A tecnologia está propondo uma série de mudanças – para melhor – em diversos segmentos. Quando se fala em contabilidade, o cenário é o mesmo. O mundo mudou. Conectados 24/7, profissionais dos mais diversos segmentos utilizam a tecnologia a seu favor a fim de otimizar processos, reduzir trabalhos manuais e liberar tempo para exercer a consultoria estratégica.
Na contabilidade, se fala em contabilidade online, digital ou consultiva.
Mesmo sendo conceitos que parecem sinônimos, não são. A contabilidade consultiva é muito mais do que apenas contar com a integração de dados contábeis e fiscais em tempo real, significa voltar às origens da contabilidade e se tornar conselheiro de seus clientes.
Há algum tempo temos fomentado essa transformação do contador tradicional para o contador consultivo que, no final do dia, clientes que são mais exigentes precisam de um conselheiro, a fim de ajudá-los a entender o status de seus negócios e próximos passos rumo à estabilidade e expansão financeira.
Por que é importante oferecer consultoria estratégica para os meus clientes?
A consultoria estratégica já ocupa um papel muito importante no mercado. É um processo que fornece todos os dados e informações relevantes para o aprimoramento da gestão das empresas, e ainda permite que o contador compreenda as reais necessidades de seus clientes e crie propostas de serviços contábeis coerentes, para assim, direcionar o futuro das empresas e traçar um equilíbrio entre todos os processos.
A adoção de tecnologias nesse processo permite que seja feita a contabilidade de gestão estratégica. Dessa forma, a consultoria estratégica se torna muito mais prática, otimizada e menos manual, eliminando trabalhos suscetíveis a erros e falhas, que podem prejudicar os dados das companhias. Automatizar processos já é uma realidade e deve ser considerada na hora de ofertar esse tipo de serviço para os seus clientes.
A Contabilidade Estratégica
Pode-se observar que a maioria dos contadores já têm o pré-requisito mais difícil para desenvolver uma estratégia contábil e se tornar um contador consultor: a expertise.
A tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação. Há quem diga que, com a implementação da tecnologia em um escritório contábil, a proximidade no relacionamento contador/cliente pode ser prejudicada, o que nós consideramos equivocado. O uso de tecnologias como os sistemas de gestão, por exemplo, permite que os contadores possam entregar o básico da contabilidade em menos tempo e com menos recursos, o que o deixa livre para se concentrar na contabilidade estratégica.
Para saber mais do assunto, nós preparamos o Guia do Contador 2.0, onde você pode encontrar 7 passos para transformar a realidade – e lucratividade – do seu escritório contábil fornecendo consultoria estratégica:
- Passo 1: Primeiras Necessidades
- Passo 2: Planejamento Financeiro
- Passo 3: Proposta de Serviços
- Passo 4: Preço de Consultoria
- Passo 5: Presente e Futuro
- Passo 6: Olho no Olho
- Passo 7: Aspectos Limitantes
Com a tecnologia propondo processos mais simples e menos trabalho manual, por meio da automação de processos, a concorrência aumenta e também há quem diga que a profissão vai morrer, o que nós também consideramos equivocado.
Nesse sentido, a fim de manter-se páreo em relação à concorrência, é preciso reinventar-se – mas nem tanto. O contador 2.0, na verdade, só representa a figura do contador consultivo que – como já dissemos aqui e em outros conteúdos – é a figura original da contabilidade tradicional.