O que gera motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é influenciada por diversos fatores e impacta diretamente os resultados da empresa. Saiba como manter uma equipe motivada e focada
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Indo muito além do RH, a motivação no trabalho é um assunto que envolve todas as áreas de uma empresa. Afinal, o engajamento e o alinhamento da equipe com os objetivos gerais da empresa é um dos principais pontos para alcançar resultados positivos.

Ainda, a aproximação e identificação do funcionário com a empresa, de forma natural e genuína, gera uma relação saudável e duradoura que tende a beneficiar ambos. Além disso, ao considerarmos a competitividade do mercado de trabalho, esse vínculo se mostra ainda mais importante.

O Brasil é o país com o maior índice de rotatividade no mundo. É o que aponta uma pesquisa global feita pela Robert Half. No país, o rodízio dos profissionais nas empresas aumentou em 82%, enquanto a média mundial é de 38%. Os motivos vão de baixa remuneração e pouco reconhecimento, à desmotivação e incerteza com o futuro da empresa.

Agora, você já se perguntou o que gera a motivação no ambiente de trabalho? Neste artigo você vai entender como exercitar e melhorar esses aspectos, além de compreender a importância desse indicador para uma empresa. Também irá aprender como identificar colaboradores desmotivados e as ações recomendadas para mudar tal realidade. Boa leitura!

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O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é o impulso que direciona toda a equipe a um mesmo objetivo. Ela também pode ser compreendida como a determinação e empenho comum para realizar as diferentes tarefas cotidianas. O que te motiva no trabalho tende a envolver uma relação de ação e reforço. Ou seja, você realiza uma ação e espera, mesmo que inconscientemente, uma recompensa ou retorno positivo por aquilo.

É essa força maior que irá nos impulsionar a cumprir tarefas, sejam elas simples ou complexas. É a motivação no trabalho que nos inclina a realizar atividades, entregar resultados e exceder as expectativas.

O que gera a motivação?

Apesar de ser um sentimento comum a todas as pessoas, também somos impactados de formas diferentes por ele. Algumas pessoas podem se sentir mais motivadas em alguns aspectos, e menos motivadas em outros. Ou ainda, podem se motivar por motivos ou recompensas diferentes e, até mesmo, inesperadas.

Sendo assim, é importante que vários aspectos sejam levados em consideração no momento em que a empresa elabora estratégias para engajar a motivação dos funcionários. É importante que diversos pontos sejam levados em consideração. Logo abaixo, vamos entender como cada item é capaz de gerar motivação no trabalho.

Ouvir as dificuldades

Antes de tentar deduzir o que pode ser incômodo para a equipe, é interessante que seja dada a oportunidade de um diálogo franco e sem julgamentos. Assim, os colaboradores podem falar de maneira destemida sobre as dificuldades encontradas no ambiente empresarial e quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Organize atividades que estimulem a aproximação entre diversos setores da empresa e permita que os funcionários contem com espaços seguros para falar sobre as suas frustrações. Também é interessante oferecer um suporte que deixe claro que o comentário será considerado e devidamente avaliado.

Investir em capacitação

Um ponto que contribui para a desmotivação é a falta de perspectiva para o futuro, tanto pessoal como profissional. Por isso, investir em capacitação é uma atitude de reforço e valorização do crescimento, permitindo com que os gestores e colaboradores se alinhem em um mesmo objetivo comum.

É importante que os funcionários sintam que estão crescendo e se desenvolvendo juntamente com a empresa, adquirindo novas habilidades e melhorando as suas competências conforme a instituição também ganha espaço no mercado. Eventos profissionais, cursos e palestras são uma ótima alternativa para esse caso.

Realizar atividades descontraídas com a equipe

Você já percebeu que algumas áreas da empresa simplesmente não dialogam? Até mesmo os setores que dependem mutuamente entre si encontram dificuldades para estreitar as relações.

Por isso, é importante realizar atividades descontraídas com a equipe para permitir o entrosamento entre os colaboradores de um mesmo setor, e entre os diferentes setores da empresa. Tais atividades não precisam estar necessariamente relacionadas ao ambiente de trabalho e também podem envolver o compartilhamento de diferentes experiências.

Criar relacionamento

Manter um relacionamento mais íntimo entre o gestor e o colaborador permite uma inclusão e o sentimento de representatividade com as metas da empresa. Porém, é importante que essa relação não seja construída de uma forma maternal/paternal, mas sim que respeite os limites de uma amizade genuína.

Para tanto, um ambiente leve e aberto ao diálogo é essencial. O profissional precisa ser capaz de entender que é parte importante dentro da empresa e que a sua participação, ou não participação, fará toda a diferença nos resultados.

Oferecer um ambiente agradável

O exercício do trabalho pode ser comumente associado a algo ruim e desgastante, pois a maior parte das pessoas passa grande parte do dia exercendo as atividades profissionais. Sendo assim, um ambiente agradável pode trazer mais leveza e manter a motivação para trabalhar.

Oferecer um ambiente agradável traz resultados positivos, aumentando a produtividade e bem-estar dos colaboradores. É importante ficar atento ao funcionamento adequado das ferramentas de trabalho de cada setor; à higiene e conforto do ambiente e até ao clima organizacional entre a equipe.

Bonificar bons resultados

Todo profissional, ao atingir bons resultados, espera que os seus esforços sejam devidamente valorizados e recompensados. Afinal, se a atitude vai trazer benefícios para o desenvolvimento da empresa, por que não poderia trazer benefícios para a própria carreira?

De forma geral, também é importante que todos os outros colaboradores compreendam que bons resultados geram boas recompensas.  Por isso, é importante que a atitude de bonificar bons resultados seja parte do cotidiano da empresa.

Remunerar as funções adequadamente

Se um colaborador cumpre uma função que exige maior remuneração, não deixe de remunerá-lo adequadamente. Afinal, o fato de exercer uma função específica e não ser adequadamente remunerado por ela é um dos principais fatores de desmotivação no ambiente de trabalho.

Portanto, busque sempre atualizar os princípios da empresa e formas de adequar a remuneração oferecida com a realidade atual do mercado de trabalho.

Flexibilidade

Além do expediente, os colaboradores também exercem uma série de outras funções. Eles têm relacionamentos, são responsáveis por crianças, são filhos, praticam esportes e passatempos, cuidam da saúde, entre muitos outros papéis sociais. Assim como qualquer ser humano, todo colaborador tem uma vida além do trabalho.

Por isso, é importante ser flexível com as diferentes realidades de cada profissional. A empresa deve ser capaz de entender que o colaborador tem questões pessoais e familiares que podem ser urgentes ou inadiáveis.

Passar feedbacks

Depois de toda estratégia ser aplicada, é essencial que sejam analisados os resultados. Então, é importante que o gestor ofereça um retorno individual para cada colaborador, indicando os seus aspectos positivos e aqueles que ainda precisam ser trabalhados.

Lembre-se que essa ocasião não deve ser apenas de críticas ou reclamações. Proponha um momento de reflexão que permita a melhora do desempenho. Comentários construtivos são sempre bem-vindos.

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Como manter uma equipe motivada no home office

A gestão de equipes grandes no home office trouxe um desafio a mais para manter bons índices de motivação no trabalho. Fatores como a comunicação clara e efetiva e o reconhecimento pelos bons resultados são cada vez mais importantes para uma equipe engajada.

A Omie.Academy, plataforma de educação empreendedora da Omie, pode te ajudar nesse desafio e ainda manter sua equipe motivada com vários cursos gratuitos! Confira nosso catálogo de cursos e potencialize as habilidades dos colaboradores da sua empresa!

Qual a importância da motivação no trabalho?

Uma equipe unida e motivada significa maiores chances de bons resultados para a empresa. A motivação no trabalho impulsiona a produtividade individual e os resultados gerais de uma equipe. Profissionais motivados são mais propensos a alcançar metas, a engajar outras pessoas da equipe e a atingir as metas organizacionais.

Além de tudo, a motivação para o trabalho também contribui para que bons profissionais queiram continuar na empresa, mantendo boas relações. Para tanto, é necessário que o profissional veja os desafios como oportunidades de crescimento.

Assim, a motivação é a responsável pelo crescimento pessoal e profissional. O colaborador deve possuir uma atitude de resiliência, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades e o aumento da produtividade.

Como identificar colaboradores desmotivados?

Identificar colaboradores desmotivados é essencial para que estratégias e metas possam ser analisadas e implementadas. Se o sentimento de desmotivação afeta diversas pessoas da equipe, pode ser necessária uma atitude mais efetiva e transformadora.

A seguir, acompanhe alguns pontos que ajudam a identificar colaboradores que possam estar desmotivados.

Falta de produtividade

A queda repentina ou contínua de produtividade pode ser um sinal de desmotivação no trabalho. Porém, é importante considerar a vida pessoal do profissional, uma vez que causas externas também podem ser responsáveis por este índice.

Mal relacionamento com a equipe

Atritos com os colegas de trabalho, intrigas desnecessárias ou atitudes desagradáveis com os demais podem indicar a desmotivação com o trabalho. Esteja atento aos relacionamentos do profissional com toda a equipe.

Estresse e ansiedade

A sensação de falta de perspectiva ou pouco reconhecimento no trabalho tende a contribuir com os sentimentos de estresse e ansiedade. Tais sintomas podem indicar que o colaborador está desmotivado, além de poder afetar em grande escala a saúde do profissional.

Esse é um tópico para se ter muito cuidado e atenção, pois em alguns casos, a situação pode ser mais grave do que aparenta e as possibilidades de burnout, depressão e ansiedade não devem ser descartadas ao observar esse tipo de comportamento.

Não deixe de conferir a nossa matéria sobre inteligência emocional no blog da Omie!

Problemas com atrasos e faltas

A repetição do comportamento de extrema preocupação com a chegada do fim do expediente, além dos atrasos e faltas constantes, pode indicar um profissional desmotivado. Nesse caso, o colaborador sente que não deve dedicar o seu tempo àquelas atividades, ansiando para o término da jornada de trabalho.

Conclusão

Toda empresa espera contar com uma equipe engajada e comprometida em alcançar os melhores resultados. Por isso, manter os colaboradores motivados é uma tarefa que pode se mostrar complexa, mas é essencial para o sucesso de uma organização.

Agora que você já está por dentro de tudo que uma empresa deve fazer para aumentar e manter a produtividade de uma equipe, que tal aprender mais sobre gestão de negócios? Fique por dentro de todas as informações indispensáveis a qualquer líder ou gestor com o blog da Omie!

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