Nicho de mercado: o que é, tipos, exemplos e como definir?

Saiba o que é nicho de mercado, seus principais tipos, exemplos e como escolher.
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Antes mesmo de abrir uma empresa, você já deve ter seu nicho de mercado muito bem definido. É ele que ajuda a segmentar a sua atuação no mercado e a propor as melhores estratégias para crescer dentro daquele setor. 

Mas, apesar de parecer simples, identificar o melhor nicho exige cuidado e atenção. Afinal, mais do que conhecer bem suas opções, você deve escolher aquela no qual você pode conquistar mais cada vez mais autoridade e sucesso. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto. 

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado nada mais é do que um segmento específico e especializado de um mercado mais amplo, no qual os produtos ou serviços atendem às necessidades e preferências de um grupo pré-determinado de consumidores

Ou seja, em vez de se concentrar em um mercado em massa, uma estratégia de nicho concentra-se em satisfazer as demandas exclusivas de um grupo particular.  

Assim, quando você escolhe um nicho de mercado, acaba identificando um grupo de consumidores com necessidades que não foram atendidas ainda ou que foram mal atendidas pelo mercado em geral. 

O objetivo dessa segmentação é oferecer produtos ou serviços altamente personalizados e direcionados para esse grupo específico, proporcionando uma proposta de valor única, aumentando sua vantagem competitiva no mercado.

Por exemplo, em vez de competir no mercado de roupas em geral, você pode escolher um nicho específico, como moda para gestantes. Nesse nicho, a sua empresa poderá oferecer roupas elegantes e confortáveis ​​especificamente projetadas para mulheres grávidas, atendendo às suas necessidades de moda durante a gravidez.

Desenvolver um plano de marketing é uma excelente maneira de alcançar esse público, afinal é nele que você vai traçar as principais estratégias de vendas. A boa notícia é que os nichos de venda podem ser baseados nos seus hobbies e interesses, como uma consultoria, por exemplo. 

É importante ter em mente que, na hora de escolher um nicho de mercado, você deve entender bem sobre as preferências e necessidades do grupo que pretende atender. 

Tipos de nicho de mercado

Existem diferentes tipos de nichos de mercado que você pode explorar no seu negócio. Felizmente, eles são segmentados de várias maneiras, como geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental. 

Assim, cada tipo de segmentação irá oferecer insights valiosos sobre a persona ou público-alvo que você pretende atingir, permitindo que você personalize seus produtos, serviços e estratégias de forma mais eficaz. Abaixo separamos os principais tipos para você encontrar o segmento ideal para o seu negócio. Confira!

Segmentação geográfica 

A segmentação geográfica, basicamente envolve dividir o mercado de acordo com fatores geográficos, como localização, clima, densidade populacional, entre outros.

Um bom exemplo nesse caso seria uma empresa que oferece equipamentos para esportes aquáticos, especificamente para áreas com praias e lagos, onde a prática desses esportes é popular.

Ou seja, neste tipo de segmentação as empresas conseguem atender a necessidades específicas de consumidores de uma determinada região. 

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica é aquela que considera características dos consumidores, como idade, gênero, renda, ocupação, estado civil e educação, por exemplo. 

Isso porque, com essas informações é possível adaptar os produtos ou serviços fornecidos, bem como as ações de marketing de acordo com as necessidades e preferências específicas de cada segmento demográfico. 

Como exemplo, imagine que a sua empresa desenvolve e comercializa brinquedos educativos para crianças com idade entre 5 e 6 anos. Neste caso, esses brinquedos poderiam atender às necessidades de desenvolvimento cognitivo relacionado a essa faixa etária.

Segmentação psicográfica

Os traços de personalidade, valores, interesses, estilo de vida e atitudes dos consumidores também podem servir como um nicho de mercado. Estamos falando da segmentação psicográfica.

Ela busca entender os aspectos emocionais e psicológicos que influenciam as decisões de compra. É o caso das empresas que criam produtos ecológicos e sustentáveis, por exemplo, com foco em clientes que valorizam a preservação do meio ambiente e buscam opções mais sustentáveis para o seu estilo de vida.

Segmentação comportamental

Você sabia que o padrão de comportamento dos consumidores é um dos principais tipos de segmentação de nicho de mercado? Isso mesmo. A segmentação comportamental analisa como os clientes se comportam em relação aos produtos e serviços, levando em consideração fatores como padrões de uso, benefícios procurados, lealdade à marca, ocasiões de compra, entre outros aspectos. 

Isso permite que as empresas identifiquem nichos de mercado com base no comportamento de compra e criem estratégias direcionadas para solucionar as demandas destes grupos.

É o caso de empresas voltadas para produtos de cuidados com a pele, por exemplo, que se concentram em pessoas que buscam opções orgânicas e livres de ingredientes químicos prejudiciais, atendendo às suas preocupações com a saúde e bem-estar.

Como definir o melhor nicho de mercado?

Definir o melhor nicho de mercado é uma etapa crucial para o sucesso de um negócio. Ela deve ser pensada ainda no início do processo de abertura. Isso porque escolher um nicho adequado pode permitir que a sua empresa se destaque dos concorrentes e atenda às necessidades específicas dos consumidores. 

Mas como fazer essa definição? Felizmente existem várias dicas que podem ajudar! Abaixo separamos as principais delas, confira: 

Pesquise tendências e nichos em alta

Uma das coisas mais importantes é estar sempre atualizado sobre as tendências e os nichos em alta no mercado. Acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores, as inovações tecnológicas e as demandas que surgem a cada dia pode revelar oportunidades de negócio bem promissoras. 

Ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends, por exemplo, podem te ajudar a ficar por dentro das novidades. As pesquisas de mercado, análises de setores específicos e o monitoramento de publicações relevantes também são excelentes para oferecer insights valiosos para identificar nichos em ascensão.

Selecione por afinidade 

Uma boa ideia é escolher um nicho de mercado com o qual você tenha afinidade. Se você possui conhecimento, interesse ou experiência no nicho específico, será mais fácil para te ajudar a compreender as necessidades dos consumidores e, com isso, desenvolver produtos ou serviços que realmente agreguem valor. Além disso, a paixão pelo nicho escolhido pode impulsionar sua motivação e dedicação ao negócio.

Entenda o mercado 

Antes de definir um nicho, é essencial compreender o mercado como um todo. Por isso, analise bem a sua concorrência, avalie a demanda atual do mercado, identifique lacunas e áreas não atendidas. 

É importante também entender as características dos consumidores, suas preferências, comportamentos de compra e necessidades não satisfeitas. Essas informações ajudarão você a identificar oportunidades e a tomar decisões informadas sobre o nicho de mercado mais adequado para seguir.

Defina objetivos 

É fundamental que você tenha definido de forma clara os objetivos do seu negócio. Uma boa dica é que você determine o que deseja alcançar e se pergunte qual será a sua expansão em determinado período, você irá seguir um nicho que já existe ou criar algo novo no mercado? Esses objetivos orientarão suas escolhas e te ajudarão a priorizar os nichos alinhados às metas do seu negócio.

Estude com profundidade o nicho de interesse

Antes de se comprometer com um nicho de mercado específico, considere realizar um estudo mais detalhado sobre ele. Analise dados demográficos, comportamentais e psicográficos dos consumidores, avalie a viabilidade econômica do nicho, identifique os concorrentes e suas estratégias, estude os fornecedores e os canais de distribuição. Quanto mais informações você tiver sobre o nicho em questão, melhores serão suas chances de sucesso.

A pesquisa de tendências, a seleção por afinidade, a compreensão do mercado, a definição de objetivos e o estudo do nicho de interesse são passos fundamentais nesse processo. Ao aplicar essas estratégias, você poderá identificar oportunidades de negócio promissoras, atender às necessidades específicas dos consumidores e destacar-se no mercado.

No entanto, a escolha do nicho de mercado é apenas o começo. É importante lembrar que você deve preparar e seguir um planejamento estratégico consistente, uma execução eficiente e uma constante adaptação às mudanças do mercado. 

O seu nicho pode e deve se atualizar. Portanto, após definir a sua segmentação, é fundamental continuar aprendendo, ouvindo seus clientes, monitorando as tendências e ajustando sua abordagem conforme necessário.

Mantenha o seu negócio crescendo de forma estratégica

Como você pôde ler até aqui, definir o melhor nicho de mercado requer pesquisa, análise e entendimento do mercado e das preferências dos consumidores. Afinal, você precisa entender quais são as necessidades do público que pretende atingir para direcionar seus esforços para atendê-las de forma estratégica.

Dessa forma, poderá manter o crescimento do seu negócio em um ritmo acelerado e positivo! Para impulsionar ainda mais esse crescimento, conte o ERP da Omie, um software de gestão completo para automatizar e otimizar a sua rotina, cuidando das partes mais burocráticas para que você possa focar no que realmente importa: estratégia e excelente experiência para seus clientes.  

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