Para que uma empresa cresça de forma estruturada, é fundamental que os processos, atividades e hierarquia estejam bem definidos. Para organizar essas informações, pode-se contar com alguns modelos de organogramas, conforme a necessidade de cada caso.
Como essa ferramenta possui diversos formatos, é possível escolher a melhor opção para ajudar na definição de funções e divisão do trabalho na empresa. Isso traz clareza para a gestão e facilita o desenvolvimento dos negócios.
Neste artigo, vamos tratar sobre os principais modelos para apoiar a estruturação e organização da sua gestão. Acompanhe até o final para entender a melhor maneira de elaborar os organogramas.
4 modelos de organograma empresarial
Um organograma empresarial é um gráfico que traz representações hierárquicas da empresa, sendo muito utilizado para organizar e visualizar os cargos e atividades dos colaboradores.
Assim, a gestão se torna mais clara, pois todos sabem o que é esperado e o que deve ser feito. Em momentos de mudanças da empresa, o organograma torna-se um referencial para mostrar o funcionamento dos negócios.
Além disso, ter de forma visual os processos e hierarquia da companhia ajuda no entendimento e desenvolvimento dos colaboradores. Acompanhe 4 modelos de organograma empresarial e suas vantagens para a gestão.
Organograma vertical
Um dos modelos mais clássicos, é muito utilizado por empresas mais tradicionais, apresentando os cargos de forma hierárquica, ou seja, dos gestores superiores até os colaboradores operacionais.
Com esse tipo de organograma é fácil entender a cadeia de comando da empresa, quais as relações entre os setores e gestores, além de tornar mais eficiente o entendimento dos níveis gerenciais.
Por mais que uma empresa seja flexível com relação à hierarquia, é interessante ter esse formato de visualização dos cargos e responsabilidades. Isso dá segurança aos colaboradores sobre quem recorrer e reportar em determinadas situações.
Organograma horizontal
Muito utilizado em empresas com hierarquia mais flexível, esse organograma apresenta as funções sem apresentar cargos e níveis de forma tão definida. Isso reflete a cultura do negócio que promove maior autonomia para os colaboradores, permitindo mais tomadas de decisão por parte de cada um.
Pode ser elaborado de forma linear (com todos no mesmo nível, na mesma linha) ou de forma plana, com pequenas variações na disposição das informações, sem que isso implique, necessariamente, em maior ou menor poder de decisão.
Organograma circular
Semelhante ao organograma horizontal, no organograma circular a hierarquia também não é o principal. Nesse caso, o cargo com maior poder de decisão fica no centro do documento e as demais funções/colaboradores são dispostas ao seu redor.
Essa forma de organizar visa promover o trabalho em equipe, diminuindo a diferença entre os cargos. Como nem todas as empresas possuem essa visão, este tipo de organograma é indicado para as companhias mais informais e que valorizam a entrega e autonomia dos times.
Organograma linear
Um pouco diferente dos anteriores, que evidenciaram os cargos e funções, o organograma linear tem como objetivo esclarecer as atividades e atribuições de cada nível. Também é chamado de Organograma Linear de Responsabilidades (OLR) e foca na organização do que é esperado de cada cargo.
Seu papel é identificar as tarefas, atividades e responsabilidades para cada função, trazendo mais clareza ao que deve ser realizado por cada um. Quando os colaboradores têm acesso a esse tipo de informação, podem se preparar melhor para suas entregas, além de ter melhor visão do que fazer para crescer e se destacar.
Quanto mais organizada for a empresa e sua estrutura, mais fácil é para cada um desempenhar seu papel e entregar aquilo que é esperado.
Dicas de como fazer um organograma
A partir desses modelos, você pode identificar o que é mais adequado à realidade da sua empresa e investir na montagem dessa ferramenta. Para isso, alguns passos devem ser seguidos, de forma a organizar as informações necessárias.
Vale lembrar que todo o processo de montagem de um organograma faz parte de um planejamento estratégico da empresa, ajudando na estruturação das suas funções e atividades, preparando-a para o crescimento.
Quando todos os colaboradores e gestores conhecem o funcionamento da companhia, quais são suas funções e qual é o fluxo de trabalho e informações, todo o trabalho ocorre de maneira mais fluida e os resultados são potencializados.
- Conheça os colaboradores da empresa: é preciso se certificar que você conhece todos os seus funcionários. Liste o nome de cada um, independente se são CLT, PJ, terceirizado, estagiário etc. Quanto mais completo estiver seu controle dos colaboradores, mais eficaz será o organograma;
- Organize as funções e cargos: o próximo passo é listar todas as funções e cargos que sua empresa possui (ou pretende ter). Com base nessas informações, você poderá encaixar os colaboradores em cada função. Aqui também vale a pena investir em descrever as atividades de cada cargo para facilitar a identificação de cada um no cotidiano da companhia;
- Escolha o melhor modelo: com todos os dados em mãos, é hora de escolher o modelo mais adequado para sua empresa. A gestão é mais tradicional ou informal? Você deseja organizar os cargos ou as atividades de cada função? A resposta para essas perguntas indica o formato que melhor se ajusta à necessidade atual dos negócios. Inclusive, você pode aproveitar a organização e montar mais de um organograma;
- Apresente para a empresa: o organograma funcionará muito melhor quando todos tiverem ciência das informações. Quando há clareza nas definições dos cargos e atividades, os colaboradores se sentem mais seguros para executar suas ações e sabem para quem devem se reportar em alguma necessidade. Se houver alguma alteração nos organogramas, é interessante atualizar os times, pois a transparência aumenta a confiança da equipe;
- Acompanhe de perto: as empresas estão sempre se atualizando, mudando e se adaptando. Se não houver um acompanhamento para ver se a estrutura se mantém (em especial nos formatos horizontal e circular) e se as atividades estão ocorrendo da forma estipulada, com o tempo a cultura organizacional irá se perder. Assim, a empresa pode perder qualidade na forma como atende os clientes e oferece seus produtos e serviços.
Inicie um novo momento na sua empresa
O organograma empresarial é uma excelente ferramenta de organização das funções e atividades da companhia. Com ele, é possível visualizar rapidamente a estrutura dos cargos e o que é esperado de cada função.
O investimento nessa ferramenta pode levar sua empresa a iniciar um novo momento na gestão, de forma mais organizada e clara. O empreendedor que decide aplicar os organogramas no seu negócio pode se beneficiar de outros conhecimentos, como liderança e gestão de pessoas na prática.
Comece hoje mesmo a transformar sua atuação com as melhores práticas. Mantenha-se informado no Blog Omie sobre este e outros temas do mundo dos negócios!