Ter uma boa noção de contabilidade e finanças é essencial para ser um bom gestor e ter uma empresa de sucesso. Por esse motivo, a familiaridade com termos como margem de lucro e markup é muito importante, já que são conceitos que influenciam muito no bem-estar financeiro do seu negócio.
Em muitos casos, tais conceitos podem ser confundidos ou vistos da mesma maneira. Existem, porém, diferenças importantes e aplicações próprias a cada um deles. O olhar atento a essas diferenças impactam de maneira significativa a área de finanças, um dos pilares de qualquer empreendimento.
Ainda, tanto a margem de lucro quanto o markup influenciam muito na definição da tabela de preços de uma empresa e no fluxo de rendimentos, logo, devem ser sempre considerados para que seja possível ter uma boa gestão contábil.
Neste post, você encontrará algumas informações essenciais para começar a se manter informado sobre o tema. Nele, será apresentado o que é margem de lucro, o que é markup, quais as diferenças entre eles e como calculá-los de forma prática e eficiente. Fique por dentro e boa leitura!
Qual a diferença entre markup e margem de lucro?
Apesar de serem conceitos semelhantes e muitas vezes considerados idênticos, existem algumas diferenças que separam o markup da margem de lucro. Essa confusão pode até mesmo resultar em prejuízos por parte da empresa. Então, veja a diferença entre esses conceitos e como fazer o cálculo certo.
Markup
O markup é um conceito utilizado para facilitar a vida do empresário no momento de definição dos preços dos seus produtos ou serviços, mas de uma forma um pouco diferente da margem de lucro.
Aqui, o cálculo é feito levando em conta a margem de lucro do bem ou serviço oferecido pela empresa, assim como suas despesas fixas e variáveis.
As despesas fixas de uma empresa são aquelas que não dizem respeito à produção, e sim gastos recorrentes de fixos para manutenção da empresa, como aluguel do imóvel utilizado como sede, contas diversas (luz, água, internet) e serviços essenciais.
Já as despesas variáveis mudam de acordo com o volume de vendas e produção da empresa, e um exemplo disso é o gasto com matéria prima. Em alguns momentos do ano, com aumento de vendas, as despesas variáveis podem aumentar. É o caso, igualmente, de crises ou imprevistos.
Geralmente, o índice do markup é utilizado para chegar a um valor justo para o produto da seguinte forma: índice de markup x custo de produção = preço. Assim, é possível chegar a um preço justo e razoável e ainda assim ter um bom retorno, justo com o consumidor final.
Markup: como calcular?
Ao fazer o cálculo do markup, é necessário obter as despesas fixas e variáveis da empresa, como impostos a serem pagos antes do momento da venda, além da margem de lucro.
O cálculo a ser feito é:
- Markup = 100/100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)
Exemplificando: se as despesas fixas da sua empresa somaram R$ 12,00, as despesas variáveis foram R$ 10,00, e a margem de lucro R$ 14,00, pelo cálculo:
100/100 – 12 + 10 + 14
100/100 – 36
100/36 = índice de markup de 2,7.
Margem de lucro
A margem de lucro é o percentual sobre a venda do produto destinado ao caixa interno da empresa, ou seja, é a diferença entre o preço de produção do produto e o preço a que ele foi vendido. De forma simples, é sinônimo de lucratividade para a empresa.
É extremamente importante estar atento a esse índice, já que ele indica quanto a empresa está movimentando internamente, e dessa forma é possível estabelecer as medidas que podem ser tomadas, como expansão, melhorias no negócio, entre outros.
Além disso, a margem de lucro é o melhor indicativo da saúde financeira da sua empresa, já que se o rendimento for negativo, é hora de repensar as estratégias de vendas, reajustar valores de acordo com os gastos, e procurar outras formas de evitar prejuízos.
Nesse contexto, ainda, é possível contar com empréstimos e vias de crédito, desde que os valores sejam bem planejados e estejam de acordo com o planejamento. Lembre-se de evitar os riscos financeiros com um bom planejamento de caixa.
A margem de lucro pode ser dividida em três categorias:
- Custo: engloba todo o valor gasto na confecção dos produtos ou compra dos serviços oferecidos pela empresa);
- Preços de venda: é necessário ter sempre em mente que os preços devem ser justos e razoáveis para o consumidor);
- Lucro: percentual recebido pela empresa na finalização da venda, ou seja, o retorno do investimento.
Aqui, é importante considerar que a margem de lucro deve estar sempre dentro do razoável, já que, se for muito elevada, pode encarecer o produto e fazer com que o consumidor desista da compra, o que vai gerar prejuízos à empresa.
Buscar aumentar o preço do produto ou serviço de forma abusiva tendo em mente apenas um maior retorno é uma má estratégia, já que é sempre necessário buscar estar dentro da média estabelecida pela concorrência.
Margem de lucro: como calcular?
A margem de lucro é calculada da seguinte forma:
- Margem de lucro líquida = Preço líquido – Custo líquido/Preço
Logo, se o preço de venda de um produto é R$ 40 e o seu preço de custo foi R$ 25, calcula-se que a margem de lucro é R$ 15.
Nesse cálculo, é necessário levar em conta tudo o que foi gasto por parte da empresa para fornecer o produto ou serviço vendido.
Assim, devem ser incluídos gastos com contas (de água, telefone, luz, etc.), matéria-prima utilizada na fabricação, impostos não retornáveis, despesas administrativas, mão de obra, equipamentos e manutenção deles, entre outros. Para que o cálculo seja justo e não haja prejuízo, tudo deve ser levado em conta.
Fique por dentro das finanças da sua empresa
Os conceitos de margem de lucro e markup são muito importantes para saber o que se passa no dia a dia da sua empresa e ter uma gestão mais ativa, tanto na cadeia de produção quanto no fluxo de caixa. Eles auxiliam a definir preços mais justos, visualizar as entregas e definir melhores relações com clientes.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é a margem de lucro e markup, como diferenciá-los, quando devem ser aplicados, os cálculos necessários e exemplos que podem ser adaptados à realidade da sua empresa.
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