Romaneio: o que é, tipos e vantagens

Tudo o que você precisa saber sobre Romaneio, os diferentes tipos para cada situação e quais informações são indispensáveis.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O dia a dia de um setor de logística conta com diversas responsabilidades que devem ser tratadas com seriedade para que a empresa se comprometa em oferecer um bom serviço ao cliente. Dentre essas funções está o romaneio, um documento utilizado por inúmeras empresas para garantir a qualidade nas entregas.

Esse documento é um facilitador para a gestão do setor logístico, já que ele reúne as informações mais importantes relacionadas à entrega. Neste post, conheça os detalhes e saiba como funciona o romaneio na prática.

O que significa romaneio?

Trata-se de um importante documento do setor logístico que contém detalhes de tudo o que está sendo transportado pela empresa, o que vai ajudar na gestão de carga e descarga de mercadorias. Ele possui dados essenciais sobre os itens transportados, como volume, descrição, peso e dimensões, informações de embalagem, dentre outros.

Além disso, em alguns casos, esse documento é obrigatório para produtos importados desembarcados na alfândega. Ademais, é possível verificar de forma mais detalhada a obrigatoriedade em diferentes cenários pelo Decreto 6759/09 e pela Instrução Normativa SRF nº 680/2006.

O romaneio de cargas e entregas é um facilitador para a conferência de produtos no embarque e desembarque e ajuda a prevenir possíveis erros que podem acontecer até que o produto chegue ao destino final.

Como funciona o romaneio na prática?

Na prática, o romaneio funciona de forma simples, sendo possível gerenciá-lo por meio de planilhas ou com o auxílio de ferramentas de gestão. Não existe um padrão oficial de romaneio a ser seguido, mas algumas informações são essenciais no documento. Saiba o que não pode faltar!

Identificação do transportador

Os dados de identificação do transportador são um elemento essencial para o romaneio. Para tanto, devem constar informações sobre a empresa responsável pelo transporte para que ela seja facilmente contactada caso aconteça algum problema no processo de entrega.

Registro do destinatário

O registro do destinatário segue essa mesma premissa. As informações precisam estar claras para que a entrega seja realizada com sucesso. Ainda, deve conter dados como nome e endereço completos, dentre outros dados relevantes.

Detalhamento dos itens

É muito importante que no romaneio tenha o detalhamento dos itens que estão sendo transportados. Nesse sentido, dados como descrição, quantidade, dimensões e particularidades de cada item ajudarão o responsável a saber com detalhes o que está sendo transportado.

Condições do transporte

Para garantir a seguridade das mercadorias, as condições do transporte não podem faltar no romaneio. Nesse momento deve haver tudo o que foi acordado com a transportadora na hora de fazer a entrega. Responsabilidade por perdas e danos, embalagens com restrição, dentre outras informações, precisam estar nessa parte.

Formalização das datas e assinaturas

Para finalizar o documento, datas e assinaturas precisam estar ali. Isso porque, elas garantirão que todos os envolvidos no processo de entrega estão cientes das condições apresentadas e são responsáveis pelas mercadorias transportadas, gerando mais segurança ao consumidor final e ao comerciante.

banner cta empreendedor

Quais são as vantagens do romaneio de cargas?

Um romaneio bem estruturado oferece diversos benefícios para a empresa. Desse modo, todos os lados envolvidos na entrega terão mais controle e organização das mercadorias a serem distribuídas. 

Além de maior agilidade na entrega ao cliente, o documento traz mais segurança à integridade das mercadorias que, muitas vezes, por falta de cuidado e informação, podem chegar danificadas. Ademais, o romaneio ajuda a evitar possíveis erros de contagem de mercadoria ou dificuldades de identificação dos itens.

Outro benefício importante é a maior facilidade de comunicação com o centro de distribuição e as outras empresas que participarão do processo de transporte. Por fim, o romaneio serve também como um documento de conferência nas etapas de entrega.

Quais são os momentos do romaneio?

Como o processo de transporte de mercadorias é dividido em diversas etapas, desde o recolhimento até a entrega para o cliente final, o romaneio estará presente em diferentes momentos, no carregamento da carga, no transporte e, enfim, na entrega. Entenda um pouco mais sobre essas etapas.

Romaneio de carga

Nessa ocasião, o documento de romaneio é elaborado no carregamento de cargas visando registrar e monitorar mercadorias. Aqui, devem ser coletadas informações importantes sobre os produtos que serão transportados. 

Romaneio de entrega

O romaneio de entrega é utilizado e elaborado no momento da entrega do produto ao destinatário. Ele é importante para garantir e registrar que a entrega foi realizada com sucesso e com dados de quem a recebeu. Informações adicionais relevantes devem ser incluídas no documento.

Romaneio de transporte

O romaneio de transporte acompanha a carga durante todo o percurso, desde a coleta da mercadoria até o momento da entrega. Trata-se de um documento fundamental e serve como referência para o responsável pela entrega com informações pertinentes sobre os produtos.

Gestão logística com eficiência

Agora que você já entendeu o que é romaneio e para que serve, está pronto para realizar uma gestão logística com mais organização e eficiência. Por se tratar de processos complexos e produtos de alto valor, ter esse tipo de registro é fundamental.

Muitas vezes, as informações são inúmeras e podem acabar se perdendo, gerando problemas durante o processo de entrega. Por isso, contar com sistemas integrados no setor de logística é a escolha mais efetiva. Saiba mais sobre o assunto no Blog da Omie e fique por dentro: Por que o sistema para transportadora é tão importante?

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda mais detalhes sobre o que é um atacado e as características desse tipo de atuação.
organização de estoque: homem feliz com tablet na mão em galpão de estoque
Conheça os 5 passos essenciais para a organização de estoque e saiba como tornar a gestão ainda mais eficiente.
Desvende segredos para uma gestão de pedidos eficiente. Conheça sistemas eficazes e estratégias para operações simples.