Pitch: o que é, principais tipos e exemplos de sucesso

Entenda como o pitch pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa. Saiba como criar, conheça os diferentes tipos e acesse exemplos.
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O desafio de vender uma grande ideia é algo que deixa muita gente em pânico. Sabemos que não existe uma fórmula mágica para fazer isso dar certo, porém, é possível investir na construção de um bom pitch para obter sucesso e desbancar a concorrência. 

É por meio de um pitch que você apresenta sua ideia, explica os benefícios e fecha com uma chamada para ação. Um pitch pode ser a ponte entre uma ideia e sua realização.

Mas, é essencial dominar o assunto para fazer um bom pitch e para alcançar esse sucesso. Esse é o tema central desse artigo: siga com a leitura e aprenda a fazer um pitch matador.

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O que é pitch e para que serve?

Imagine que você tem uma grande ideia ou mesmo um produto e encontra um investidor ideal. É necessário ter um discurso pensado, que apresente a proposta de valor do seu negócio e seja capaz de convencer as pessoas a comprarem o seu produto ou ideia. 

O pitch é justamente essa narrativa: uma apresentação que pode ser feita em 30 segundos ou em até 20 minutos, a depender do tipo ou circunstância e público. Ele deve reunir as principais informações da empresa e do produto que deseja tratar. 

Neste contexto, cada informação e palavra é essencial para prender a atenção. Para começar, pense em uma abordagem que seja rápida. Busque ser persuasivo e objetivo.

Estrutura de um Pitch

O pitch é como o passo para a abertura de portas para uma grande parceria, um investimento ou mesmo uma grande venda. Assim sendo, é fundamental entender seu funcionamento.

Ele pode ser utilizado em diferentes situações, mas sempre com o mesmo intuito. Existem diversos tipos de pitch e voltados para várias finalidades. 

Existem quatro elementos que devem ser levados em consideração em todos os tipos de pitch para tornar o negócio ou ideia mais convincente e vendável. 

  • Estratégia inicial – comece dando informações básicas sobre o projeto ou a empresa.
  • Problemática – apresente o cenário de problemas no qual a solução da qual você está falando é eficiente. 
  • Solução – este é o momento de convencer de que o seu produto ou ideia é a solução ideal para o problema apresentado, indicando os principais diferenciais..
  • Conclusão – esta etapa é o momento da chamada para ação. Se possível, ofereça um teste experimental ou amostra do serviço.

Como pitch pode ajudar no seu negócio

O pitch é uma ferramenta fundamental nos negócios, desempenhando um papel crucial na comunicação e na construção de parcerias comerciais. Um pitch bem elaborado permite que empreendedores e profissionais apresentem suas ideias de maneira clara e convincente.

Além disso, o pitch é uma estratégia poderosa para captar a atenção em ambientes competitivos. Em situações em que o tempo é limitado, como eventos ou apresentações, a capacidade de se comunicar de forma concisa e persuasiva pode ser a diferença entre despertar o interesse ou ser ignorado.

Um pitch eficaz transmite a proposta de valor de uma empresa de maneira memorável, ajudando a estabelecer uma presença marcante no mercado. Mas, engana-se quem pensa que o pitch se limita apenas ao início de um relacionamento comercial: ele é uma ferramenta contínua ao longo do ciclo de vida de um negócio. 

Tipos de pitch para diferentes situações do negócio 

Existem diferentes segmentos de negócios e situações. Tendo isso em vista, com as diversas possibilidades, também podem ser aplicados modelos de pitch para cada oportunidade de fechamento de vendas, investimento ou parcerias. Acompanhe, a seguir, os tipos mais comuns.

Pitch de vendas

O pitch de vendas é considerado o modelo vendável, no qual o papel principal é convencer o possível cliente a fechar a compra do produto ou serviço com um modelo de proposta comercial. O foco deve ser na superação de objeções de compra, incentivando a tomada de decisão. 

Os vendedores devem utilizar o discurso para abordagem dos leads qualificados, aumentando as chances de fechamento de vendas. 

Pitch de captação 

O pitch de captação é utilizado no contexto de angariar investimentos e patrocínios. Aqui, deve-se apresentar a possibilidade de retorno financeiro e oportunidades que investir no seu negócio pode causar. 

Apresente números, aponte projeções, mostre o quanto o seu negócio é valioso e a perda que a falta de investimento nele pode causar no bolso do investidor. Não seja prolixo e não passe de 10 minutos de apresentação.

Pitch deck

Trata-se de um material que complementa o pitch falado. É importante que ele apresente vantagens e seja crucial para a tomada de decisão e prospecção de clientes. 

Ele deve reforçar a ideia principal e pode ser um material interativo ou mesmo um infográfico, um dashboard com dados ou um vídeo. 

Você pode utilizá-lo durante sua apresentação e disponibilizá-lo ao final, para que ele possa ser apreciado com mais calma em um momento posterior.

Elevator Pitch

Como o próprio nome diz, o elevator pitch é um papo de elevador. Ou seja, tente ser breve e preciso para atrair a atenção, gerando engajamento para uma possível próxima conversa mais aprofundada. 

É a apresentação de uma ideia no tempo de deslocamento do elevador. Assim, objetividade e clareza precisam ser a chave para não perder a oportunidade.

Tweet Pitch

Como no X (antigo Twitter), ele deve ser formulado com até 144 caracteres. Seja direto e estratégico com as palavras e não desperdice nenhuma oportunidade de conversão.

One-sentence

Curto, curtíssimo: esse é o pitch one-sentence. Você deve descrever o produto, serviço ou ideia em uma única frase. Neste tipo de pitch, cada palavra vale um possível fechamento de venda ou investimento.

YouTube video

Dicas para criar um pitch estratégico 

Como dissemos, a estratégia é um dos elementos essenciais para a construção de um pitch. Mas, como utilizá-la na prática? Essa dúvida pode ser comum, principalmente, para aquelas pessoas que não possuem uma vasta experiência na criação de pitches.

O primeiro passo é pensar no fortalecimento da estrutura base. Pense sobre o que é o seu negócio ou ideia, qual problema ele resolve, quais os principais diferenciais competitivos e para quem ele é indicado. 

Com essas informações básicas fica mais fácil pensar por onde começar. Concomitante a essas ideias, outras dicas podem ser utilizadas na hora de construir o seu pitch. 

Aplique o storytelling

Nada engaja mais do que uma boa história, contada com técnicas de oratória e comunicação. No momento de vender, essa estratégia também é uma boa opção. 

Crie uma narrativa em volta do seu produto ou ideia, prenda a atenção e entregue um desfecho para a história. Utilizando essa estratégia é mais fácil fazer com que a sua apresentação seja assistida até o final, afinal, somos movidos por emoções. 

Use gatilhos mentais

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser usados em um discurso, como o senso de urgência, autoridade e a prova social. Pense na sensação que você quer passar e, consequentemente, na ação que aquele gatilho mental deve gerar. 

Há algumas palavras-chave que despertam as sensações desejadas: conhecê-las é essencial! 

Voz e postura

A linguagem corporal também é um importante passo para ter sucesso com um pitch. Cuide da postura, gestos, entre outros pontos. Afinal, tudo isso também comunica o que a empresa tem para oferecer. 

Não esqueça também de que a sua voz pode impactar positiva ou negativamente no seu pitch. Assim, aprender técnicas de oratória é uma boa estratégia para melhorar seu desempenho. 

Persuasão

Se o seu pitch não levar seu potencial cliente a fazer uma ação, ele não terá validade real. Dessa forma, técnicas de persuasão também precisam estar na sua lista de aprendizados para criar um pitch bem-sucedido. 

Coloque em prática

Um pitch bom só se torna excelente quando testado e validado. Então, crie, coloque em prática, aprimore e vá ajustando continuamente. 

Exemplos de pitch

Quer saber como um pitch funciona na prática? Abaixo, você pode visualizar alguns exemplos, considerando diferentes cenários:

Exemplo de pitch de vendas de produto

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Exemplo de pitch de investimentos

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Perguntas frequentes sobre pitch

Algumas dúvidas são mais frequentes quando o assunto é pitch. As principais, você encontra abaixo:

Qual a diferença entre um pitch de venda e um pitch de investimento?

Um pitch de venda destaca os benefícios de um produto ou serviço para atrair clientes. Já um pitch de investimento concentra-se em persuadir potenciais investidores sobre a viabilidade e o potencial de retorno financeiro de um negócio.

Qual a importância do storytelling em um pitch?

O storytelling em um pitch é crucial porque cria conexões emocionais e torna a mensagem mais memorável. Ele permite que a audiência se conecte à narrativa da empresa, gerando um impacto duradouro.

Quais são os erros comuns a serem evitados ao fazer um pitch?

Evite informações excessivas, falta de clareza e falta de entusiasmo.

Pitch: uma poderosa ferramenta para produtos, serviços e ideias

Percebemos que o pitch é uma ferramenta poderosa para os negócios que querem aumentar as vendas, investidores e, como consequência, o lucro. Além disso, com ele é possível agregar mais valor aos clientes desde os estágios iniciais, iniciando uma relação duradoura e de sucesso.

Assim, é preciso investir na criação e apresentação de um bom pitch. E uma dessas etapas é o conhecimento pleno sobre o seu negócio: números, desempenho e potencial. Um sistema ERP pode ser o seu parceiro nessa jornada: conheça o Omie e transforme a gestão da sua empresa.

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