Pitch: o que é, principais tipos e exemplos de sucesso

Entenda como o pitch pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa. Saiba como criar, conheça os diferentes tipos e acesse exemplos.
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O desafio de vender uma grande ideia é algo que deixa muita gente em pânico. Sabemos que não existe uma fórmula mágica para fazer isso dar certo, porém, é possível investir na construção de um bom pitch para obter sucesso e desbancar a concorrência. 

É por meio de um pitch que você apresenta sua ideia, explica os benefícios e fecha com uma chamada para ação. Um pitch pode ser a ponte entre uma ideia e sua realização.

Mas, é essencial dominar o assunto para fazer um bom pitch e para alcançar esse sucesso. Esse é o tema central desse artigo: siga com a leitura e aprenda a fazer um pitch matador.

O que é pitch e para que serve?

Imagine que você tem uma grande ideia ou mesmo um produto e encontra um investidor ideal. É necessário ter um discurso pensado, que apresente a proposta de valor do seu negócio e seja capaz de convencer as pessoas a comprarem o seu produto ou ideia. 

O pitch é justamente essa narrativa: uma apresentação que pode ser feita em 30 segundos ou em até 20 minutos, a depender do tipo ou circunstância e público. Ele deve reunir as principais informações da empresa e do produto que deseja tratar. 

Neste contexto, cada informação e palavra é essencial para prender a atenção. Para começar, pense em uma abordagem que seja rápida. Busque ser persuasivo e objetivo.

Estrutura de um Pitch

O pitch é como o passo para a abertura de portas para uma grande parceria, um investimento ou mesmo uma grande venda. Assim sendo, é fundamental entender seu funcionamento.

Ele pode ser utilizado em diferentes situações, mas sempre com o mesmo intuito. Existem diversos tipos de pitch e voltados para várias finalidades. 

Existem quatro elementos que devem ser levados em consideração em todos os tipos de pitch para tornar o negócio ou ideia mais convincente e vendável. 

  • Estratégia inicial – comece dando informações básicas sobre o projeto ou a empresa.
  • Problemática – apresente o cenário de problemas no qual a solução da qual você está falando é eficiente. 
  • Solução – este é o momento de convencer de que o seu produto ou ideia é a solução ideal para o problema apresentado, indicando os principais diferenciais..
  • Conclusão – esta etapa é o momento da chamada para ação. Se possível, ofereça um teste experimental ou amostra do serviço.

Como pitch pode ajudar no seu negócio

O pitch é uma ferramenta fundamental nos negócios, desempenhando um papel crucial na comunicação e na construção de parcerias comerciais. Um pitch bem elaborado permite que empreendedores e profissionais apresentem suas ideias de maneira clara e convincente.

Além disso, o pitch é uma estratégia poderosa para captar a atenção em ambientes competitivos. Em situações em que o tempo é limitado, como eventos ou apresentações, a capacidade de se comunicar de forma concisa e persuasiva pode ser a diferença entre despertar o interesse ou ser ignorado.

Um pitch eficaz transmite a proposta de valor de uma empresa de maneira memorável, ajudando a estabelecer uma presença marcante no mercado. Mas, engana-se quem pensa que o pitch se limita apenas ao início de um relacionamento comercial: ele é uma ferramenta contínua ao longo do ciclo de vida de um negócio. 

Tipos de pitch para diferentes situações do negócio 

Existem diferentes segmentos de negócios e situações. Tendo isso em vista, com as diversas possibilidades, também podem ser aplicados modelos de pitch para cada oportunidade de fechamento de vendas, investimento ou parcerias. Acompanhe, a seguir, os tipos mais comuns.

Pitch de vendas

O pitch de vendas é considerado o modelo vendável, no qual o papel principal é convencer o possível cliente a fechar a compra do produto ou serviço com um modelo de proposta comercial. O foco deve ser na superação de objeções de compra, incentivando a tomada de decisão. 

Os vendedores devem utilizar o discurso para abordagem dos leads qualificados, aumentando as chances de fechamento de vendas. 

Pitch de captação 

O pitch de captação é utilizado no contexto de angariar investimentos e patrocínios. Aqui, deve-se apresentar a possibilidade de retorno financeiro e oportunidades que investir no seu negócio pode causar. 

Apresente números, aponte projeções, mostre o quanto o seu negócio é valioso e a perda que a falta de investimento nele pode causar no bolso do investidor. Não seja prolixo e não passe de 10 minutos de apresentação.

Pitch deck

Trata-se de um material que complementa o pitch falado. É importante que ele apresente vantagens e seja crucial para a tomada de decisão e prospecção de clientes. 

Ele deve reforçar a ideia principal e pode ser um material interativo ou mesmo um infográfico, um dashboard com dados ou um vídeo. 

Você pode utilizá-lo durante sua apresentação e disponibilizá-lo ao final, para que ele possa ser apreciado com mais calma em um momento posterior.

Elevator Pitch

Como o próprio nome diz, o elevator pitch é um papo de elevador. Ou seja, tente ser breve e preciso para atrair a atenção, gerando engajamento para uma possível próxima conversa mais aprofundada. 

É a apresentação de uma ideia no tempo de deslocamento do elevador. Assim, objetividade e clareza precisam ser a chave para não perder a oportunidade.

Tweet Pitch

Como no X (antigo Twitter), ele deve ser formulado com até 144 caracteres. Seja direto e estratégico com as palavras e não desperdice nenhuma oportunidade de conversão.

One-sentence

Curto, curtíssimo: esse é o pitch one-sentence. Você deve descrever o produto, serviço ou ideia em uma única frase. Neste tipo de pitch, cada palavra vale um possível fechamento de venda ou investimento.

Dicas para criar um pitch estratégico 

Como dissemos, a estratégia é um dos elementos essenciais para a construção de um pitch. Mas, como utilizá-la na prática? Essa dúvida pode ser comum, principalmente, para aquelas pessoas que não possuem uma vasta experiência na criação de pitches.

O primeiro passo é pensar no fortalecimento da estrutura base. Pense sobre o que é o seu negócio ou ideia, qual problema ele resolve, quais os principais diferenciais competitivos e para quem ele é indicado. 

Com essas informações básicas fica mais fácil pensar por onde começar. Concomitante a essas ideias, outras dicas podem ser utilizadas na hora de construir o seu pitch. 

Aplique o storytelling

Nada engaja mais do que uma boa história, contada com técnicas de oratória e comunicação. No momento de vender, essa estratégia também é uma boa opção. 

Crie uma narrativa em volta do seu produto ou ideia, prenda a atenção e entregue um desfecho para a história. Utilizando essa estratégia é mais fácil fazer com que a sua apresentação seja assistida até o final, afinal, somos movidos por emoções. 

Use gatilhos mentais

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser usados em um discurso, como o senso de urgência, autoridade e a prova social. Pense na sensação que você quer passar e, consequentemente, na ação que aquele gatilho mental deve gerar. 

Há algumas palavras-chave que despertam as sensações desejadas: conhecê-las é essencial! 

Voz e postura

A linguagem corporal também é um importante passo para ter sucesso com um pitch. Cuide da postura, gestos, entre outros pontos. Afinal, tudo isso também comunica o que a empresa tem para oferecer. 

Não esqueça também de que a sua voz pode impactar positiva ou negativamente no seu pitch. Assim, aprender técnicas de oratória é uma boa estratégia para melhorar seu desempenho. 

Persuasão

Se o seu pitch não levar seu potencial cliente a fazer uma ação, ele não terá validade real. Dessa forma, técnicas de persuasão também precisam estar na sua lista de aprendizados para criar um pitch bem-sucedido. 

Coloque em prática

Um pitch bom só se torna excelente quando testado e validado. Então, crie, coloque em prática, aprimore e vá ajustando continuamente. 

Exemplos de pitch

Quer saber como um pitch funciona na prática? Abaixo, você pode visualizar alguns exemplos, considerando diferentes cenários:

Exemplo de pitch de vendas de produto

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Exemplo de pitch de investimentos

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Perguntas frequentes sobre pitch

Algumas dúvidas são mais frequentes quando o assunto é pitch. As principais, você encontra abaixo:

Qual a diferença entre um pitch de venda e um pitch de investimento?

Um pitch de venda destaca os benefícios de um produto ou serviço para atrair clientes. Já um pitch de investimento concentra-se em persuadir potenciais investidores sobre a viabilidade e o potencial de retorno financeiro de um negócio.

Qual a importância do storytelling em um pitch?

O storytelling em um pitch é crucial porque cria conexões emocionais e torna a mensagem mais memorável. Ele permite que a audiência se conecte à narrativa da empresa, gerando um impacto duradouro.

Quais são os erros comuns a serem evitados ao fazer um pitch?

Evite informações excessivas, falta de clareza e falta de entusiasmo.

Pitch: uma poderosa ferramenta para produtos, serviços e ideias

Percebemos que o pitch é uma ferramenta poderosa para os negócios que querem aumentar as vendas, investidores e, como consequência, o lucro. Além disso, com ele é possível agregar mais valor aos clientes desde os estágios iniciais, iniciando uma relação duradoura e de sucesso.

Assim, é preciso investir na criação e apresentação de um bom pitch. E uma dessas etapas é o conhecimento pleno sobre o seu negócio: números, desempenho e potencial. Um sistema ERP pode ser o seu parceiro nessa jornada: conheça o Omie e transforme a gestão da sua empresa.

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