Empréstimo Empresarial para Pequenas e Médias Empresas

O empréstimo empresarial é uma boa opção para o crescimento de novos negócios. Saiba como solicitar seu empréstimo para MEI!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O empréstimo empresarial tem sido uma solução importante para negócios de todos os níveis e ramos de atuação. No cenário atual, pequenos negócios têm deslanchado, assim como empreendimentos realizados por MEI (Microempreendedor Individual). Nesses casos, o empréstimo para MEI é uma vantagem que deve ser usada estrategicamente.

Sabe-se que o mercado muda conforme as condições sociais e políticas. No caso brasileiro, o aumento de negócios feito por microempreendedores se dá em função de fatores negativos, como o aumento do desemprego, e positivos, como a desburocratização e aumento da iniciativa empreendedora.

Assim como o cenário, o mundo dos negócios vai se adaptando conforme as necessidades dos empreendedores. No caso do empréstimo empresarial, a opção para MEI é uma novidade desconhecida por muitos. Neste artigo, saiba no que consiste essa modalidade de empréstimo, como e quando usá-la. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 107

O que é empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é uma negociação estabelecida entre uma determinada instituição financiadora e um empresário com a finalidade de investir no crescimento e desenvolvimento de um negócio.

Essa modalidade de empréstimo pode ser direcionada para o setor que o empresário julgar necessário e o pagamento é realizado posteriormente, com a devolução do valor investido de maneira parcial.

A seguir, confira quais são os tipos de CNPJs aptos para receber o empréstimo na modalidade empresarial:

  • Sociedade Simples (SS);
  • Empresa Individual (EI);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Anônima (SA);
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Associações sem Fins Lucrativos;
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

O empréstimo empresarial é uma vantagem para futuros empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio, mas não tem o dinheiro necessário, além de ser uma saída inteligente para empreendedores que já existem, mas gostariam de ampliar, ou sair de uma crise.

Como utilizar meu empréstimo empresarial

É importante que você tenha em mente quando e como solicitar o crédito empresarial. Em alguns casos, por exemplo, o empreendedor precisa dele para iniciar todo o processo do zero, enquanto outros, precisam do recurso para ampliar a empresa ou para pagar dívidas.

É necessário conhecer e mapear as taxas de juros de cada instituição financiadora e entender o porquê do empréstimo, entender se vale a pena, se existem riscos e outros fatores.

Solicitar empréstimo empresarial: quando?

Saber quando solicitar o empréstimo empresarial é importante pois pode definir o melhor uso dos recursos. para isso, conheça os principais tipos de empréstimos para MEI disponíveis, levando em conta qual se encaixa melhor no momento em que sua empresa se encontra:

  • Capital de giro: tipo de crédito para atender fluxo de caixa, por exemplo, pagamento de colaboradores, aluguel e fornecedores.
  • Investimento fixo: quando é necessário fazer uma manutenção na estrutura física, ou seja, compra de salas, equipamentos, estoque, softwares e armazenamentos.
  • Investimento misto: essa modalidade de investimento permite o empresário diversificar o seu capital e direcioná-lo para o setor que julga necessário.
  • Pagamento de dívidas: o empréstimo empresarial pode ser uma saída para dívidas não pagas ou entraves que surgiram no interior do negócio.

Como funciona o empréstimo empresarial hoje?

As pequenas e médias empresas, ou PMEs, são o motor da economia nacional e há anos enfrentam dificuldades no processo de solicitação de empréstimo empresarial. Diante disso, surgem novos competidores oferecendo serviços mais atrativos e ágeis, como o empréstimo empresarial para mei online e entre outros que você vê a seguir.

Tipos de empréstimo empresarial

Existem 5 tipos de empréstimos disponíveis hoje para CNPJs. Saber diferenciá-los é determinante, porque cada um busca atender a uma necessidade específica. Confira quais são:

  • Antecipação de recebíveis: é gerado uma condição de crédito ou condição de pagamento que fornece a uma empresa um empréstimo de curto prazo, fazendo com que a empresa transfira os recebidos (dos clientes) para a instituição financiadora.
  • Empréstimos bancários: são empréstimos fornecidos pelas instituições bancárias, no qual o empresário retira uma determinada quantia em dinheiro e faz a devolução em cifras de parcelas.
  • Investidores anjos: pessoa física ou jurídica que faz o investimento no seu próprio negócio com o seu próprio dinheiro. Geralmente isso acontece quando a empresa financiada apresenta um alto potencial de desenvolvimento, ou seja, o que chamamos de dinheiro bem investido.
  • Crowdfunding: investimento coletivo para um determinado fim, ou seja, a união de vários investidores (sendo pessoa física ou jurídica) em prol do desenvolvimento de uma empresa.
  • Linhas de crédito on-line: semelhante ao limite do cartão de crédito com saldo rotativo e com juros baixos, a linha de crédito é um recurso disponibilizado por instituições financeiras como os bancos on-line, por exemplo.

Empréstimo com nome sujo é possível?

O empréstimo para MEI negativado também é possível, contudo, as instituições financeiras disponibilizam acessos mais reduzidos e com pouca flexibilidade, e as condições de pagamento não costumam corresponder ao interesse do empreendedor.

É importante avaliar a situação do seu CNPJ antes de solicitar mais abertura de crédito, afinal, em algumas situações, um empréstimo para um MEI negativado pode resultar em mais problemas, pois as taxas de juros costumam ser mais altas e pouco flexíveis.

Encontre o equilíbrio que precisa com a Omie

O empréstimo empresarial é uma modalidade de empréstimo que pode ser acessada por diversos tipos de CNPJ e negócios. Aliado a esse recurso, uma boa gestão de pessoas pode contribuir para edificar um negócio e sair da crise. Hoje, contamos com diferentes saídas para o novo empreendedor alcançar seus objetivos, abrindo seu próprio negócio e fazendo com que ele prospere.

Calcule as condições de obtenção do empréstimo e combine estratégias para alavancar sua atuação. No caso de MEI e empresas de menor porte, os desafios são ainda maiores, pois exigem visão estratégica em direção ao futuro. No Blog Omie você encontra essas e outras dicas para uma gestão integrada e de qualidade.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.
PIS: homem com mão no queixo
Diferente do que se imagina, o PIS não foi substituído pelo abono salarial. Encontre informações atualizadas neste guia.
razão social

MEI

Entenda a razão social, para que serve, como criar e consultar