O que são os 4ps do marketing?

Conheça os 4ps do marketing e descubra a importância que eles têm para o impulsionamento e transformação do negócio.
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Enquanto pilares básicos que unem publicidade, propaganda e marketing em um planejamento estratégico, os 4ps do marketing não são utilizados apenas em grandes empresas. Eles podem e devem ser aproveitados pelos pequenos negócios pois oferecem uma visão estratégica da empresa e bons resultados.

Dessa forma, você consegue impulsionar as suas vendas e aumentar a rentabilidade, de forma estável e a longo prazo. Saber quais são os 4ps do marketing, sem dúvidas, é essencial para quem deseja resultados competitivos e positivos no mercado.

Quer entender mais detalhes sobre esses aliados, suas vantagens e formas de uso? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final. Aqui, você vai descobrir quais são os 4ps do marketing, suas características e importância para as empresas. Boa leitura!

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O que são os 4ps do marketing

Os 4ps do marketing, conhecidos também como composto ou mix de marketing, são um conceito que resume um conjunto de pilares básicos que qualquer estratégia de marketing deve utilizar para atingir um objetivo, relacionado, na maioria das vezes, com a venda de um produto ou serviço.

O conceito apareceu em 1960, quando MCCarthy lançou o seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach, porém, tornou-se popular por meio de Philip Kotler, que complementou a teoria e a tornou mais prática, definindo-a como ferramentas de marketing nas empresas.

Esse conjunto é formado por pilares variáveis e todos eles começam com a letra P: Preço, Produto, Praça e Promoção. Segundo a teoria, a empresa se torna mais próxima de atingir seus objetivos e o público-alvo quando planeja e executa ações que contemplam esses pilares.

Nesse sentido, eles são considerados variáveis interdependentes. Isso significa que um pilar depende e influencia o outro para o sucesso. Por esse motivo, precisam ser planejados em conjunto, para ficarem alinhados e provocarem as respostas esperadas nas personas da marca.

Um bom planejamento de marketing oferece diversas vantagens para uma empresa. Entre elas, podemos destacar a visão clara, objetiva e sistemática de todos os aspectos que interferem na demanda e vendas de um produto ou serviço.

Além disso, com o mix de marketing, você consegue uma visão mais detalhada do mercado, incluindo o que os seus concorrentes estão ou não fazendo. Isso possibilita pensar em estratégias para diferenciar e aumentar o seu posicionamento no mercado.

Dessa forma, podemos dizer que os 4ps do marketing são aliados estratégicos que impulsionam as vendas de um determinado produto ou serviço ofertado e, consequentemente, o crescimento do seu negócio. Independente do tamanho e segmento em que ele esteja presente.

Os 4ps do marketing

Como vimos, os 4ps do marketing são responsáveis por oferecer uma visão estratégica de um determinado produto ou serviço. Por meio deles, você compreende o mercado, atuação dos concorrentes, oportunidades de negócio e, ainda, desenvolve ações para influenciar os consumidores e atingir as personas do seu negócio.

Assim, com o planejamento dos 4ps do marketing, você impulsiona as vendas do seu produto e aumenta a rentabilidade. Isso porque, durante as análises necessárias para o planejamento, é possível identificar o que pode ou não dar certo e o que deve ser feito para conquistar resultados satisfatórios.

Agora, confira o que são os 4ps do marketing e suas características, para você entender melhor sobre a importância de cada um.

P de Preço

No mix de marketing, o preço é o valor que os consumidores pagam pelo seu produto. Desse modo, ele deve ser determinado de forma estratégica, considerando os custos e lucros. Você pode até compará-los com o de seus concorrentes, mas é essencial pensar na percepção do seu cliente.

O público-alvo da sua empresa deve estar disposto a pagar pelo seu preço e, para que isso aconteça, você deve mostrar os benefícios, provando que sua solução tem o melhor custo-benefício. Caso contrário, os lucros esperados não serão atingidos, mesmo que os valores sejam baixos.

Algumas estratégias que ajudam a determinar o preço ideal, como os gastos envolvidos no produto, condição e forma de pagamento, possibilidade de descontos, região em que está disponível, entre outras.

Um bom exemplo são as confeitarias gourmet. Nelas, o cliente tem a percepção de que está adquirindo um produto exclusivo, com ingredientes caros, sofisticados e com sabor único. Por isso, tendem a pagar mais.

P de Praça

O segundo P é o da praça, que diz respeito aos canais de distribuição e pontos de venda do seu produto, sejam físicos ou digitais. Aqui, você decide como o seu produto ou serviço será entregue ao seu cliente.

Para chegar a essa decisão, você deve considerar alguns pontos, como as regiões das vendas, fretes, logística, canais e cobertura de distribuição, locais de venda físico ou virtual, além dos custos envolvidos em cada um.

Existem muitas variáveis nessa estratégia, isso porque são diversas opções de praça para um produto. Por exemplo, você pode comercializar produtos pet em uma loja física e online ao mesmo tempo, com um estoque e logística próprios ou terceirizado.

Além disso, você também pode utilizar vários canais diferentes e, com uma estratégia omnichannel, integrá-los aos canais de venda. O importante é que você proporcione a melhor experiência para o seu cliente.

P de Produto

O produto é aquilo que você comercializa ou fornece, pode ser algo físico ou não, como um serviço. Ele é a base para que sua empresa exista e seus clientes satisfaçam suas necessidades. É a partir dele que os outros Ps são desenvolvidos.

Para defini-lo, você deve considerar a qualidade, características, variedades, design da embalagem, se terá ou não serviços de assistência, garantia, entre outros fatores que envolvem um produto.

São esses pontos que levam os clientes a perceberem o real valor do produto. Para essa estratégia, é importante considerar o que a sua persona busca e quais necessidades devem ser supridas.

Para exemplificar, imagine que o cliente deseja comprar um carro novo, mais potente. Ele encontra diversas opções no mercado, mas vai escolher aquele que eleve seu prestígio e status, mesmo que esse não seja seu objetivo com a compra.

P de Promoção

O último P está relacionado com a promoção do produto, mas não significa descontos ou liquidações, por exemplo. Esse P é muito mais estratégico, já que está ligado às ações utilizadas para promover e estimular as vendas do produto.

Logo, para essa estratégia, você deve considerar ações de propaganda, publicidade, promoção de venda, assessoria de imprensa, redes sociais, marketing digital e tudo aquilo que promova o seu produto no mercado para atrair mais clientes.

Esses são os fatores responsáveis por comunicar o seu produto, as vantagens e diferenciais, despertando o interesse e criando expectativas no público-alvo. Essa estratégia tem que ser muito bem desenvolvida e coerente com o que pode ser entregue.

Ainda, as ações devem ser bem definidas e acompanhadas por métricas, por exemplo, para garantir os resultados esperados e a satisfação dos consumidores.

Para que tudo isso aconteça, você pode utilizar ações de marketing tradicional ou digitais. No último caso, consegue atingir ainda mais pessoas, devido ao alcance que a internet proporciona.

Você acabou de conhecer os 4ps do marketing, a importância deles e suas características! Quando as estratégias de uma empresa se alinham e conectam com o mix de marketing, consegue direcionar os planos e atingir resultados satisfatórios. Por isso, quanto mais integradas forem as estratégias, melhores serão os resultados.

Para que essas estratégias sejam bem aproveitadas e realmente colocadas em prática, você pode inseri-las no seu plano de negócio. Assim, você consegue uma visão mais ampla e estratégica dos produtos ofertados, criando ações que realmente impulsionam o crescimento da sua empresa e fazem você atingir as metas especificadas.

Aplique os 4ps do marketing e impulsione suas vendas!

Os 4 Ps do marketing são técnicas inovadoras que combinam diversos elementos referentes aos produtos, praças, promoção e preço. Saber operá-los é um diferencial na gestão de qualquer empresa e certamente vai significar seu sucesso em um mercado que cada dia mais se torna competitivo.

Neste conteúdo, você aprendeu mais a definição dos 4 Ps, como contextualizá-los a diferentes realidades e dicas práticas para transformar sua atuação hoje mesmo. Além dos exemplos citados, experimente combinar a metodologia e os conceitos com tecnologia – uma grande aliada no empreendedorismo.

Para saber mais, aprenda como aplicar os 4ps do marketing no conteúdo exclusivo do Blog Omie. Além disso, mantenha-se informado sobre este e outros temas do mundo empresarial, vendas, tecnologia e inovação.

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