Todo negócio, independente do tamanho, provavelmente guarda informações de clientes, como histórico de compras, quantidade de vendas ao mês, as últimas vendas feitas, entre outros dados importantes. Nem sempre esse armazenamento é feito da melhor forma, como ocorre com um software CRM.
O CRM (Customer Relationship Management), em português, Gestão do Relacionamento com Clientes, vai muito além de reunir informações em uma planilha ou qualquer outro local da internet. Trata-se de uma nova forma de estruturar o trabalho e mudar seu posicionamento no mercado, adentrando de vez na transformação digital e deixando para trás processos burocráticos e demorados.
Os benefícios de implementação dessa gestão são claros e vão desde a melhoria nos processos de relacionamento, até o auxílio na definição de um público-alvo. Tudo isso trazendo mais integração entre os setores de marketing, vendas e financeiro. Siga com a leitura e entenda detalhes sobre o assunto.
Afinal, o que o software de CRM faz?
A Gestão do Relacionamento com Clientes é uma gestão completa, que reúne informações de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato entre a sua empresa e o seu público.
Nesse sentido, o CRM veio para atender as demandas do cliente da atualidade. Estamos na era da digitalização e contar com a automação de processos e investir em uma nova experiência do cliente é uma obrigação para aquelas empresas que não querem perder a sustentabilidade do negócio.
A plataforma de CRM é responsável por gerir de maneira inteligente as informações de clientes, leads e oportunidades de vendas, por diversas informações, em um só lugar. Ela oferece um conjunto de estratégias com a finalidade de alcançar metas, como a fidelização de clientes e aumento de satisfação.
Outra finalidade do CRM é o entendimento de que uma venda não acontece após um primeiro contato. É necessário construir um relacionamento mínimo, no qual o interesse pela marca seja nutrido.
Além de reunir as principais informações de clientes e possíveis clientes, o CRM registra interações com a empresa, seja por meio de sites, ligações, e-mails, entre outras.
Assim, um CRM atua da seguinte forma:
- gerenciando informações;
- conectando a equipe e informações acessíveis de qualquer dispositivo;
- capturando e-mails de forma inteligente;
- automatizando tarefas e permitindo um acompanhamento mais efetivo;
- fornecendo recomendações e insights.
Ademais, o sistema de CRM também se integra a outros sistemas, como ferramentas de automação de marketing, o que potencializa ainda mais as ações, possibilitando o alinhamento com o funil de vendas e estratégias de prospecção.
Por que o CRM ajuda na definição do público-alvo?
O público-alvo é um importante dado que uma empresa precisa ter para começar a vender. Se você tem tentado vender para todos, é necessário parar para entender quem realmente tem maiores chances e necessidade do seu produto ou serviço.
Nesse cenário, o CRM auxilia na segmentação de público, pois permite analisar dados de clientes que já compraram do seu negócio e construir um perfil com base nessas informações. Ainda, você também pode aprimorar as suas campanhas ao analisar esses dados e adaptar argumentos.
Para o marketing, o CRM é um poderoso aliado para a criação de conteúdos e campanhas mais efetivas, personalizadas com base em dados presentes na ferramenta. Logo, a gestão do público-alvo é otimizada por meio da ferramenta.
Por que investir em software de CRM para o seu negócio?
Existem diversos tipos de CRM, alguns até mesmo voltados para segmentos de mercados. Hoje, utilizá-lo já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade de qualquer tipo de negócio que queira se manter sustentável e crescer.
Com a implementação de um CRM, a empresa passa a dispensar algumas ações manuais, como o preenchimento de planilhas com informações de clientes.
Alguns dos benefícios da utilização do CRM são:
- segmentação – toda a equipe da empresa é capaz de visualizar dados e criar uma segmentação de acordo com a necessidade;
- engajamento de clientes – ninguém gosta de uma empresa que só aparece na hora de vender. O CRM auxilia na criação de uma régua de relacionamento;
- campanhas de marketing – é possível criar uma cadência de e-mails para converter leads em clientes, realizar promoções, manter o relacionamento com clientes ou com qualquer outro objetivo;
- relatórios – o CRM permite emitir relatórios que ajudam a equipe analisar resultados e ações realizadas;
- aumento das vendas – com o acompanhamento de ações de acordo com o funil de vendas de marketing, a sua chance de vender mais aumenta;
- satisfação dos clientes – manter a proximidade com os clientes tende a mantê-los mais satisfeitos e fiéis ao seu negócio;
- aumento de produtividade – por meio da redução de ações manuais, o tempo da equipe é melhor aproveitado em outras atividades;
- oportunidade de negócios – a partir dos dados é identificável a necessidade de consumidores e leads, o que gera a criação de novas soluções e oportunidades de negócios.
Não podemos deixar de mencionar a importância de preparar a equipe para a implementação de um CRM. Então, aponte a necessidade e a importância da digitalização e automação na atualidade e capacite os colaboradores para que todos saibam as vantagens de um CRM e como operá-lo.
Ainda, acompanhe os resultados gerados após a implementação. Assim, fica mais fácil saber se a implementação da tecnologia foi eficiente para as suas necessidades e seu negócio.
Software CRM OMIE
Ao longo do artigo, percebemos que não dá para deixar passar despercebidas as vantagens e funcionalidades oferecidas por um CRM. A transformação digital já faz parte de praticamente todos os segmentos de mercado; quando falamos de gestão empresarial, não é diferente.
Entre as ferramentas oferecidas pela Omie, sistema de gestão empresarial completo, está o CRM, que traz todas as vantagens mencionadas, como o histórico de interações com os prospects, análise de funil de vendas, gerenciamento de equipes e relatórios personalizados. Saiba mais sobre o CRM Omie.