Aprimorar seus produtos ou processos e oferecer mais valor ao negócio é um objetivo de grande parte dos empresários, que podem alcançá-lo por meio da inovação incremental. Ela é uma estratégia poderosa que pode auxiliar você a promover sua empresa.
O foco deste tipo de inovação não está em “reinventar a roda”. Ou seja, ao invés de visar o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, ela valoriza o que você já tem. Para isso, aposta em pequenas e importantes melhorias. Saiba mais sobre o conceito!
O que é inovação incremental?
Este é o termo que representa o processo de promoção de pequenas e contínuas melhorias em produtos, serviços ou processos já existentes. Aqui, dá-se preferência ao aprimoramento do que já está em uso, em detrimento à introdução de mudanças radicais ou da criação de algo do zero.
Uma vez que o mercado está em constante mudança, todos os dias surgem novidades e atualizações sobre diferentes nichos, inclusive em relação às necessidades do público. Elas, portanto, precisam ser levadas em consideração para que a empresa consiga se manter relevante e competitiva no mercado.
É exatamente para isso que a inovação incremental se volta. Típica de ecossistemas de inovação, ela se alia à transformação digital para conferir novos usos ou benefícios a um produto.
São exemplos comuns deste formato de inovação:
- Atualizações de software, como incrementação de um sistema de segurança;
- Introdução de novas fragrâncias em produtos de limpeza;
- Desenvolvimento de embalagens mais convenientes para produtos que já estão no mercado;
- Automação de processos para otimizar a produção industrial, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência.
Características da inovação incremental
Existem diferentes tipos de inovação, conforme nos aprofundaremos mais abaixo. Por isso, cada uma delas tem suas próprias características e isso não seria diferente com a incremental.
São suas principais particularidades:
- Foco em pequenas melhorias contínuas, como ajustes e aprimoramentos em produtos, serviços ou processos existentes;
- Baixo risco, de forma que as mudanças são baseadas em tecnologias, produtos e processos já conhecidos;
- Menor custo, especialmente em comparação com inovações disruptivas;
- Adaptabilidade, pois permite à empresa oferecer respostas rápidas às mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes;
- Baseada em feedback de usuários e clientes para que as mudanças atendam a demandas reais;
- Eficiência e produtividade, pois otimiza processos e reduzir desperdícios;
- Aprimoramento gradual, o que oferece uma experiência de adaptação mais suave.
Quais são as vantagens de implementar a inovação incremental?
Este tipo de inovação, de modo geral, oferece praticidade e concretude. Afinal, ela é mais fácil de tirar do papel do que projetos que partem do zero e que dependem da obtenção de novas estruturas e recursos.
Isso, por si só, faz com que a inovação incremental ofereça uma gama de vantagens para as empresas de todos os tamanhos.
Economia
Implementar pequenas melhorias é geralmente menos caro do que investir em inovações disruptivas. Com ela é possível reutilizar recursos e infraestruturas já existentes. Isso dispensa grandes investimentos em novas tecnologias ou reestruturações.
Oferece menos riscos
A inovação incremental ocorre em um cenário já estabelecido. Nele, a empresa possui um produto, conhece seu público, suas necessidades e como abarcá-las com pequenos ajustes. Por isso, há menos riscos do que no desenvolvimento de um novo produto.
Feedback e aprendizado
A implementação gradual de pequenas mudanças permite um ciclo de feedback rápido e eficaz. Com isso, sua empresa tem a chance de testar soluções e de ajustar inovações de maneira ágil.
Assim, pode aprender com os resultados e ajustar suas abordagens com base em dados reais e feedback da clientela.
Redução de desperdícios
A otimização de processos já existentes é uma das frentes da inovação incremental e está contida dentro de gestão de inovação. Dessa maneira, ela oferece às empresas a oportunidade de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional.
Incremento contínuo de valor
Ao fazer melhorias contínuas, as empresas podem proporcionar um fluxo constante de valor adicional aos seus clientes. Isso impacta diretamente na satisfação da clientela, na lealdade e na retenção.
Ainda, isso melhora a imagem da sua empresa enquanto prestadora de serviços ou de produtos, pois ilustra uma preocupação real com o bem-estar do seu público-alvo.
Sustentabilidade
A inovação incremental contribui para a sustentabilidade dos negócios, pois prolonga a vida útil dos produtos e serviços. A partir dela é possível evitar a obsolescência e manter a relevância do seu negócio.
Menor resistência interna e externa
Adaptar seus produtos e processos comumente tem menor resistência do que abandoná-los para desenvolver novas ideias. Isso vale tanto para suas equipes e colaboradores quanto para os seus clientes. A inovação incremental se mostra menos radical e mais palatável.
Quais são os principais exemplos de inovação incremental?
Este tipo de inovação é aplicada por diferentes tipos de empresas, inclusive gigantes que operam no mundo todo. Confira alguns exemplos de aplicação para entender como ela funciona na prática e como impacta os negócios.
Apple
Todos os anos, a gigante da tecnologia lança um novo modelo de seu smartphone, o famoso iPhone. Suas atualizações se voltam a facilitar a rotina dos usuários e a oferecer a melhor experiência para cada um deles.
Aliás, a marca faz questão de ouvir o que seus clientes dizem para, assim, levar as ideias para as atualizações. Por este e outros motivos, mantém-se no topo há anos, sempre com produtos inovadores e dedicados à satisfação de seus consumidores.
Coca-Cola
Pode não parecer, mas a Coca-Cola, uma das empresas mais famosas no mundo, investe fortemente na inovação incremental. A marca, que é referência de comunicação, marketing e estratégia, faz questão de levar aos seus consumidores novas experiências de sabor do tradicional refrigerante.
Bons exemplos disso são os lançamentos periódicos e temporários, como a versão Cherry, com adição de café e outras.
Gmail
O Gmail é muito mais do que um endereço de e-mail. Ao criar uma conta na plataforma os usuários ganham acesso a diversas facilidades da nuvem para armazenamento e criação de documentos, agenda, videochamadas e mais.
Nem sempre foi assim! A concessão destes recursos adicionais ao e-mail são frutos da inovação incremental.
Diferença entre inovação incremental, disruptiva e radical
É claro que a inovação incremental não é a única que pode ser adaptada por empresas que queiram promover mudanças em seus processos e produtos. Ela é apenas uma das opções disponíveis.
As modificações incrementais envolvem as pequenas melhorias contínuas e são geralmente evolutivas. Assim, objetivam aumentar a eficiência, a qualidade ou a conveniência sem alterar fundamentalmente a estrutura em si.
Já a inovação disruptiva introduz uma mudança significativa que cria um novo mercado ou transforma um mercado existente. Neste processo, muitas vezes torna tecnologias ou produtos anteriores obsoletos. Comumente se iniciam em nichos pontuais e atendem uma demanda negligenciada pelas ofertas existentes.
Um bom exemplo de inovação disruptiva são os streamings de vídeo. Eles ofereceram conteúdos em tempo real, sob a escolha do público, a partir de uma assinatura. Com isso, tornaram dispensáveis as locadoras de vídeo e os DVDs.
Por sua vez, a inovação radical representa mudanças fundamentais que resultam em novos produtos, serviços ou processos que não têm precedentes. É comum que levem muitos anos de pesquisa e desenvolvimento para serem disponibilizados. A criação da internet é um exemplo deste modelo.
Como aplicar a inovação incremental?
Essa aplicação pode ser feita e facilitada pelo uso de sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning). Eles centralizam e otimizam as operações empresariais.
Com eles, torna-se possível identificar áreas de melhoria contínua em diversos processos internos. Por exemplo, no gerenciamento de estoque, na contabilidade e no atendimento ao cliente. Afinal, a aplicação se volta tanto aos procedimentos quanto aos produtos, em si.
Assim, o ERP fornece dados e análises detalhadas que ajudam a monitorar o desempenho e detectar oportunidades para pequenas melhorias. Com ele, cada ajuste é baseado em informações precisas e relevantes.
A centralização das informações em um ERP também facilita a comunicação e a colaboração entre diferentes departamentos. Portanto, as melhorias incrementais podem ser disseminadas e adotadas em toda a organização.
Inove e otimize seus processos com um ERP completo
Mais do que contar com uma cultura de inovação na empresa, é preciso levar em consideração ferramentas e soluções que permitam a agilidade, otimização e praticidade nos processos.
Para isso, você pode contar com o ERP Omie. Com ele, você pode tornar seus processos mais simples e, ao mesmo tempo, estratégicos. Isso é possível a partir da obtenção de dados reais sobre seus produtos e processos, que ajudam a identificar as melhores oportunidades do mercado.
Saiba mais sobre as funcionalidades do ERP Omie e veja como ele pode ser combustível para a inovação na sua empresa.