Tipos de software de gestão online: confira os principais!

Existem alguns tipos de software de gestão online. Confira o artigo e conheça os principais e mais vantajosos para melhorar a produtividade da sua empresa!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

No cenário empresarial de hoje, com a transformação digital, empresas de todos os segmentos e tamanhos se beneficiam muito com o uso de ferramentas tecnológicas como o software de gestão.

Esses sistemas completos contam com funções avançadas que permitem automatizar diversas tarefas, facilitando a rotina de qualquer empreendedor.

Se você deseja saber mais sobre como funcionam os diferentes softwares de gestão, quais são seus tipos e como funcionam, continue lendo este artigo!

Banner conheça o sistema - gestão online

O que são softwares de gestão?

Um software de gestão é um sistema tecnológico capaz de centralizar diversos processos gerenciais em um só lugar, automatizando tarefas, integrando operações de toda a empresa e otimizando o controle e visibilidade do negócio.

Com ele, é possível controlar todos os setores de uma empresa, como vendas, finanças, controle de estoque, contas a pagar e receber, fluxo de caixa e muito mais em uma mesma plataforma.

Qual a função de um software de gestão?

Um software de gestão é uma ferramenta criada especialmente para ajudar empresas de todos os setores a automatizar, monitorar e otimizar suas operações. Suas principais funcionalidades incluem:

  • automatiza tarefas rotineiras, como emissão de relatórios e processamento de pedidos;
  • permite que as empresas organizem e controlem suas operações de forma mais eficiente, oferecendo uma visão clara do que está acontecendo em tempo real;
  • facilita o gerenciamento de recursos, como pessoal, materiais, finanças, etc.;
  • oferece recursos para análise de dados;
  • facilita a comunicação entre diferentes departamentos e equipes;
  • ajuda a empresa a se tornar mais eficiente e flexível o suficiente para se adaptar ao crescimento e às mudanças do mercado.

Quais são os tipos de sistemas de gestão?

A tecnologia voltada para sistemas de gestão evoluiu muito e, hoje, diversos setores e atividades em uma empresa podem ser gerenciadas digitalmente.

Os tipos de sistemas de gestão mais comumente usados são:

  • Sistema de gestão financeira: cuida das finanças, contabilidade, orçamentos, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, etc.;
  • Sistema para Recursos Humanos: ajuda a gerenciar funções relacionadas a funcionários, como folha de pagamento, benefícios e mais;
  • Sistema para Relacionamento com Clientes (CRM): permite gerenciar vendas, interações com clientes, suporte, entre outros;
  • Sistema de Gestão de Projetos: coordena cronogramas, recursos, prazos, equipes, orçamento, etc.;
  • Sistema de Gestão de Produção: otimiza processos produtivos como controle de qualidade, planejamento da produção, etc.;
  • Sistema para Controle de Estoques: otimiza o controle do estoque, gerenciamento de armazéns, rastreamento de produtos, previsões de demanda e mais.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais são os principais softwares de gestão?

Existem diversos tipos de software de gestão que podem ser utilizados no seu dia a dia de trabalho. Eles são úteis para diversas finalidades. Conheça alguns deles a seguir.

Mind Meister

O Mind Meister é uma ferramenta que auxilia o usuário na criação de mapas mentais colaborativos e permite que equipes trabalhem juntas na elaboração de ideias e projetos, criando fluxogramas personalizados. 

Sistema ERP

O sistema ERP é o mesmo que um software de gestão empresarial. Ele é uma plataforma completa que integra toda a gestão de uma empresa de ponta a ponta, desde o controle de estoque até as vendas e o fluxo de caixa, por exemplo.

Um ERP costuma ser modular e, assim sendo, é uma solução flexível e permite que a empresa escolha os segmentos mais relevantes para o seu negócio.

O sistema de gestão empresarial da Omie é pensado para empresas de diversos segmentos e portes. O ERP é totalmente online e possibilita infinitas funcionalidades, com seis módulos disponíveis para escolha.

Trello

O Trello é uma ferramenta que permite organizar tarefas por meio de checklists, inserindo responsáveis por etapas e prazos. Ela permite que sejam criados quadros, listas e cartões para personalizar e melhorar o trabalho em equipe, sendo especialmente útil para gestão de projetos. É possível fazer integração do Trello com Omie via Plugga, facilitando sua rotina de organização na empresa!

Notion

O Notion é uma outra boa ferramenta para gestão de projetos. Ela permite organizar tarefas, realizar anotações pessoais, criar documentos colaborativos, adicionar comentários e mencionar usuários.

Asana

O Asana é uma solução para construção e organização do fluxo de trabalho em equipe. Além de otimizar o fluxo de tarefas e projetos, essa ferramenta é mais abrangente, pois permite conectar setores operacionais, de vendas e de marketing.

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação que possibilita a criação de diferentes canais para conectar colaboradores, sendo muito útil no trabalho remoto. Equipes podem criar canais por projetos, temas e outras necessidades e convidar colaboradores internos e externos também. Para facilitar ainda mais sua rotina de comunicação, é possível integrar o Slack com o sistema Omie via Plugga!

Como escolher um sistema de gestão?

Escolher um sistema de gestão é uma decisão importante para as empresas, já que contar com a solução certa impacta diretamente os resultados, a eficiência operacional e, no longo prazo, o crescimento do negócio.

Confira algumas dicas práticas que vão ajudar sua empresa a selecionar o software de gestão ideal:

  • Defina suas necessidades e identifique as áreas que precisam ser melhoradas ou automatizadas;
  • Avalie as funcionalidades dos sistemas pesquisados e entenda se elas atendem à realidade do seu negócio;
  • Considere um sistema que possa crescer com a sua empresa. Prefira uma ferramenta de gestão flexível e escalável;
  • Escolha um sistema de gestão intuitivo e fácil de ser usado pela equipe;
  • Certifique-se de que o software possa se integrar com outros sistemas que você já utiliza;
  • Pesquise a reputação e como funciona o suporte ao cliente do fornecedor do sistema.

FAQ

O que é um software de gestão?

Um software de gestão é um sistema tecnológico que automatiza tarefas e integra dados, processos e operações de toda a empresa em um só lugar, proporcionando mais controle e eficiência.

Quais são os tipos de software de gestão?

  • Sistema ERP;
  • Sistema de Gestão Financeira;
  • Sistema para Recursos Humanos;
  • Sistema para Relacionamento com Clientes (CRM);
  • Sistema de Gestão de Projetos;
  • Sistema de Gestão de Produção;
  • Sistema para Controle de Estoques.

Como funciona um sistema de gestão empresarial?

Um sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP, é um programa que integra diferentes tarefas de um negócio, conectando todas as suas áreas e permitindo que o gerenciamento seja centralizado em um só lugar.

Impulsione o crescimento da sua empresa com um software de gestão

Você está pronto para crescer? Na era da transformação digital, um software de gestão é o aliado ideal para empresas que querem expandir de forma estruturada e sustentável. O uso dessa ferramenta proporciona uma gestão mais inteligente, baseada em dados, que oferece mais controle e visibilidade ao gestor.

O sistema ERP da Omie é uma plataforma completa que permite que empresas automatizem diversas tarefas financeiras, fiscais, contábeis, vendas, estoques e muito mais, trazendo mais agilidade e eficiência.

Conheça o sistema da Omie e veja como ele facilita e faz a diferença na rotina dos empreendedores!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie
Modelo de proposta comercial
Um modelo de proposta comercial bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato e demonstrar
funcionários conversando sobre Ponto de equilíbrio contábil
Você pode gerar valor para seu cliente ao ajudá-lo a definir o ponto de equilíbrio contábil. Saiba mais sobre sua