O que é patrimônio empresarial e como calculá-lo

Descubra o que constitui o patrimônio da sua empresa e saiba como calculá-lo da forma correta.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Saber o que é o patrimônio de uma empresa pode determinar diversos aspectos no seu funcionamento, tais como a saúde financeira e em que estágio de crescimento você se encontra. Esses dados fazem parte de um conjunto de elementos que podem auxiliar no planejamento e na gestão de metas, indicando caminhos para o sucesso em diferentes áreas de atuação.

O cálculo do patrimônio empresarial serve não somente para avaliar quais medidas devem ser tomadas para melhorar entregas e aumentar o lucro, mas também a fim de ter o real controle da área financeira e, consequentemente, uma gestão mais responsável de todos os setores.

Manter-se informado é o primeiro passo para garantir esses e outros benefícios no dia a dia da sua empresa. Neste conteúdo, aprenda o que é patrimônio empresarial, como calculá-lo, qual sua importância e, a partir de seu valor, quais medidas estratégicas e de gestão podem ser tomadas. Acompanhe, boa leitura!

O que é patrimônio empresarial e por que saber?

O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações. Essa diferença entre créditos e débitos é chamada de patrimônio líquido, enquanto o valor total dos ganhos, antes que seja feito esse cálculo, é chamado de patrimônio bruto.

Ter em mente essa diferença é importante para qualquer empresário compreender a verdadeira situação financeira da empresa e, a partir dessa noção, traçar estratégias mais acertadas em sua gestão. Esses números representam como está a saúde financeira do negócio e representam o patrimônio da empresa, fora os sócios.

O que são bens, direitos e obrigações

O patrimônio empresarial é dividido entre bens, direitos e obrigações, representando partes diferentes de um todo. É preciso estar atento às diferenças entre eles, pois cada uma delas corresponde a uma definição e situação diferente, informações que contam na hora de prestar contas, como em uma auditoria contábil.

Para avaliar devidamente o contexto do seu empreendimento, confira as principais definições a seguir:

Bens

Podem ser caracterizados como bens de um negócio tudo aquilo que tem valor econômico. Portanto, tudo o que a empresa pode trocar, vender e comprar e que pode ser usado para atingir os objetivos da empresa. Exemplo de bens: veículos, móveis, estoque, marcas e patentes, dentre outros. ‍

Os bens podem ainda ser divididos entre bens tangíveis ou materiais (tais como dinheiro, veículos, terrenos, entre outros), bens intangíveis que, embora não tenham caráter físico, têm caráter econômico (como patentes e tecnologias), bens móveis, que podem ser deslocados (tais como equipamentos), e bens imóveis, que são os patrimônios físicos (como casas e terrenos).

Direitos

Os direitos também são considerados patrimônio da empresa. Estes correspondem aos valores que a companhia tem a receber de cliente ou de outras transações comerciais. É o caso de pagamentos a prazo, juros, notas promissórias, entre outros tipos de pagamento que devem ser recebidos.‍

Obrigações

Já as obrigações são o oposto dos direitos. Estas correspondem às dívidas que uma companhia precisa quitar. É o caso, por exemplo, dos pagamentos de aluguel, fornecedores, salários dos colaboradores, impostos etc.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 180
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como calcular o patrimônio de uma empresa?

O primeiro passo para calcular o patrimônio de uma empresa é fazer o balanço patrimonial e descobrir qual é a capacidade da companhia de gerar riqueza a longo prazo. Assim você poderá compreender melhor como a organização vai render nos próximos anos.

Além disso, é possível utilizar o método da comparação por múltiplos, que consiste em calcular por meio da comparação com outras companhias do mercado. Entretanto, as empresas analisadas devem exercer o mesmo tipo de atividades e ter um portfólio de produtos ou serviços parecidos.‍

Como calcular o patrimônio líquido?

Outro cálculo muito importante é o do patrimônio líquido, representado pelos bens empresariais e direitos que a companhia possui após pagar todas as suas dívidas. Trata-se, portanto, da diferença entre os valores do ativo e do passivo presentes no balancete da empresa.

Entender o que é patrimônio líquido e saber calculá-lo é importante também para analisar a situação financeira do negócio e saber como agir da melhor forma possível na situação, mantendo sempre o equilíbrio patrimonial.

Para calcular o patrimônio líquido, basta utilizar a seguinte fórmula:

  • Patrimônio líquido = Ativo – Passivo.

Os ativos são todos os bens e direitos que uma empresa possui ou que tem a receber, tais como dinheiro em caixa e produtos em estoques. Já os passivos são suas obrigações financeiras, como as dívidas que tem para quitar e os pagamentos a serem feitos.

Para fazer o cálculo, é preciso ter um bom controle financeiro da situação real da empresa, tendo, com precisão, acesso a todas as informações necessárias. Para isso, confira algumas dicas de como fazer uma boa gestão de patrimônio:

Dicas para fazer uma boa gestão de patrimônio empresarial

Estar sempre em dia com os números que representam o patrimônio de uma empresa não é uma tarefa fácil. É por esse motivo que o gestor pode — e deve — fazer uso de algumas ferramentas que tornem esses cálculos mais exatos e eficientes. Vamos falar mais sobre algumas delas. Confira!

Atualização frequente do inventário

Um ponto importante é estar sempre atento a todos os ativos e passivos que formam a empresa, ou seja, buscar sempre listar o patrimônio e o estado em que o negócio se encontra, contendo todas as informações úteis para um bom controle.

Revisão constante dos ativos

É importante também analisar o valor justo de todos os ativos, levando em consideração o valor que a empresa espera receber no final da sua vida útil e o possível custo para que seja feita sua reposição.

Use uma plataforma de gestão

Trata-se de uma alternativa para deixar todo o trabalho muito mais automatizado e, consequentemente, menos suscetível a erros, além de poupar o responsável de todas as questões burocráticas envolvidas no processo e garantir que os prazos sejam respeitados.

Atualmente, a tecnologia atua como uma grande aliada na transformação do trabalho em processos mais eficientes e econômicos para a empresa. A Omie é uma ótima alternativa, pois conta com um sistema simples de usar e totalmente integrado, construído para auxiliar nessas tarefas.

Controle contábil na administração de patrimônio

A gestão empresarial é uma tarefa com muitos desafios para empresários de diferentes ramos e tamanhos. No que diz respeito ao patrimônio empresarial, saber calcular e aplicar os resultados em planos de ação estratégicos é o diferencial em um mercado cada vez mais competitivo e ágil.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre o conceito de patrimônio empresarial, quais as metodologias para calculá-lo, além dos benefícios de ter esse valor sempre atualizado. Ainda, conferiu algumas dicas e boas práticas para manter-se atualizado, contando com apoio da tecnologia.

A Omie oferece diversos serviços e ferramentas para transformar seu dia a dia, levando integração de processos e setores, qualidade e segurança. Para além de contar com o que há de mais recente na tecnologia, é preciso manter-se informado e continuar estudando sobre este e outros temas do mundo dos negócios. Siga no Blog Omie e veja outros conteúdos semelhantes!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e
escala de trabalho
A escala de trabalho organiza horários de funcionários, promovendo eficiência e equilíbrio. Aprenda a calcular e implementar uma escala eficaz.
Aprenda sobre amortização, seus benefícios e como funciona para facilitar o pagamento de dívidas de forma econômica e eficiente.