O que é inovação incremental e vantagens

Conheça mais sobre a inovação incremental e como ela pode ajudar você a aprimorar o seu negócio de forma estratégica e inovadora.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já ouviu falar ou sabe o que é inovação incremental? Se você deseja aprimorar ou oferecer mais valor ao seu negócio, precisa conhecer melhor esse termo!

Afinal, é um dos tipos de inovação mais presentes no mundo. De acordo com um relatório da KPMG, divulgado em 2020, em média 48% das empresas estão investindo nesse modelo de inovações incrementais. 

Mas, qual a característica da inovação incremental que torna ela tão importante para os negócios? Continue a leitura para descobrir!

O que é inovação incremental?

Quando falamos em inovação, é comum achar que estamos falando de um termo geral e específico. Na verdade, existem diferentes tipos de inovação que podem ser implementadas pelas empresas dos mais variados setores. 

Uma delas é a inovação incremental. Popularizada ainda em 1939, no livro sobre inovação do cientista político e economista Joseph Schumpeter, “Business Cycle”. 

Em uma visão mais geral do assunto, podemos considerar esse tipo de inovação como um conjunto de ações que visam melhorar os processos, serviços e produtos que já existem em uma empresa.

Você, empreendedor, deve saber que o mercado está em constante mudança. Todos os dias surgem novidades e atualizações que precisam ser levadas em consideração para manter a competitividade no mercado. 

É exatamente para isso que serve a inovação incremental. Por isso, é comum que ela esteja presente nos ecossistemas de inovação, sempre, aliada com a transformação digital

Além da inovação incremental, existe ainda a disruptiva e a radical. Confira a seguir quais as características de cada uma. 

Inovação incremental e disruptiva

A inovação incremental e disruptiva não são a mesma coisa. Enquanto a incremental busca melhorar e agregar valor a algo que já existe, a disruptiva busca transformar ou substituir o que já existe por algo melhor. 

Ou seja, nesse tipo de inovação, os empreendedores levam produtos ainda melhores para o mercado. Um exemplo para facilitar o entendimento é o ventilador. Por muitos anos foi considerado uma solução única para aliviar o calor, mas surgiu, então, o ar-condicionado. 

Um produto que, além de fazer o trabalho dos ventiladores, ainda torna o ambiente mais confortável, tanto no verão como no inverno. O objetivo da inovação disruptiva é transformar os produtos, mudando as formas de consumo e criando novos mercados.

Inovação incremental e radical

Já a diferença entre a inovação incremental e radical está, assim como no caso anterior, no seu objetivo. Na inovação radical, o foco é construir uma nova solução para o mercado. 

Quando falamos em novo, é totalmente novo mesmo, algo inédito. Isso para explorar novos mercados e ampliar o leque de atuação. Quando bem planejada, com os recursos necessários para a execução, a inovação radical pode ser um sucesso. 

Porém, é preciso considerar todos os aspectos de criação e ter em mente que, os recursos necessários para a idealização e concepção do projeto podem ser mais altos que o retorno de investimento. 

5 vantagens da inovação incremental

Como a inovação incremental, é mais simples de sair do papel quando comparada com os outros tipos e a empresa acaba se beneficiando de várias formas. Em todas elas, de alguma forma, acabam ligadas ao customer success. Confira a seguir quais são essas vantagens:

  • Mais econômica: a inovação incremental utiliza como base algo que já existe, com isso, acaba reduzindo significativamente os gastos com recursos e insumos para idealizar o projeto. 
  • Demanda menos investimento: você não precisa investir tanto em pesquisas e no desenvolvimento do produto, já que existe uma base preliminar de dados. Mas, é importante que eles estejam atualizados para dar seguimento aos processos. 
  • Oferece maior garantia de sucesso: você já tem uma ideia do comportamento de seus clientes e consumidores. Dessa forma, consegue ter uma visão mais estratégica do que deve ser realizado para suprir as necessidades deles, aumentando as chances de sucesso. 
  • Conta com processos mais controláveis: você já tem a experiência de mercado sobre criar soluções, por isso, consegue controlar de forma mais eficiente os processos que fazem parte dessa inovação estratégica.
  • Pode ser utilizada por todas as empresas: uma das principais vantagens da inovação incremental é que ela pode ser utilizada por toda e qualquer empresa. Não importa o tamanho ou segmento, todas podem aproveitar a inovação incremental em seus processos e produtos. 

Banner CTA

 

Inovação incremental: exemplos

Com as informações apresentadas, já devem ter surgido algumas marcas e soluções da inovação incremental em sua mente. Que tal conhecer cases de sucesso nesse assunto? 

Muitas das grandes empresas apostam nessa estratégia de inovação, e não é por menos! Os resultados conquistados são bem positivos, na maioria das vezes. Veja algumas das marcas que investiram nesse tipo de inovação e obtiveram resultados bem satisfatórios. 

Apple

Todos os anos, a gigante de celulares lança um novo modelo dos seus smartphones. Sempre com atualizações que visam facilitar a rotina dos usuários e oferecer a melhor experiência para cada um deles. 

A marca faz questão de ouvir o que seus clientes dizem e levar as ideias para as atualizações. Com isso, se mantém no topo há muitos anos, sempre com produtos inovadores e garantindo a satisfação de seus consumidores.

Coca-cola

Pode não parecer, mas a Coca-cola, uma das empresas mais famosas no mundo, investe fortemente na inovação incremental. A marca, que é referência de comunicação, marketing e estratégia, faz questão de levar aos seus consumidores novas experiências de sabor do tradicional refrigerante. 

Gmail

Outra solução que é muito utilizada na rotina de várias pessoas é o Gmail. Mais do que um endereço de e-mail, ao criar uma conta na plataforma, os usuários ganham acesso a diversas facilidades da nuvem. Tudo isso porque o Google deseja oferecer um serviço completo de armazenamento, criação, compartilhamento e muito mais para seus usuários.

Como você pôde ver, existem diversas formas de inovar em sua empresa, produtos e serviços. Não    precisa ser um expert para isso, mas contar com criatividade, um time engajado e muitas ideias já  é um começo!

Comece agora a inovar os processos da sua empresa

Mais do que contar com uma cultura de inovação na empresa, é preciso levar em consideração ferramentas e soluções que permitam a agilidade, otimização e praticidade nos processos. Tudo isso enquanto aproveita o melhor que a transformação digital traz. 

Para isso, você pode contar com o ERP Omie. Nele, você consegue tornar seus processos mais simples e estratégicos, com dados reais sobre seus produtos e identificar as melhores oportunidades do mercado para aplicar a inovação incremental. Conheça as soluções e adquira mais conhecimento em tecnologia e inovação no blog Omie.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
tecnologia nas vendas de indústrias e distribuidoras
A combinação de soluções tecnológicas de sistema de gestão e forças de vendas vão transformar sua empresa e maximizar seus
o que é tecnologia verde ou TI verde
A TI verde surgiu para minimizar danos ambientais e proteger o meio ambiente. Saiba mais sobre ela aqui!
tendências de CS e CX para 2024
Analisaremos como a interseção entre automatização e humanização no atendimento ao cliente se torna essencial no cenário pós-pandemia, impulsionando estratégias