O que é proposta de valor e como criar uma para o seu negócio

Proposta de valor: o que é? Veja como criar uma de sucesso para o seu empreendimento e eleve suas vendas.
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Em um mercado altamente competitivo, se destacar com algum diferencial é realmente necessário. Desromantizado as empresas que pensam igual e seguem o mesmo conceito, a proposta de valor vem para dar ao cliente o poder de decisão na hora de efetuar a compra entre seus muitos semelhantes.

Assim, a proposta de valor torna-se uma ferramenta de estratégia competitiva, diferenciando o seu produto ou serviço no mercado e firmando o posicionamento da sua marca para o público. Além de ser ótima aliada do planejamento, passo fundamental de todo e qualquer negócio.

Acompanhe nosso artigo com informações essenciais para você entender toda a estrutura de uma proposta de valor para, depois, montar a sua e possuir alto poder de influência positiva sobre seus clientes. Continue conosco e boa leitura!

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O que é proposta de valor?

O posicionamento é tudo na questão estrutural do marketing. Assim, podemos dizer que a proposta de valor é um conceito de marketing que define se o que a sua empresa oferece é realmente importante para o determinado público-alvo. Por isso, com uma proposta de valor bem definida é possível criar o seu diferencial competitivo.

Ademais, a proposta de valor é um processo essencial do Business Model Canvas, popularmente conhecido como Canvas, que é uma uma ferramenta de planejamento estratégico que possibilita o desenvolvimento de novos modelos de negócios, assim como o aperfeiçoamento dos já existentes.

Dessa forma, essa técnica ajuda as marcas a definirem qual o seu diferencial perante o mercado, chamando a atenção do consumidor para os pontos fortes do seu produto ou serviço.

Dessa forma, uma eficaz proposta de valor deve:

  • Proporcionar o sentimento de diferenciação única: indicando ao cliente os motivos pelos quais ele deve comprar em sua empresa e não na concorrente;
  • Explicar como o produto ou serviço pode resolver a dor/problema do cliente;
  • Oferecer benefícios objetivos e específicos, de valor quantificado;
  • Ser a primeira informação que o visitante enxerga em sua página inicial de e-commerce ou loja virtual.

Proposta de valor exemplos

Conheça alguns exemplos práticos de sucesso para você se inspirar na criação de sua proposta de valor.

WordPress

  • O que a marca vende: plataforma para criação de blog ou site.
  • Qual é o benefício de usá-lo: a chance de obter um bom site gratuito.
  • Quem é o público-alvo para esse produto: todas as pessoas que desejam ter um site comercial ou um blog pessoal.

Trello

  • O que a marca vende: uma eficaz ferramenta que auxilia na organização visual de tarefas e arquivos;
  • Qual é o benefício de usá-lo: é possível arrastar as atividades por posição e colunas para controlar as informações e compactar tudo em um só lugar, agilizando o tempo;
  • Quem é o público-alvo para esse produto: empresas e pessoas que têm dificuldade em organizar suas tarefas diárias e precisam de uma ajuda para isso.

Tortuga backpack

  • O que a marca vende: mochilas para viagem.
  • Qual é o benefício: mochilas de viagem bem espaçosas, funcionais e práticas.
  • Quem é o público-alvo para esse produto: viajantes em geral que fazem trilha e mochilão e que precisam transportar sua bagagem de modo funcional e prático.

Entenda a importância da proposta de valor

É importante desenvolver a proposta de valor da sua marca. Essa atitude possibilita que o seu negócio se destaque da acirrada concorrência, tornando possível fazer uma clara apresentação dos produtos ou serviços que você oferece, de forma a despertar a curiosidade e o interesse de potenciais clientes.

Além do mais,  é a proposta de valor que vai citar as razões pelas quais o cliente deve escolher a sua empresa e não seu vizinho. Com essas informações, o potencial cliente analisará o custo-benefício para decidir se o que está sendo ofertado vale a pena adquirir.

Assim, a sua mercadoria ou serviço pode ser excelente, porém, o que vai pesar na decisão final do cliente serão os atributos que o item agrega em sua vida e se resolve os seus problemas, o que deve estar bem definido e claro na proposta de valor.

Dessa forma, resumidamente, a finalidade de uma proposta de valor é comunicar a vantagem que o cliente receberá ao comprar com a sua empresa e não seu concorrente.

Veja alguns dos inúmeros benefícios de criar uma excelente proposta de valor:

  • Com uma proposta de valor bem definida e objetiva, a empresa fortalece a sua marca no mercado, enfatizando ao seu público-alvo os motivos pelos quais o seu produto é o ideal;
  • Ao fortalecer sua marca, sua empresa torna-se, com o tempo, um ponto de referências às demais;
  • Seus valores estarão sempre à vista de todo potencial cliente que entra em sua loja virtual, criando oportunidade de um vínculo em relação aos valores da marca;
  • Reforça o poder e capacidade da sua empresa em resolver os problemas do cliente, mostrando todo o seu diferencial competitivo, o que garante mais vendas

Tipos de proposta de valor

Considerando que os esforços de uma empresa para gerar valor ao potencial cliente podem ser mesclados e distribuídos em várias frentes para satisfazer as mais diversas demandas, existem vários tipos de proposta de valor. Conheça alguns:

Inovação

As ofertas inovadoras são atraentes aos olhos de muitos consumidores que prezam pela sensação de exclusividade que a tecnologia oferece. Assim, desde startups até empresas mais experientes do mercado apostam no poder da novidade.

Segurança

Em certos segmentos, a segurança é primordial. Como no caso das corretoras de seguros, por exemplo. Isso porque, para algumas pessoas, proteger seu  patrimônio contra os inúmeros riscos não é visto como um item adicional, mas obrigatório.

Desempenho

As empresas que utilizam o desempenho como proposta de valor dirigem sua voz aos consumidores que desejam serviços ou produtos que realmente funcionem e entreguem o resultado de que precisam, conforme lhes foi prometido.

Design

Aqui, o design não se refere somente à estética, mas também às características funcionais de um produto ou serviço. Um design inovador não preza apenas a beleza e visa gerar a solução de um problema específico através da organização de atributos visuais.

Atualmente, cada vez mais empresas apostam em um design inovador para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Como criar proposta de valor para sua empresa

Definir a proposta de valor é imprescindível para o sucesso de seus produtos ou serviços e fincar a bandeira da sua marca no mercado, com alto destaque.

A estrutura mais utilizada para criar uma proposta de valor é a seguinte:

  • Título: descreva as vantagens que sua empresa oferece em apenas uma frase;
  • Subtítulo: apresente seu produto ou serviço, direcionando-o à sua persona e informe os benefícios dessa aquisição em, no máximo, três linhas;
  • Bullet points: faça uma breve lista breve informando as principais vantagens que sua marca oferece.
  • Recursos visuais: use imagens para reforçar a mensagem principal.

Com as nossas dicas a seguir, você conseguirá elaborar uma satisfatória proposta de valor que represente o que sua empresa oferece. Vamos lá!

1. Entenda o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é primordial para oferecer uma solução real, contornando as objeções que possam surgir. Assim, alinhe a linguagem utilizada para se comunicar de maneira mais próxima e estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Dessa forma o consumidor se sentirá muito mais que apenas mais um prospect. Por exemplo, vale a pena considerar:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • hábitos de consumo;
  • nível de escolaridade;
  • outras informações que você julgar relevante.

2. Estude a concorrência

Use as conversas com seus clientes atuais para descobrir outras empresas e marcas que eles admiram. Com essas informações, é possível saber o que seus clientes valorizam em um atendimento e como é possível melhorar o seu negócio.

3. Tenha claro o diferencial do seu serviço ou produto

O que torna a sua proposta de valor mais interessante que a do seu concorrente? Você precisa incluir os benefícios do seu serviço ou produto e, ao mesmo tempo, reforçar seu diferencial. Veja este exemplos de benefícios que merecem ser destacados:

  • frete grátis;
  • atendimento personalizado;
  • comodidade;
  • pagamento facilitado;
  • cashback;
  • segurança dos dados;

4. Utilize uma linguagem clara para apresentar os benefícios da proposta de valor

Para expressar adequadamente a sua proposta, sua linguagem precisa ser  concisa, ou seja, sem promessas vazias e direta ao ponto. É essencial que sua linguagem se estenda à abordagem dos seus clientes, otimizando o relacionamento de confiança entre empresa e consumidor.

Assim, o tipo de linguagem utilizada dependerá do perfil do seu público-alvo. Por exemplo, se a sua empresa lida com profissionais do mercado financeiro, a linguagem precisa ser mais formal e ajustada à persona.

Planeje a sua estratégia

Não seja mais um na concorrência. Planeje a sua estratégia, estude sobre seu público-alvo. Nenhuma outra experiência trará mais vivência do que o relacionamento com seu consumidor, pois é através dele que você saberá onde está acertando e onde deve melhorar.

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