Renovar certificado digital: entenda quando e como fazer

Saiba como e quando renovar o certificado digital.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Para muitos empreendedores é comum ter dúvida sobre como e quando renovar o certificado digital de sua empresa. O documento é essencial para regularizar e autenticar as transações online.

Ele é tão importante que através dele diversos serviços podem ser realizados sem a exigência da presença física do empreendedor, proporcionando agilidade e facilidade nos processos.

Banner Teste grátis agora top

Por que é preciso renovar o certificado digital da empresa?

Renovar o certificado digital para qualquer empresa é considerado uma medida fundamental por várias razões. Primeiramente, a segurança é um dos principais motivos para a renovação. 

Poucas pessoas sabem, mas os certificados digitais têm um prazo de validade para garantir que as transações e comunicações realizadas sejam protegidas. Ao renovar o certificado, você atualiza as chaves criptográficas e algoritmos, reduzindo significativamente o risco de que dados e informações do seu negócio sejam comprometidos.

Além disso, a renovação é uma questão de conformidade. Muitas instituições e órgãos reguladores, por exemplo, exigem que as empresas possuam um certificado digital válido para cumprir com padrões de segurança e conformidade estabelecidos. Dessa forma, a renovação garante que o seu negócio está de acordo com as normas e regulamentações aplicáveis.

A evolução tecnológica também desempenha um papel importante neste momento. Afinal, com o constante avanço da tecnologia, surgem novas ameaças e que podem tornar a empresa mais vulnerável. Neste sentido, renovar o certificado permite que você se adapte a essas mudanças e esteja mais protegido.

Por fim, fazer certificado digital ou a sua renovação também assegura o acesso contínuo a serviços online. Se o documento expirar, a sua empresa pode enfrentar problemas de conectividade e acesso a serviços digitais, o que pode gerar problemas indesejados em algumas operações e transações.

Quando é preciso fazer a renovação?

A renovação do certificado digital precisa ser feita quando acaba o prazo de validade do documento atual. Todo certificado digital tem uma data de expiração predefinida pela autoridade certificadora que o emitiu, e após esse período, ele não será mais válido para uso.

Por isso, é essencial que você fique atento à data de vencimento e inicie o processo para renovar o certificado digital com antecedência, para evitar pausa nas atividades e garantir a continuidade dos serviços.

Cada documento possui um período de validade específico, que pode variar de acordo com o tipo e a política da autoridade certificadora. É importante ressaltar também que a renovação deve ser realizada antes do prazo expirar. 

Caso ele expire, será necessário que você solicite um novo certificado, o que pode levar um tempo considerável e alguns procedimentos adicionais.

Como renovar o certificado digital para os tipos A1 e A3? 

Para renovar o certificado digital, é preciso ter em mente qual é o tipo do documento. Existem dois modelos principais: A1 e A3. Cada um possui um processo específico de renovação. Confira abaixo como eles funcionam.

Renovação do certificado digital A1

Para renovar o certificado digital A1, você precisa seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse o portal da autoridade certificadora: acesse o portal da empresa que emitiu o certificado A1 original. É possível encontrar informações detalhadas sobre o processo de renovação no site da autoridade certificadora.
  • Realize o login: o segundo passo é fazer o login na plataforma com os dados de acesso.
  • Clique na opção de renovação: no site da autoridade certificadora, clique na opção destinada à renovação de certificados A1.
  • Preencha os dados: complete o formulário de renovação com as informações solicitadas, como o CNPJ da empresa e outros dados de identificação.
  • Realize o pagamento: para renovar o certificado digital A1 é necessário o pagamento de uma taxa. Por isso, certifique-se de que ele seja efetuado corretamente para dar continuidade ao processo.
  • Agende a validação presencial: alguns certificados A1 exigem uma validação presencial após a renovação. Nesse caso, será necessário que você agende um horário para comparecer a um posto de atendimento e concluir o processo de renovação.
  • Emita o novo certificado: após o pagamento ser confirmado e a validação presencial (se necessária) ser realizada, a autoridade certificadora emitirá o novo certificado A1.

Renovação do certificado digital A3

Já para renovar o certificado digital A3, você precisa seguir os passos abaixo:

  • Agende a renovação: o primeiro passo é entrar em contato com a autoridade certificadora ou fornecedor do certificado A3 e agendar a renovação. Tenha em mente que alguns certificados A3 exigem a troca do token ou smart card, por isso é necessário verificar os procedimentos específicos.
  • Realize o pagamento: verifique os valores e taxas que são necessárias para que você consiga renovar o certificado digital A3 e efetue o pagamento necessário.
  • Organize a documentação: dependendo das políticas da autoridade certificadora, pode ser necessário que você apresente documentos adicionais para a renovação. Por isso, deixe tudo organizado e certifique-se de ter em mãos tudo o que for exigido.
  • Agende a validação presencial: assim como no certificado A1, alguns certificados A3 também exigem a validação presencial. Neste caso, você deve agendar um horário e comparecer ao posto de atendimento para concluir a renovação.
  • Instale o novo certificado: após a renovação ser concluída, você deve instalar o novo certificado A3 no token ou smart card fornecido pela autoridade certificadora.

O que saber sobre a renovação do certificado digital da empresa?

É comum ter dúvidas envolvendo a renovação do certificado. Abaixo separamos algumas das perguntas mais frequentes relacionadas a esse assunto para te ajudar. Confira.

Qual valor para renovar o certificado digital?

O valor para renovar um certificado digital pode variar dependendo do tipo de documento, da autoridade certificadora e dos serviços adicionais oferecidos. O ideal é que você verifique com a autoridade os valores corretos.

Geralmente, o custo de renovação é menor em comparação com a aquisição de um novo certificado, mas, ainda assim, pode representar um investimento financeiro para a sua empresa.

O que acontece se eu não renovar meu certificado digital?

Se você não renovar o certificado digital, a sua empresa pode sofrer algumas consequências como: 

  • Pausa nas atividades e prestação de serviços: sem um certificado válido, a sua empresa pode enfrentar dificuldades para acessar serviços online que exigem a autenticação digital. 
  • Conformidade comprometida: algumas instituições e órgãos exigem a presença de um certificado digital válido para cumprir com determinadas normas e regulamentações. Sem renová-lo a sua empresa pode ficar em desacordo com essas exigências, ocasionando multas ou penalidades.
  • Risco de segurança: um certificado digital expirado pode aumentar o risco de  vazamentos de informações ou invasão nos sistemas, já que não terá mais a segurança oferecida por chaves criptográficas atualizadas.

Como saber se o certificado digital expirou?

Para saber se o certificado digital da empresa expirou, é bem simples. Você pode acessar as configurações do certificado digital no sistema utilizado pela sua empresa e verificar a data de validade. Geralmente, essa informação é exibida de forma clara nas configurações do certificado.

Mas, caso não seja possível acessar as informações de validade no sistema, entre em contato com a autoridade certificadora que emitiu o certificado. Eles poderão fornecer informações precisas sobre a data de expiração.

Além disso, alguns sistemas e aplicativos podem exibir mensagens de alerta quando o certificado digital estiver próximo de expirar ou já tiver expirado. Então, você pode ativar as notificações e acompanhar para não perder o prazo de renovação.

Tenha em mente que renovar o certificado digital da empresa é um procedimento importante para garantir a continuidade das operações online de forma segura e em conformidade com as normas estabelecidas.

Por isso, é importante estar atento ao prazo de validade. Sem ele você pode ficar sem emitir notas fiscais, utilizar o CFOP e muitas outras coisas que são importantes para a tributação e contabilidade da sua empresa.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Despesas indedutíveis no lucro real
Descubra quais são as despesas indedutíveis no Lucro Real e aprenda a gerenciar suas obrigações fiscais com segurança e eficiência