e também ao lidarem com uma equipe que preza pela excelência no atendimento. 

3. Mais produtividade

A filosofia Kaizen, para funcionar de fato, deve fazer parte da cultura da empresa. A partir do momento em que os funcionários compreendem que deve-se sempre buscar evoluir em todas as atividades realizadas, isso resulta em uma produtividade muito maior. 

4. Aumenta a retenção de talentos

Existem diversos fatores que influenciam o fato de uma pessoa desejar permanecer trabalhando em uma empresa – um deles é a motivação. Com o método Kaizen, cada profissional é instigado a buscar o melhor de si e também há uma valorização dos funcionários na medida em que se entende que todos eles são essenciais para conquistar bons resultados. 

5. Agilidade para resolver problemas

Com o estabelecimento de processos que visam a otimização do tempo e produtividade e o aproveitamento máximo dos recursos, fica muito mais fácil resolver problemas. Já existe uma mentalidade instaurada como parte da cultura da empresa de compartilhamento de conhecimento, comunicação efetiva entre os setores e de sempre buscar as melhores soluções.

6. Aumento da segurança

Em uma empresa que preza pelo desenvolvimento contínuo e a transparência na comunicação, algo essencial no Kaizen, cria-se uma cultura onde os funcionários se sentem mais acolhidos e seguros no ambiente de trabalho. Eles entendem que exercem um papel importante na evolução da organização como um todo.

Em quais negócios o método Kaizen pode ser aplicado?

Um dos princípios do Kaizen é que ele possa ser aplicado em todos os tipos de empresas, dessa forma, aprimorando a gestão estratégica independente do seu negócio. Ou seja, não existe um tipo de negócio específico para o qual o Kaizen foi desenvolvido. Além disso, você pode aplicá-lo em empreendimentos de diferentes tamanhos. 

Como usar o método Kaizen no seu negócio

Para colocar o método Kaizen em prática, primeiro você deve definir onde ele será implementado. Por exemplo, analise na sua empresa quais são os setores onde há uma baixa produtividade, processos demorados e ineficientes. 

Porém, isso não quer dizer que você deve aplicar esta filosofia somente em setores que estão em crise, pelo contrário, pode escolher aqueles que têm um bom desempenho, afinal, o Kaizen também é para melhorar aquilo que já está bom. 

Depois de decidir onde implementar esta metodologia, é imprescindível treinar os profissionais. Eles precisam entender os benefícios que o Kaizen oferece e como a participação deles é essencial para que se alcance bons resultados. 

É hora de colocar a filosofia em prática e melhorar a sua gestão de empresas. Você, juntamente com a equipe, irá analisar os processos realizados no setor, quais são os principais pontos fracos, onde os recursos não estão sendo bem utilizados e, a partir daí, determinar quais mudanças devem ser feitas. 

Enquanto as alterações são desenvolvidas, é importante acompanhar como elas vão impactar nos resultados, fazer mudanças se necessário e dar o feedback para todos. 

O trabalho em equipe é essencial no Kaizen

Para que  você tenha sucesso ao implementar o método Kaizen, é fundamental incluir a sua equipe em todo o processo. Não somente na execução das mudanças, mas também na identificação do que pode ser aprimorado e como fazer isso. 

Antes de tudo, apresente para eles o que é a filosofia Kaizen e certifique-se de criar um ambiente onde ela pode ser de fato seguida. Os líderes devem dar o exemplo, como já apontado anteriormente. A busca da melhoria contínua envolve todos e deve ser vista como uma responsabilidade compartilhada.

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