Qual a diferença entre assessoria contábil e digital?

Conheça as funções da assessoria contábil e digital, as diferenças entre elas e como podem auxiliar na gestão contábil.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A assessoria contábil é um dos pilares mais importantes dentro de uma empresa, já que é responsável por registrar detalhadamente todas as transações financeiras de uma organização. Dessa forma, tem um protagonismo essencial na gestão empresarial, organizando as receitas e despesas do negócio, além de representar uma poderosa ferramenta de controle e planejamento.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o que é assessoria contábil e suas diversas funcionalidades, além de conhecer detalhadamente o conceito dessa modalidade cada vez mais comum em um mercado de trabalho altamente automatizado. Descubra todas as vantagens que a assessoria contábil digital pode trazer para os seus clientes, revolucionando a sua rotina e o seu jeito de pensar na contabilidade. Boa leitura!‍

62a230514b4c6f4af7661353 CTA Banner Contador 1 opt2 v2 86

O que faz uma assessoria contábil?

De forma simples, pode-se dizer que se trata dos diferentes tipos de serviços oferecidos por empresas da área de contabilidade, muito além das meras obrigações fiscais e tributárias. A assessoria contábil passa a ter um papel de protagonismo para uma gestão empresarial eficiente e comprometida com resultados.

Ainda, auxilia no controle de todas as movimentações financeiras de uma empresa e também oferece informações valiosas a respeito da situação financeira do negócio, trazendo dados estratégicos essenciais na tomada de decisões importantes.

Além de ser um serviço obrigatório por lei nas empresas, determinado pelo Art. 1779 do Código Civil, as equipes de assessoria contábil oferecem uma visão ampla e estratégica em todas as áreas de uma organização. A seguir, veja algumas das atividades realizadas.

Processos burocráticos

Uma das funções da assessoria contábil é a resolução de processos burocráticos perante as repartições públicas. Vale lembrar que tais processos exigem muito cuidado e conhecimento na área, a fim de evitar escolhas equivocadas que poderão prejudicar a empresa.

Nesse sentido, aberturas de empresas, fusões e cisões, encerramento de organizações e sociedades, além de alterações contratuais, são algumas das tarefas envolvidas nesses tipos de processos.

Registros contábeis

Aqui, a assessoria contábil fica responsável pela atribuição de organizar os documentos de registro das movimentações dos livros contábeis. Assim, é feita a seleção dos dados, conciliação bancária e, por fim, a conferência entre os débitos e créditos.

A partir de 2007, com o Decreto nº 6.022/2007, passou a ser permitida a substituição dos livros impressos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Esse sistema possibilita que todo o registro contábil da organização já seja enviado diretamente para os órgãos competentes.

Serviços fiscais e tributários

É uma das áreas mais burocráticas da contabilidade, pois demanda muito conhecimento técnico a respeito das obrigações fiscais e regimes tributários. Um bom conhecimento nessa área pode significar, inclusive, redução dos impostos pagos e economias significativas.

Os serviços fiscais e tributários englobam atividades como o preenchimento de guias de impostos e planejamentos tributários estratégicos para a empresa. A partir desses serviços, é possível elaborar políticas de contribuições mais vantajosas por meio da elisão fiscal.

Gestão de pessoas

A assessoria contábil também tem um papel muito importante na assessoria de RH e gestão de pessoas. Nesse caso, entram processos que vão desde o registro de colaboradores, folhas de pagamento e controle de férias, além de eventuais cálculos de quitação.

Gestão financeira

O auxílio na gestão financeira da empresa por meio de uma consultoria especializada pode ajudar a identificar e antecipar problemas internos por meio de análises completas. Dentre as inúmeras vantagens de uma consultoria financeira, destaca-se a possibilidade de tornar o empreendimento mais estável, seguro e preparado para o mercado.‍

O que é assessoria contábil 2.0?

Assim como diversas áreas de atuação, a contabilidade também acompanha as evoluções tecnológicas do mercado. É nesse cenário de incorporação das mais diversas tecnologias na rotina de trabalho de um contador que está alocada a assessoria contábil 2.0 ou assessoria contábil digital.

Em outras palavras, a assessoria contábil 2.0 é a inserção de tecnologias e serviços online por meio de sistema de gestão ERP que permitem a redução de custos e otimização de diversos processos. As vantagens da contabilidade digital se estendem não apenas para os contadores, mas, principalmente, para os empreendedores e microempreendedores.

De forma geral, ela consegue melhorar o desenvolvimento de diversas atividades contábeis com o aumento da produtividade, fácil acesso às informações, mais segurança e gestão eficiente.‍

Qual a diferença entre assessoria contábil e digital?

No modelo de negócio da assessoria contábil tradicional, o atendimento é realizado de forma presencial, o que gera um contato mais íntimo e relações mais estreitas entre contador e cliente. Normalmente, também é indicada para pessoas que não têm afinidade com o mundo digital e encontram dificuldade em atividades como realizar login e digitar senhas.

Já no modelo de assessoria digital, é possível perceber a redução dos custos operacionais, maior produtividade com a automatização de processos, dados centralizados em uma única ferramenta e mais agilidade e praticidade com a possibilidade de acessar informações de qualquer lugar, em qualquer horário.

Um sistema de assessoria contábil digital e automatizado significa mais efetividade nas decisões, dados atualizados, liberdade e tranquilidade para o crescimento de qualquer negócio, independente do mercado de atuação. Além disso, há outras vantagens nesse modelo de negócio. Confira!

Processos mais organizados

Como os processos e dados estarão disponíveis em uma única ferramenta, eles ficarão mais organizados e centralizados. Assim, caso você precise encontrar algum documento específico ou levantar alguma informação comparativa, será possível fazê-lo apenas com alguns cliques, sem perder tempo vasculhando arquivos físicos.

Informação em tempo real

As informações são constantemente atualizadas, conforme as movimentações vão ocorrendo na empresa. Desse modo, você sempre tem acesso a uma análise detalhada e real sobre a saúde financeira da organização, assim como dos diversos setores do negócio.

Atividades mais rápidas

As demandas são resolvidas de forma muito mais rápida no mundo online. Por vezes, é possível solucionar problemas com alguns cliques ou com o envio de e-mails. Dessa forma, consegue-se diminuir o tempo gasto com algumas atividades burocráticas e focar os esforços em elaborações de planejamentos mais estratégicos e atualizados.

Sistema integrado

Com a digitalização de diversos documentos e integração das variadas áreas de uma empresa, é mais fácil organizar e analisar os dados. Ainda, é possível ter acesso a um panorama amplo de informações, desde a quantidade de mercadoria no estoque, andamento das ordens e entregas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais etc.

Maior produtividade

O controle de todas as etapas do processo de produção, junto da automatização de atividades, proporciona o aumento da produtividade de toda a equipe. Desse modo, os processos estarão bem estruturados e centralizados, permitindo a elaboração de estratégias mais acertadas.

Além disso, o recebimento das informações contábeis e fiscais dos clientes pode ser agendado para dias específicos, o que reduz o custo de trabalho do contador e aumenta drasticamente a produtividade geral. ‍

Como a assessoria digital pode beneficiar o seu cliente?

Agora que você conhece todas as diferenças entre assessoria contábil e digital, ficou fácil perceber como o controle financeiro empresarial online pode impactar positivamente a sua rotina de trabalho. A automatização de processos e integração dos setores da organização facilita o dia a dia do contador, diminui os erros e aumenta o valor agregado no serviço oferecido.

Ser responsável pela saúde financeira de uma organização não é tarefa fácil, já que exige muita atenção a diversos detalhes e um olhar crítico e questionador. Por isso, contar com ferramentas tecnológicas para auxiliar tais análises é uma ótima alternativa para garantir sempre as melhores decisões.

Mantenha-se informado, ainda, sobre diversos assuntos do mundo dos negócios e as novidades da contabilidade. No Blog Omie, você encontra mais conteúdos como este e aprende algumas práticas que vão transformar suas entregas hoje mesmo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças