Saiba como fazer gestão de catálogo de produtos online

O avanço do e-commerce demanda da empresa um catálogo de produtos atualizado, detalhado e que facilite a escolha do cliente.
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Realizar a gestão de um catálogo de produtos é essencial para as empresas que trabalham com e-commerce acompanhar e gerenciar os produtos. Esse processo traz clareza para as transações realizadas e permite que análises sejam feitas.

Um bom catálogo de produtos online ajuda no cotidiano da empresa para encontrar os produtos, realizar a gestão de estoque, tirar dúvidas dos clientes e entender seu comportamento. Acompanhe neste artigo como realizar a gestão destes itens e as vantagens para a empresa.

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Como funciona um catálogo de produtos online?

O catálogo de produtos online é a versão digital dos antigos catálogos físicos, em que os itens de uma empresa eram dispostos para serem facilmente identificados pelos clientes.

No meio digital, o catálogo de produtos se torna facilitado com a rápida organização das mercadorias, separando por categorias, características e demais tópicos importantes para que o empreendedor consiga visualizar seus produtos e acompanhar as vendas. Além disso, os clientes têm acesso ao catálogo para escolher com mais comodidade e atenção os produtos que desejam. 

A classificação dos itens no catálogo pode ser realizada em sistemas apropriados, que listam os produtos com conexão com o estoque. Assim é possível saber a quantidade de mercadorias armazenadas e se é necessário realizar alguma ação, como nova compra ou promoção.

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Como conduzir uma boa gestão de catálogo de produtos?

Para que o catálogo de produtos seja uma ferramenta estratégica e de apoio para o empreendedor, é importante que alguns passos sejam seguidos, garantindo a eficiência do processo. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira:

Atualize as entradas e saídas de produtos

Para garantir que as informações no catálogo são confiáveis, é essencial ter uma boa gestão de estoque. Isso quer dizer anotar todas as movimentações de produtos, como as entradas e saídas.

Embora seja possível realizar esse processo manualmente, a chance de erros ao alterar os números é grande, por isso o ideal é buscar uma ferramenta que automatize essa tarefa. Assim, você garante que ao chegar um item ao estoque ou quando uma venda for realizada, seu controle estará atualizado.

Mantenha os descritivos dos produtos atualizados

Depois que os números do seu estoque estão corretos, é hora de pensar nas descrições dos produtos. Assim, tanto você quanto seu cliente conseguem procurar os itens quando desejarem.

Quanto mais informações você acrescentar no descritivo, e isso inclui boas fotos, mais fácil será encontrar os produtos correspondentes. Além disso, os consumidores sentem mais confiança para comprar quando possuem vários dados sobre o produto.

Podemos acrescentar ainda que ter os descritivos atualizados facilita seu marketing de conteúdo, porque as estratégias criadas para a divulgação dos produtos poderão facilmente ser ligadas aos produtos do seu catálogo, ampliando o alcance das mercadorias.

Contrate uma pessoa para gerenciar

Dependendo do momento da empresa, é comum que o empreendedor acumule algumas funções. Porém, a falta de foco pode atrapalhar os processos e impedir que as tarefas sejam realizadas com a qualidade desejada.

Quando se trata da gestão do catálogo de produtos, é indicado ter uma pessoa responsável por essa área, que ficará atenta à movimentação dos itens e identificará o que pode ser otimizado com mais facilidade.

Como as vendas dos produtos são a maior fonte de receitas da empresa, é fundamental dedicar tempo, atenção e foco à área, para que traga os resultados esperados.

Invista em um bom canal de comunicação

Com todas estas etapas feitas, os clientes começarão a chegar até seu e-commerce através das campanhas de marketing realizadas. Por isso, invista em uma plataforma estável, de fácil usabilidade e que permita aos clientes escolherem os produtos com todas as informações possíveis.

Além disso, é importante manter o canal de comunicação aberto tanto para que os consumidores tirem dúvidas antes da compra quanto para possíveis contatos no pós-venda. Lembre que um bom atendimento ao cliente é parte do processo de fidelização – algo muito vantajoso para a empresa.

Faça uma boa gestão de logística

A logística envolve várias etapas, desde o recebimento do produto e seu armazenamento no estoque até a separação dos itens vendidos e envio aos clientes. Quanto mais esse processo for otimizado, melhor será a experiência para o público.

Além disso, a gestão de estoque é facilitada, reduzindo erros, aumentando a produtividade dos colaboradores da área e permitindo que os produtos sejam despachados rapidamente para envio aos clientes. Essa agilidade é muito valorizada no mercado e as empresas que se concentram neste ponto conseguem ter maior vantagem competitiva.

Acompanhe os resultados de vendas

Com tudo isso feito, é hora de olhar para as vendas realizadas. Acompanhar estes resultados poderão trazer insights interessantes para o empreendedor, por exemplo para entender quais produtos estão saindo mais ou o que o consumidor tem procurado.

Assim, uma boa gestão de vendas permite não apenas a entrada de dinheiro no caixa da empresa, mas o aperfeiçoamento da gestão da empresa, que conhecerá melhor o público e poderá atender suas necessidades mais facilmente. Outro ponto é que entender o comportamento das vendas permite que o empreendedor prepare o caixa e o estoque para datas comemorativas ou épocas com menos vendas.

Contrate ferramentas para auxiliar

Até aqui, trouxemos diversos pontos a serem trabalhados pela empresa. Realizar toda a gestão de catálogo de produtos e as etapas adjacentes de forma manual levará muito tempo e poderá diminuir a confiança nos dados encontrados.

A tecnologia é uma grande aliada do empreendedor e deve ser utilizada para facilitar seu dia a dia, através de ferramentas que automatizam a gestão. Um ERP (sistema de gestão empresarial) permite o acompanhamento de todas as informações que trouxemos aqui, centralizando a gestão em uma única ferramenta.

Isso traz mais clareza para o empresário analisar as informações, rapidez para encontrar os dados necessários e segurança para tomar decisões, pois sabe que pode confiar nas análises realizadas.

Ganhe clareza na sua gestão

O e-commerce é uma fonte de receitas muito lucrativa para as empresas, mas para que seja aproveitada da melhor maneira, é preciso ter um catálogo de produtos atualizado e eficiente. Isso envolve detalhar cada item e ter um bom gerenciamento das informações.

Neste momento, um sistema de gestão empresarial é a melhor escolha, visto que ele consegue centralizar todas as informações necessárias em um só lugar e permite uma análise detalhada e confiável dos dados, do estoque ao pós-venda. Conheça o ERP da Omie e saiba como realizar sua gestão de estoque com mais eficiência.

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