Você já ouviu falar no risco de imagem? Muitas pessoas acreditam que ele está ligado apenas à imagem da empresa, mas seu conceito é ainda mais abrangente: engloba todos os setores de produção, não apenas a forma como é visto no mercado.
Sabemos que a reputação de uma organização é muito importante e que ela é uma das chaves para o negócio ter espaço no mercado, tanto no presente quanto no futuro. É comum vermos o quanto as crises corporativas podem impactar e influenciar a imagem de uma empresa.
A imagem de uma empresa diz respeito à concorrência, a confiança que os serviços passam e o relacionamento com o cliente. Para ter um fluxo de trabalho com um bom aproveitamento, o ambiente interno deve ser equilibrado, assim como a visão do empreendimento no ambiente externo.
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, qual é a importância de conhecer e prever os riscos de imagem da sua empresa, preparamos este artigo que contém algumas informações essenciais. Continue acompanhando até o final e descubra mais sobre risco de imagem e como contorná-lo. Boa leitura!
O que é risco de imagem?
Conhecido também como risco reputacional, os riscos de imagem são os problemas e danos ligados à imagem ou marca de uma organização. Como citamos na introdução, a reputação é algo fundamental para a sobrevivência de um negócio e nunca é válido arriscar seus valores e conquistas.
As chances de uma empresa sofrer prejuízos financeiros decorrentes de más práticas na gestão ou fatores externos são muito altas. E é exatamente disso que se trata o risco de imagem, são as perdas que uma organização tem devido às ações não planejadas ou inadequadas, e ao modo como estas são vistas perante o público.
Diferentes tipos de imagem podem impactar negativamente uma empresa, seja por conta de questões financeiras ou sociais. Entenda melhor quais os 4 tipos de riscos de imagem:
4 tipos de riscos de imagem que podem afetar empresas
Existem quatro tipos de riscos que você precisa conhecer e se atentar, principalmente por estarem sob o controle interno. Como visto, o ambiente interno é também muito abalado por crises desse tipo e prejudica o andamento do fluxo de trabalho. Os riscos são:
Risco Ético
Geralmente é caracterizado por ações voltadas à fraude ou corrupção, com envolvimento de pessoas ou empresas que não seguem as diretrizes propostas pela cultura ética da organização.
Risco Financeiro
Está voltado aos riscos que uma empresa pode sofrer quando o assunto é dinheiro. Como inadimplência, falta de pagamento dos colaboradores, entre outros.
Risco de Produto ou Serviço
Esse risco de imagem da empresa está relacionado à qualidade do produto ofertado e à responsabilidade que a empresa possui de indenizar o cliente caso ele apresente defeito ou algum dano.
Risco de Segurança
O risco de segurança está ligado à segurança de uma empresa, seja ela física ou digital. É qualquer ação que coloque o colaborador em perigo, afetando sua integridade e o bem-estar. Quando falamos no âmbito digital, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, chegou para aumentar a segurança dos dados e informações, evitando esse risco de imagem.
Fatores que contribuem com o risco de imagem
Existem muitos fatores que contribuem de alguma forma com o risco de imagem. Afinal, inúmeras questões podem afetar negativamente a imagem de uma organização. Uma delas é a corrupção, que possui um conceito bem amplo, mas é caracterizada por uma pessoa ou grupo de pessoas que buscam obter vantagens de forma ilegal.
Outro meio de prejudicar a imagem institucional são as fraudes. Está mais voltada à omissão e alteração de dados em benefício próprio. Também é comum estar ligada aos furtos, desperdícios voluntários, entre outros. É um dos principais fatores que podem ameaçar uma empresa, pois normalmente é gerado por conflitos de interesse.
Outro fator que vale a pena ser destacado é a associação. Nesse caso, o risco de imagem surge quando a imagem da sua empresa é vinculada a outra que teve a imagem afetada. Ou seja, a empresa em questão tem sua imagem prejudicada por estar associada a uma outra empresa que passou por algum escândalo.
Problemas que o risco de imagem pode causar para empresas
Apresentado o conceito e quais riscos podem afetar a imagem de uma empresa, vamos aos problemas que eles podem causar. Assim como existem diversos fatores que levam ao risco, suas consequências também são reais e muito prejudiciais.
Os problemas não afetam apenas a reputação da empresa, mas também sua credibilidade e relação com os seus públicos, como investidores, clientes, fornecedores, entre outros. Da mesma forma, passa a ter dificuldades para fazer novos negócios e vai levando a marca a um desgaste imensurável.
Todas essas consequências refletem em um ponto principal: a área financeira. Ou seja, além de sofrer publicamente, a empresa ainda sofre internamente, perdendo a sua lucratividade e vendo a receita diminuir.
Como gerenciar e reduzir o risco de imagem?
É possível reduzir e gerenciar os riscos de imagem aos quais a empresa está exposta. O modo como isso será feito vai requerer pensamento estratégico e coordenado. Uma das maneiras mais efetivas é o compliance.
Essa área reúne um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo fazer com que os colaboradores sigam corretamente todas as normas e regulamentos da empresa. São essas técnicas que ajudam a prevenir os riscos antes mesmo deles surgirem.
Outra ação que pode ser utilizada em conjunto com o compliance é a gestão de risco, para isso existem ferramentas que auxiliam a identificar fatores que podem prejudicar a empresa de alguma forma.
Quanto mais você se antecipar para prevenir os riscos de imagem, melhores serão suas chances de evitá-los e, assim, proteger a empresa e todos os que estão envolvidos com ela.
Risco de imagem é possível ser evitado
Como você viu até aqui, o risco de imagem é um grande problema, não só para a reputação de uma empresa, mas também para a sua sobrevivência. E são inúmeros fatores que podem desencadeá-lo, desde ações internas e externas.
Esse risco pode ser prevenido e gerenciado, com a ajuda de sistemas inteligentes e estratégicos, evitando que a empresa sofra um grande impacto caso ocorra algum problema.
Neste artigo você aprendeu sobre os principais tipos de risco de imagem, os seus impactos e como se preparar para crises antes mesmo delas acontecerem. A partir desses conteúdos, busque se manter informado e atualizado sobre o mundo da gestão empresarial. Acesse o blog da Omie e aprenda como tornar seu empreendimento mais eficiente!