Orçamento Incremental: significado, exemplos e como usar

Entenda mais detalhes sobre o orçamento incremental e quando ele deve ser escolhido
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é orçamento incremental e como ele pode ajudar na gestão orçamentária do seu negócio? Considerado por ser um dos tipos de orçamentos mais simples e práticos de se adotar em uma empresa, ele pode realmente ser uma ótima opção.

Para te explicar mais detalhes sobre ele, suas vantagens e como pode ser implementado no seu negócio, preparamos este conteúdo. Nele você irá descobrir tudo o que precisa sobre o orçamento incremental e muito mais! Vamos começar.

O que é Orçamento incremental?

O orçamento incremental é um método de elaborar orçamentos usados para planejar suas despesas e alocação de recursos empresaria para um determinado período, geralmente um ano fiscal. 

A ideia por trás do orçamento incremental é que a maioria das despesas de uma organização permanece relativamente a mesma de um ano para o outro. 

Assim, em vez de criar um novo orçamento do zero a cada ano, as empresas usam o orçamento anterior como ponto de partida e fazem ajustes incrementais para adicionar as mudanças esperadas na gestão orçamentária.

Bannner para conhecer o sistema

Características de um Orçamento incremental

O orçamento incremental começa com o orçamento empresarial do período anterior como ponto de partida. Por isso, as alterações são geralmente pequenos aumentos ou diminuições em relação aos números do ano anterior. 

A principal característica e que não está presente em outros tipos de orçamento é que ele é um método relativamente simples e rápido para criar um novo orçamento, já que não requer uma reavaliação completa de todas as despesas e receitas.

Além disso, vale destacar que o orçamento incremental tende a se concentrar no histórico e no desempenho passado da empresa, o que pode limitar a capacidade de adaptação a mudanças significativas no ambiente de negócios, por exemplo.

Benefícios do Orçamento incremental 

Existem muitos benefícios de adotar o planejamento incremental como base das estratégias financeiras de um negócio, entre os principais estão:

  • Simplicidade e rapidez, já que garante um processo direto e eficiente;
  • Facilidade de acompanhamento porque permite uma avaliação consistente da empresa;
  • Preserva estratégias e ações estratégicas do passado;
  • Maior previsibilidade financeira já que ajuda a planejar e analisar os custos que aumentam gradualmente.

Orçamento incremental ou Orçamento de Base Zero 

Apesar de serem muito confundidos, o orçamento incremental e o orçamento de base zero são duas abordagens distintas quando falamos na gestão empresarial.

No orçamento incremental, a base de referência é o orçamento do período anterior. As mudanças são incrementais, ou seja, pequenos ajustes são feitos em relação ao orçamento anterior para refletir mudanças esperadas. Por isso, ele acaba sendo mais simples e rápido. 

Por outro lado, o orçamento base zero parte do princípio de que nada é garantido. Isso significa que todas as despesas precisam ser justificadas do zero, independentemente do histórico. Isso implica em uma revisão completa de todas as despesas. 

Em outras palavras, o orçamento incremental mantém a continuidade em relação ao orçamento anterior e é mais simples, enquanto o orçamento de base zero adota uma abordagem mais analítica.

Exemplos de Orçamento incremental na rotina da empresa 

O orçamento incremental pode ser aplicado de várias formas na rotina da sua empresa. Separamos abaixo alguns exemplos práticos de como você pode utilizá-lo. Confira:

  • Aumento de Salários: o orçamento incremental pode ser utilizado para prever e adicionar aumentos salariais, com base em dados do ano anterior.
  • Custos de Insumos: setores dependentes de matérias-primas podem usar o orçamento para antecipar e ajustar os custos.
  • Despesas Operacionais: ele também pode ser usado para manter o controle das despesas operacionais de forma gradual e consistente.
  • Departamento de Pessoal: o orçamento incremental também permite prever custos relacionados a contratações, treinamento e desenvolvimento de pessoal no setor de RH.

Além desses exemplos, também é possível utilizar o orçamento incremental para antecipar os custos com a manutenção e reparo de máquinas e equipamentos, com base em dados históricos.

Desafios no uso do Orçamento incremental

O uso de qualquer tipo de orçamento traz vários desafios para as organizações, com o incremental não seria diferente. Um dos principais desafios é que ele pode promover uma certa lentidão financeira, uma vez que se baseia fortemente no orçamento anterior. 

Como o orçamento incremental tende a se concentrar no passado, ele pode desencorajar  a busca por inovação e novidades no mercado de atuação. Com isso, pode limitar a flexibilidade e chances da empresa se destacar diante dos concorrentes. 

Além disso, o foco no histórico pode levar a uma fixação em metas e objetivos antigos, que podem não ser mais relevantes para a empresa e para os objetivos futuros.

Como fazer um orçamento incremental de forma eficiente 

Para usar o orçamento incremental da melhor forma e poder aproveitar todos os benefícios que ele oferece, é preciso levar em consideração algumas etapas. São elas:

  • Revise detalhadamente o orçamento anterior criticamente;
  • Estabeleça novas metas e objetivos;
  • Priorize despesas com base na importância estratégica;
  • Acompanhe o desempenho e faça ajustes sempre que necessário;
  • Envolva os times;
  • Incentive a inovação e realocação de recursos;
  • Controle os custos, especialmente gastos não essenciais;
  • Faça um planejamento para situações inesperadas;
  • Mantenha comunicação clara sobre o orçamento com todos os times e colaboradores.

Ao seguir essas indicações, você vai conseguir fazer um orçamento incremental ideal para o seu negócio e aproveitá-lo de forma mais eficiente.

Outras dúvidas sobre esse tema

Confira abaixo algumas das principais perguntas sobre o orçamento incremental:

Qual é a principal vantagem do orçamento tradicional incremental?

A principal vantagem é a simplicidade. O orçamento incremental é rápido de implementar e por ser baseado em histórico, acaba facilitando a previsão de custos e a gestão financeira.

Qual o tipo de orçamento é utilizado atualmente no Brasil?

No Brasil, assim como em muitos outros lugares, o orçamento incremental é o mais utilizado devido à sua simplicidade e adequação a empresas com operações mais estáveis.

O que significa orçamento de base zero?

O orçamento de base zero é um método que exige que todas as despesas sejam justificadas do zero, independentemente do orçamento anterior. Assim, ele promove uma revisão completa de todas as despesas, com foco na eficiência e alocação de recursos.

A Importância do Sistema ERP para o Sucesso Empresarial

Alcançar o sucesso empresarial pode ser um desafio para muitas empresas, principalmente aqueles que não investem no orçamento incremental para melhorar seus processos.

Como você pôde perceber, esse tipo de orçamento pode ser um ótimo aliado para gerenciar algumas atividades do seu negócio. Para tornar tudo isso ainda mais eficiente, contar com um sistema ERP é fundamental.

Ele integra processos de negócios, proporcionando uma visão completa e em tempo real das operações, facilitando ainda mais os processos e tomada de decisões. 

Ao contar com um gerenciador financeiro, não apenas o orçamento incremental fica mais efetivo, como toda a gestão orçamentária. Conheça as soluções do ERP da Omie e descubra como impulsionar seu negócio!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
a importância de gestão de custos
Confira o que é gestão de custos, como diferenciar custos fixos e variáveis e como melhorar lucratividade e a eficiência
controle financeiro: simbolos de cartão, carrinho, sacola e outros relacionados a finanças
Eleve seus resultados: aprenda a fazer o controle financeiro empresarial do seu negócio e evite os riscos do mercado.
Régua de cobrança: mulher sorrindo com tablet e notebook em mesa
Entenda como a régua de cobrança pode ajudar sua empresa a reduzir a inadimplência. Saiba como criar a sua e