Passo a passo de como fazer a declaração do MEI

Com dúvidas sobre como fazer a declaração do MEI? Confira nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto e sua importância para seu negócio.
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Para se manter em dia com o Fisco, é essencial saber como fazer a declaração do MEI, também conhecida como DASN-MEI. Ela é obrigatória, mesmo que você não tenha faturado nada durante o ano. Por esse motivo, neste artigo, daremos algumas dicas que podem ajudar no processo.

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Como fazer a declaração do MEI?

Todos os anos, é necessário que os microempreendedores individuais declarem o valor que faturaram ao longo do ano. Para isso, é preciso informar dados como sua renda bruta total do período e renda bruta referente às atividades de comércio, indústria e/ou serviço de transporte intermunicipal, além de declarar se teve algum empregado durante o ano.

Além disso, para acessar o sistema DASN-Simei, basta entrar no Portal do Empreendedor. Para entender mais sobre o assunto, veja a seguir como declarar Imposto de Renda MEI passo a passo:

1º passo

Após acessar o Portal do Empreendedor por meio do endereço www.portaldoempreendedor.gov.br, é preciso clicar na opção “Declaração Anual – DASN-SIMEI” e inserir as informações requisitadas. Em seguida, na linha onde estará escrito “Original”, selecione o ano anterior.

2º passo

No segundo passo para emitir a declaração MEI, será preciso informar o valor da sua receita bruta total. Por isso, informe o valor do faturamento total anual da sua empresa e, depois, no campo logo abaixo, coloque somente o valor das receitas que se referem às atividades de comércio, indústria e transporte municipal e interestadual.

3º passo

Após preencher essas informações, o sistema questionará se você deseja imprimir o documento. Você pode confirmar e, em seguida, salvar e arquivar o comprovante da declaração de Imposto de Renda MEI.

Em caso de perda do prazo da declaração anual

Já no caso de quem perdeu o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor e realizar o mesmo procedimento. Entretanto, vale lembrar que o atraso acarretará uma multa.

Sendo assim, para evitar esse problema, é preciso estar sempre atento aos prazos estabelecidos. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional para manter as obrigações com o fisco em dia. Além disso, caso seja necessário alterar o valor já declarado, é possível acionar a Declaração Retificadora.

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Considerações importantes

Quando o assunto é como fazer declaração anual MEI, é preciso que alguns pontos sejam esclarecidos. Primeiramente, é importante saber que a declaração MEI não é a mesma coisa que a declaração do Imposto de Renda para pessoa física. Portanto, os dois processos devem ser feitos separadamente.

Ao fazer sua declaração de Imposto de Renda de pessoa física, é preciso considerar que os lucros da empresa podem constituir sua renda como pessoa física. Sendo assim, são considerados rendimentos isentos e não tributáveis até 8%, no caso do comércio e da indústria, e 16%, no caso dos serviços.

Também vale lembrar que, para os microempreendedores individuais que desejarem abrir conta em banco por meio de seu CNPJ, geralmente, as instituições bancárias solicitam a comprovação de renda. Por isso, a declaração MEI pode servir para essa finalidade.

Importância de manter uma boa gestão financeira

Como vimos, para fazer a declaração do Imposto de Renda MEI, é preciso informar todo o faturamento obtido durante o ano anterior. Portanto, é necessário ter um registro dessas informações, para que, além de ser mais fácil emitir a declaração, também seja possível ter uma boa gestão financeira.

Afinal, ao administrar as finanças do negócio de forma eficiente, garante-se a saúde financeira e a continuidade das atividades. Com uma boa gestão financeira e fiscal, também é possível aproveitar descontos em tributos, se pagos com antecedência, além de evitar multas por atraso.

Tudo isso contribui para que os recursos da companhia sejam mais bem aplicados e distribuídos de forma a desenvolver seu negócio de um jeito mais sustentável. Por isso é tão importante cuidar das finanças da sua empresa.

Como a tecnologia pode ajudar?

Com um sistema de gestão empresarial, é possível manter registradas todas as movimentações financeiras da empresa, além de facilitar as operações, como emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, entre outras. Mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, contar com essa tecnologia pode fazer toda a diferença.

Confira nosso e-book sobre gestão financeira para PMEs e entenda a importância de um bom controle financeiro e também todas as vantagens que um sistema de gestão pode proporcionar para a contabilidade do seu negócio.

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