Quais são os tipos de balancete contábil?

Conheça os tipos de balancete contábil existentes e descubra as suas funcionalidades
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O balancete contábil é uma poderosa ferramenta para contadores e empreendedores, devido ao detalhamento que traz sobre as contas e seus respectivos saldos. Ele auxilia as empresas no controle financeiro e serve como um guia para entender a saúde financeira dos negócios.

Quando diversos indicadores são agrupados em um relatório como o balancete, é possível adotar o documento para a construção de estratégias a curto, médio e longo prazo. Neste artigo, você irá se aprofundar sobre os tipos de balancete contábil existentes e as particularidades de cada um deles. Acompanhe a leitura!

banner cta contador

 

O que é balancete contábil?

O balancete contábil é um dos documentos mais utilizados pelos contadores para a análise de ativos e passivos. Os registros feitos são pontuais e ajudam a verificar os resultados financeiros obtidos no período em que os dados foram coletados.

Ele pode ser feito seguindo as necessidades da empresa, sejam elas diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Apesar de não ser obrigatório, o balancete contábil oferece informações que podem ser apresentadas até mesmo para instituições financeiras, acionistas, investidores, fornecedores e sindicatos.

No caso de demonstrações externas, o relatório é essencial para demonstrar a rentabilidade e a segurança do investimento.

Para o uso interno, ele demonstra a importância de ter uma visão mais ampla das finanças. Um planejamento financeiro estruturado, com previsões de futuras crises é capaz de salvar uma empresa. O balancete é responsável por parte desse processo.

Com esse relatório , é possível identificar excessos e quais setores estão entregando mais resultados, analisando  a distribuição de verba e o que pode ser cortado ou anulado. A construção do balancete se dá com base no fluxo de caixa, da entrada e saída de capital.

Tipos de balancete contábil: quais são?

Existem diversos tipos de balancete contábil. Tudo irá depender do tipo e segmento do negócio. As diferenças entre os documentos consistem em seus tamanhos e na abrangência de dados.

Saber qual balancete é o mais adequado pode levar a resultados positivos ou negativos. Isso porque, ao realizar seu preenchimento, não serão registradas apenas informações soltas. O trabalho, quando bem feito, permite gerar uma visão mais completa do negócio e dos processos financeiros.

Nos tópicos a seguir, separamos os mais utilizados, com base em suas características centrais. Conheça mais sobre cada tipo e analise o contexto da empresa em que serão aplicados. É uma forma de personalizar o serviço e oferecer mais qualidade na entrega. Acompanhe a leitura!

Balancete sintético

O balancete sintético é uma das formas possíveis de realizar o balancete da empresa. Como o próprio nome diz, é uma versão mais abreviada do documento. Isso não quer dizer que informações sejam excluídas, mas são inseridas de forma menos detalhada.

A opção é indicada para as empresas que querem uma opção mais enxuta, mas que ainda entregue informações suficientes para analisar os resultados. A exclusão de informações importantes não pode acontecer e isso demonstra a utilidade desse tipo de balancete.

Nessa modalidade, não existe emissão de ativo ou passivo, no entanto há pouco ou nenhum detalhamento sobre os valores demonstrados no documento. Nos outros tipos de balancete, como o analítico, é comum encontrar tabelas repletas de linhas, que detalham cada ativo e passivo do demonstrativo.

No balancete sintético, os valores são registrados de forma que se entenda apenas o valor total de cada tipo de ativo e passivo, como:

  • Ativo total: 80.000
  • Ativo circulante: 75.000
  • Ativo permanente: 30.000
  • Passivo circulante e exigível a longo prazo: 68.000

Balancete analítico

O balancete analítico é o contrário do sintético. É conhecido por ser extenso, detalhado com o máximo de informações possíveis para as diversas finalidades possíveis. Dessa forma, o resultado é um documento completo, capaz de entregar qualquer informação relevante que seja buscada.

Balancete de verificação inicial

O balancete de verificação inicial é um tipo de documento feito antes do resultado final. É feito com base nas primeiras apurações, sendo considerado o ponto inicial de verificação, como o próprio nome diz. O documento serve de base para o balancete final e é composto por duas contas: patrimoniais e de resultado.

Nas patrimoniais, devem ser detalhadas as seguintes informações:

  • ativos;
  • passivos;
  • patrimônio líquido.

As contas de resultado devem apresentar as receitas e despesas obtidas no período de análise.

Balancete de verificação final

O balancete de verificação final conta apenas com dados das contas patrimoniais, como bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido e contas retificadoras do ativo e do passivo. Nesse documento, as contas são de resultado, constando as despesas e receitas.

O relatório determina se os resultados foram positivos ou negativos, fazendo jus ao nome. A partir dele se elabora o balanço patrimonial.

Como analisar o balancete contábil?

Acima, vimos os diferentes tipos de balancete contábil e como podem fazer parte do dia a dia de uma empresa a partir da atuação dos contadores. Além de saber qual se encaixa melhor nas necessidades dos clientes, é preciso considerar também o tempo hábil para analisá-los e, aí sim, passar para etapas mais estratégicas.

Por meio da análise de qualquer um dos tipos de balancete, pode-se chegar a resultados e insights que ajudam a empresa a otimizar o planejamento financeiro, em curto, médio e longo prazo. É válido lembrar que o prazo em que ele é construído depende da necessidade.

Por exemplo, se a necessidade é analisar as novas medidas tomadas para melhoria, o empresário pode decidir se fará a análise do balancete de forma mensal, trimestral ou em qualquer período que considerar assertivo.

O importante é não deixar de fazer o balancete contábil, mesmo sem a obrigatoriedade, visando ficar em dia com as obrigações fiscais e não ter problemas com auditorias contábeis.

Balancete contábil: controle para contadores e empreendedores

Neste conteúdo, você conheceu os principais tipos de balancete existentes e a sua importância para os contadores no exercício profissional. Além disso, viu também seu papel para os empresários, profissionais que devem trabalhar pela sustentabilidade e crescimento dos negócios.

A tecnologia é também uma aliada quando falamos de construção de balancetes. Um sistema ERP permite que sua realização seja otimizada, ganhando tempo e levando à redução de riscos de falhas na extração de dados. A Omie conta com um ERP que permite a finalização de balancetes com mais rapidez e riqueza de detalhes. Invista hoje mesmo e comece a aproveitar os benefícios!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
gestão de processos contábeis
Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!