Link de pagamento: vale a pena implementar no seu negócio?

Descubra como funciona o link de pagamento, suas vantagens e ainda descubra como usar essa funcionalidade no seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O link de pagamento é mais uma inovação digital que veio para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas na hora de receberem de seus clientes. Você pode utilizar este recurso sem a necessidade de ter um site onde o consumidor consegue pagar online e escolher o método de pagamento que prefere.

Em um mundo onde as tecnologias avançam rapidamente e o modo de consumo das pessoas também, é importante se manter atualizado sobre as ferramentas que surgem. Confira o artigo para saber se este recurso pode ser útil para o seu negócio. 

O que é link de pagamento?

O link de pagamento, como o próprio nome sugere, é um link que a empresa gera por meio da plataforma de sua escolha. Essa URL é exclusiva para o pagamento e já contém o item e valor a ser pago, bem como as opções para a forma de pagamento. Ao final, ainda é gerado um comprovante para o cliente de que a compra foi feita. 

Dessa forma, você pode vender online sem a necessidade de ter um site. Lojas que trabalham por WhatsApp e Instagram, por exemplo, podem evitar arcar com os custos de manter um site de ecommerce funcionando. 

Entenda como funciona um link de pagamento

Para que você tenha a opção de gerar esse tipo de link é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos que disponibilize a realização dessa operação de forma online. Dessa forma, é possível acessar a um formulário e colocar todas as informações da venda. 

Feito isso, o sistema gera um link que você irá copiar e então enviar para que o cliente efetue o pagamento. Não é preciso fazer login em nenhuma plataforma e o consumidor pode finalizar o processo rapidamente, o que ajuda na experiência de compra, tornando-a mais simples. 

4 vantagens de implementar o link de pagamento no seu negócio

As vantagens de implementar o link de pagamento no seu negócio são inúmeras, mas de forma geral todas elas juntas resultam em facilidade nas operações internas e também em uma melhor experiência para os seus clientes. Conheça a seguir um pouco mais sobre elas. 

1. Diversos tipos de negócios podem usar

Um dos grandes benefícios do link de pagamento é que ele não se restringe somente a quem possui lojas online. É uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas dos mais diversos setores. Não somente companhias B2C como também B2B.  

2. Facilita o controle de vendas 

Quando um pagamento é realizado por meio do link, normalmente a plataforma envia uma notificação confirmando a transação. Isso ajuda muito na hora do controle de vendas, afinal basta acessar o sistema e conferir a lista de pagamentos feitos dessa forma, juntamente com os valores e os produtos. É muito mais simples do que vendas com dinheiro vivo. 

3. Viabiliza vendas no Whatsapp e redes sociais

O link de pagamento permite que mesmo empresas pequenas, que fazem uso apenas do WhatsApp, Instagram e Facebook, consigam qualidade nas transações online. Assim, é possível garantir qualidade no atendimento e agilidade na venda, sem a necessidade contratar um marketplace, por exemplo. 

Especialmente para microempreendedores que ofertam serviços, como cabeleireiros, costureiros, pintores e outros, podem aumentar as possibilidades de negócio ao oferecer essa tecnologia de pagamento. Mesmo com o contato acontecendo nas redes sociais, o cliente pode ficar à vontade para fazer o pagamento de forma digital com segurança. 

4. Facilita a criação de promoções relâmpagos

Promoções são a chance perfeita do empreendedor se livrar do estoque parado e de ajudar o consumidor adquirir itens desejados com condições melhores. Se a loja já tem o costume de atuar online nas redes sociais, o link de pagamento se torna um complemento importante que vai facilitar a conversão do usuário. 

Contudo, no caso de lojas físicas que não costumam vender online, para expandir o alcance dessas promoções, o link de pagamento é uma excelente solução. Por exemplo, a loja pode enviar mensagens para clientes que já são fidelizados, contando da promoção, e oferecer a opção de fazer a compra por meio da URL, para aproveitar os benefícios. 

Passo a passo de como gerar link de pagamento

Para gerar o link de pagamento, basta fazer os seguintes passos: 

  1. Acesse a plataforma de pagamento da sua escolha;
  2. Selecione o serviço de gerar link de pagamento;
  3. Preencha as informações referentes ao tipo de produto, quantidade e valor – algumas operadoras permitem até colocar o CPF ou CNPJ do cliente;
  4. Revise todas as informações e finalize o processo;
  5. Após gerado automaticamente, basta copiar o link e enviar para o cliente. 

Divulgue a opção de usar o link de pagamento

Ao adotar o link de pagamento como uma alternativa para os seus clientes, aproveite isso para promover a sua loja. Use as suas redes sociais para explicar como esse processo funciona e conte para seus clientes que agora eles também contam com essa vantagem. 

Muitas pessoas ficam desencorajadas de comprar pelo WhatsApp ou Instagram, por exelink de pagamento mplo, exatamente pela insegurança de como o pagamento será feito e se seus dados estão protegidos. Destaque a segurança deste método que pode te ajudar a vender mais. 

Para obter ainda mais sucesso com seus negócios vale a pena conhecer o sistema ERP OMIE. Com ele, você tem uma plataforma online onde pode centralizar todos os dados e transações da sua empresa, diminuindo as chances de erro. Aproveite também e confira os artigos sobre gestão e vários outros temas importantes relacionados ao empreendedorismo no blog Omie.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
representação de pesquisa de mercado
Entenda a importância de fazer a pesquisa de mercado para o sucesso do seu negócio.
Funcionários buscando 5 C's
O CS está na base para o sucesso de vendas. Aprenda como atrair e manter clientes hoje mesmo!