Entenda o que são temas DDS e por que sua empresa precisa

Os temas DDS têm como objetivo reduzir os acidentes de trabalho, sendo uma estratégia importante na gestão de pessoas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Além de manter o foco em estratégias para melhorar os resultados e se destacar no mercado, as empresas precisam garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, é importante que o gestor conheça e implemente os temas DDS na organização.

Quer entender o significado da sigla DDS, os benefícios dessa prática para as empresas e quais temas abordar? Confira as informações que reunimos neste artigo e entenda a importância da medida para reduzir acidentes de trabalho.

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é o tema DDS?

DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança, assim, é um encontro realizado diariamente entre líderes e colaboradores para falar sobre temas de segurança no trabalho.

Assim, é realizada uma reunião com as equipes para reforçar a importância da adoção de medidas de segurança, com as melhores práticas e procedimentos.

A ideia é conscientizar os trabalhadores de maneira recorrente, de modo que todos possam realizar suas funções com mais responsabilidade e segurança.

Para que serve o DDS?

Os temas DDS fazem parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e são discutidos em reuniões realizadas, normalmente, no início de cada turno.

Seu objetivo é envolver os colaboradores, incentivando-os a participar das reuniões, para que seja possível tratar sobre riscos e preocupações a respeito da segurança do trabalho.

Isso porque a própria equipe pode apontar algum risco em sua estação de trabalho, o que ajuda a empresa a agir proativamente evitando acidentes.

Nesse sentido, o assunto passa a fazer parte do dia a dia dos profissionais, ou seja, deixa de ser algo que só é tratado na contratação ou em eventos pontuais.

Como resultado, a empresa cuida da saúde e qualidade de vida das equipes, assumindo, inclusive, sua responsabilidade social ao oferecer um ambiente adequado e informações sobre a segurança no trabalho ao quadro de pessoal.

Quais os benefícios do DDS

Implementar os temas DDS é uma prática que pode trazer uma série de ganhos para a empresa, como:

  • redução dos acidentes de trabalho;
  • diminuição dos afastamentos por problemas de saúde decorrentes do trabalho;
  • incentivo para que o trabalhador tenha uma postura responsável e vigilante sobre seu local de trabalho, contribuindo para identificar riscos;
  • melhora da produtividade da equipe, pois, com as reuniões, é possível identificar problemas e saná-los de forma ágil;
  • engajamento das equipes para a realização de ações de primeiros socorros;
  • valorização das equipes e, consequentemente, retenção de talentos, pois elas passam a enxergar a empresa como um local que se preocupa com os colaboradores;
  • criação de uma cultura de segurança do trabalho na empresa.

Principais temas DDS

Você viu o que são os temas DDS e que são diálogos voltados para a segurança. Porém, fica a dúvida: qual assunto trabalhar na reunião? Porque falar diariamente sobre segurança pode ser cansativo e não engajar a equipe, concorda?

Então, é possível abordar diferentes temas, como temas de DDS motivacional, levando sempre em consideração como é o dia a dia da equipe, tipo de trabalho que realizam, entre outros pontos. Confira os principais temas DDS para suas reuniões:

  • DDS trabalho em equipe, abordando a importância da cooperação para melhorar a produtividade, a comunicação, o clima organizacional e para que todos trabalhem alinhados seguindo as boas práticas de segurança no trabalho;
  • DDS motivacional, mostrando como cada colaborador é importante para o sucesso da equipe, que cada um tem o seu potencial e que cada um, além de ser responsável pelas suas funções, contribui para a criação de um ambiente mais seguro;
  • DDS EPIs, discutindo a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Aqui, dependendo das funções realizadas e EPIs utilizados, é possível desdobrar em outras reuniões, como DDS capacete, DDS óculos de proteção e outros;
  • DDS estilo de vida saudável, abordando a necessidade da realização de atividade física regular, da alimentação balanceada, das consultas médicas preventivas e da adoção de boas práticas para garantir a segurança no ambiente de trabalho;
  • DDS sobre percepção de risco, ensinando os colaboradores a estarem em alerta no ambiente de trabalho, especialmente com o uso adequado de maquinários e ferramentas, e a identificarem situações de perigo.

Importância do DDS para as empresas

O Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2021, do Ministério da Previdência Social, mostrou que os acidentes de trabalho tiveram redução de 25,6% no Brasil entre 2011 e 2021.

Apesar de ser um dado animador, ainda estamos falando de um número alto de acidentes de trabalho no país, visto que, em 2021, houve 536.174 registros. Ou seja, é papel das empresas garantir um ambiente seguro e disseminar práticas para a redução de acidentes.

E, entre as diferentes estratégias que podem ser adotadas estão, justamente, os temas DDS, que possibilitam que o assunto segurança do trabalho esteja em discussão diariamente.

No caso do setor industrial, por exemplo, além de adotar um sistema de gestão para  indústrias, você pode melhorar a produtividade também com medidas como os temas DDS.

Você forma uma equipe que entende a importância de adotar medidas seguras no trabalho e reduz os acidentes. Dessa maneira, o gestor cuida da saúde e bem-estar das pessoas, diminui as chances de afastamentos e melhora os resultados da organização.

Dicas para ter um bom DDS na sua empresa

Você sabe da importância da tecnologia para o sucesso do seu negócio, como a adoção do sistema ERP industrial, certo? Além dos recursos digitais, é interessante também implementar os temas DDS.

Confira as dicas a seguir e incorpore o tema segurança no trabalho na cultura da sua empresa:

  • Faça o planejamento das reuniões, definindo local e horário. A ideia é fazer um encontro diário, mas, se não for possível, a empresa pode realizar a cada 3 ou 5 dias, por exemplo;
  • Defina os temas para a semana ou quinzena e aqui você pode aproveitar algumas datas, como tratar do Setembro Amarelo e prevenção de suicídio na primeira reunião de setembro;
  • Faça um roteiro da reunião e tenha em mente a necessidade de trazer algo que seja dinâmico e que envolva as pessoas para que todos fiquem motivados em participar;
  • Divulgue os encontros entre os colaboradores, incentivando-os a participar e a trazer suas percepções e dúvidas para as discussões;
  • Peça feedbacks dos participantes sobre o DDS para saber se a reunião está agradando, se a escolha dos temas está adequada, entre outras questões.

Perguntas Frequentes sobre DDS

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe outras dúvidas comuns sobre os temas DDS.

Quais os melhores temas de DDS?

O DDS é voltado para a segurança no trabalho, por isso aborde questões relativas à atividade dos trabalhadores, EPIs utilizados, entre outros temas. É possível falar sobre os cuidados no trabalho com eletricidade, ergonomia, percepção de riscos, entre outros.

Como escolher um tema para DDS?

Pense nas funções realizadas por sua equipe, uso de equipamentos, ferramentas e outros pontos que atendam o dia a dia dos colaboradores. Porém, saiba que dá para falar de outros temas, como trabalho em equipe, motivação e saúde mental.

Temas DDS: equipe alinhada com as questões de segurança

Ao implementar os temas DDS com seus colaboradores, sua empresa demonstra que valoriza sua equipe e que busca conscientizá-la a respeito da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Logo, aproveite os temas DDS para manter seu time alinhado em relação a essas questões e para ter colaboradores mais engajados, pois sabem que trabalham em uma organização que se preocupa com sua saúde e qualidade de vida.

Quer se dedicar às reuniões dos temas DDS? Então, facilite sua gestão empresarial com as diferentes funcionalidades do sistema Omie!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender o passo a passo para abrir uma empresa de forma simples
vantagens do ERP: pessoa no computador utilizando o software ERP.
Otimize processos e aumente sua produtividade com um sistema de gestão ERP!