Dicas e práticas de como fazer recrutamento e seleção em escritório de contabilidade

Para ter uma equipe alinhada com a cultura do seu escritório, é preciso seguir alguns critérios no recrutamento e seleção de profissionais.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Na hora de fazer o recrutamento e seleção no escritório de contabilidade, o objetivo é encontrar o talento certo. E, nessa hora, surge a dificuldade: como contratar um profissional contábil que vai agregar valor à sua equipe?

Para ajudar você nessa tarefa, listamos dicas e práticas para você montar um time de sucesso. Continue a leitura e saiba mais!

Importância de um recrutamento e seleção eficaz para o seu escritório de contabilidade

O mercado é concorrido, por isso seu escritório precisa entregar um serviço de qualidade aos clientes. Dessa forma, fazer um recrutamento na contabilidade exige alguns critérios para que você possa contratar os melhores talentos.

É fundamental encontrar alguém que se identifique com a cultura da sua empresa, de modo que possa trabalhar alinhado com a equipe. Assim, você tem um ambiente organizacional saudável, produtivo e pode oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Outra questão importante no recrutamento e seleção de profissionais contábeis é que você lida com informações e dados valiosos de outras empresas, logo é necessário contar com uma equipe qualificada para evitar erros ou aborrecimentos dos clientes.

Quais são os desafios do recrutamento e seleção para escritórios contábeis?

Acompanhe a seguir os principais obstáculos na contratação de funcionários em escritório de contabilidade:

  • escassez de profissionais no mercado, ou seja, a demanda de contadores é muito alta, assim, procurar um talento na área não é uma tarefa simples;
  • dificuldade de encontrar um talento que esteja atualizado, especialmente com a tecnologia na contabilidade;
  • despesas com a seleção de profissionais, pois além das etapas de triagem e avaliação, há despesas com a contratação e treinamento;
  • rotatividade no mercado, já que há muitas ofertas na área devido à falta de profissionais. Por isso, é um fator que deve ser levado em conta ao calcular o custo do recrutamento e seleção. É preciso investir nesse processo para encontrar o profissional certo e que se identifique com sua empresa.

Dicas e práticas para um melhor recrutamento e seleção de profissionais em escritório de contabilidade

Para realizar uma boa contratação na contabilidade, ou seja, fazendo valer o custo do recrutamento e seleção, é importante seguir algumas dicas. Confira!

Contrate perfis que tenham os mesmos valores da sua empresa

Muitas vezes, os escritórios priorizam o profissional que demonstra apenas conhecimento técnico necessário para desenvolver determinada função. Mas isso resulta em contratações de perfis com comportamentos que não se enquadram nos valores do escritório.

Nesse sentido, o primeiro aspecto que precisa estar bem alinhado ao abrir um processo seletivo envolve a visão, missão e valores da sua empresa contábil. Eles são a base do seu escritório e precisam ser a base das suas contratações também.

Trazer perfis que tenham os mesmos valores do seu escritório fará uma enorme diferença para a sua empresa, no ambiente organizacional, na produtividade e na motivação dos colaboradores.

Evite terceirizar suas contratações

Se estamos falando em contratar com o foco nos valores, comportamentos e atitudes, quem melhor para entender o que é preciso avaliar em um candidato se não os profissionais do próprio escritório ou até mesmo você?

Assim, evite empresas terceirizadas para fazer o processo seletivo, pois elas tendem a focar apenas em avaliar comportamentos básicos, que são esperados de todos os profissionais, e não aqueles que você espera para o seu escritório.

Uma empresa terceirizada pode ajudar a selecionar possíveis perfis para seu escritório, com dinâmicas, técnicas de recrutamento e testes comportamentais e psicológicos. Mas a etapa de perceber se o talento se identifica com a sua empresa precisa ser feita por você.

Saiba que conhecimento técnico se ensina

Agora que você encontrou o perfil comportamental que precisa, é preciso olhar a parte técnica. Apesar de, muitas vezes, ter urgência para preencher a vaga, seja para entregar uma declaração ou fechar um imposto, essa pressa pode atrapalhar.

Isso porque você pode excluir alguém que tenha potencial, mesmo que não tenha ainda todas as competências necessárias. Então, mesmo que o perfil não tenha todo o conhecimento técnico que você precisa, avalie se não é mais viável para você treiná-lo.

O processo de treinamento faz parte de uma contratação, já que o novo colaborador vai precisar conhecer o seu software para escritório de contabilidade, a forma como você trabalha e se adaptar aos outros colaboradores.

Sendo assim, aproveite esse tempo de adaptação para incluir uma agenda de treinamento e moldar esse profissional para o que você precisa.

Seja respeitoso em todo o processo seletivo

Ao realizar o processo seletivo, não considere o candidato como um mero número. Monte etapas estruturadas e dê retorno, mesmo para aqueles que não foram selecionados.

Um profissional que se candidata a uma vaga para o seu escritório cria diversas expectativas, fica ansioso, nervoso e sempre espera um retorno. Por isso, respeite o candidato desde o seu primeiro contato.

Ao entrar em contato com ele, seja atencioso e, ao convidá-lo para uma entrevista, leve em consideração as limitações do candidato, receba-o com respeito e seja cordial. Se você marcou um horário com ele, não o deixe esperando, pois ele pode ter outros compromissos.

Seja empático e faça o profissional se sentir confortável para que ele possa conversar com mais tranquilidade e mostrar seu perfil comportamental.

Receba o novo colaborador com alegria

Prepare uma recepção para o perfil aprovado, afinal ele estará ansioso no primeiro dia, pensando em como será, como é o ambiente, quem são as pessoas que vão trabalhar com ele.

Esse candidato escolheu o seu escritório por algum motivo, seja por ser uma referência, pelo salário, pelos benefícios, por necessidade de voltar ao mercado de trabalho, por ser o primeiro emprego ou tantos outros motivos.

E você o aprovou por algum motivo também, como conhecimento técnico, afinidade ou comportamento. Então por que não o fazer se sentir em casa logo no primeiro dia?

Então, receba-o pessoalmente, apresente a empresa, direcione com o que e com quem ele vai trabalhar e garanta que ele terá os equipamentos necessários para as atividades. Além disso, deixe o profissional à vontade para tirar qualquer dúvida sobre o trabalho.

Como fazer o recrutamento e seleção na contabilidade? Passo a passo!

Veja abaixo as principais etapas para encontrar o talento ideal para sua empresa!

  1. Definição do perfil do candidato: elenque as habilidades e características que você busca no candidato, incluindo competências comportamentais que se alinhem aos valores da sua empresa;
  2. Anúncio da vaga: é necessário fazer o anúncio detalhado da vaga, apontando se é presencial, híbrido ou home office, qualificação necessária, remuneração, benefícios, atribuições, se há necessidade de viagem, entre outros aspectos;
  3. Divulgação da vaga: anuncie a vaga em portais de recrutamento, grupos profissionais de redes sociais e no perfil da empresa do LinkedIn;
  4. Triagem dos candidatos: o RH do seu escritório precisa separar os currículos que apresentem as habilidades necessárias e estabelecer outras etapas, como testes de conhecimento e psicológicos, dinâmica e entrevistas para que você possa selecionar o candidato com o perfil adequado;
  5. Entrevistas: realize a entrevista presencial ou online e aproveite para conhecer melhor o candidato, sua formação, histórico de trabalho e para entender melhor seu perfil comportamental. Nessa hora, é importante reforçar como é a cultura da empresa e o que é esperado do candidato.

Processo seletivo bem executado resulta em retenção de talentos

Como você viu, colocando em prática algumas dicas, é possível encontrar a pessoa certa para o seu escritório. E é importante ser criterioso em todas as etapas para encontrar o perfil que tenha o fit cultural com a sua empresa.

Assim, fazer um recrutamento e seleção com rigor vai resultar na retenção de talentos, reduzindo a rotatividade, custos e elevando a produtividade do seu escritório.

Para atender bem seus clientes, além de contar com uma boa equipe, é preciso ter a melhor tecnologia: conheça o sistema Omie para contadores e se destaque no mercado!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
qual a importância da contabilidade
Muito mais do que cumprir processos burocráticos, entender qual a importância da contabilidade nas empresas é estratégico e traz mais
Tipos de balancete contábil
Entenda os tipos de balancete contábil: sintético, analítico e mais. Descubra como funcionam e aprimore seus conhecimentos.
homem usando um notebook descobrindo o que é DRE e qual a sua importância
Contador, veja como explicar o que é a DRE para seus clientes de forma simplificada!