Como um sistema de gestão ajuda indústrias de manufatura?

O Sistema de Gestão Omie traz soluções e pode ajudar empresas que atuam no setor de manufatura a conquistar cada vez mais o mercado. Confira!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Para uma empresa conseguir bons resultados e crescer, precisa ser, acima de tudo, um negócio organizado e moderno, e um sistema de gestão integrado pode proporcionar a qualquer setor uma ótima possibilidade competitiva e de performance.

Nos dias de hoje, em que tudo está cada vez mais acelerado, estabelecer uma comunicação objetiva e ao mesmo tempo assertiva não é fácil. A falta de uma comunicação pode prejudicar o desenvolvimento de qualquer empresa.

Este conteúdo foi pensado para contribuir na boa integração dos setores internos e externos do seu negócio, principalmente para indústrias de manufatura (bastante promissoras no atual cenário brasileiro) e a sua relação com o sistema integrado ERP.

Neste texto, você vai entender o que é um sistema de gestão e os motivos para utilizá-lo no dia a dia. A integração proporcionada pelo sistema ERP oferece uma grande ajuda ao setor manufatureiro, mas é importante conhecer seus objetivos. Aprenda a escolher um sistema que atenda ao crescimento e às necessidades específicas do seu negócio. Acompanhe a leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 77

O que é um sistema de gestão e qual é sua função?

Para definir um sistema de gestão, usamos as expressões “comunicação eficaz” e “integração”. Especificando melhor, um sistema de gestão é um software elaborado para ajudar empresas (independentemente do seu porte) a ter mais objetividade na organização e na construção de planos e metas.

Assim, um sistema de gestão é um programa voltado sobretudo para o gerenciamento de tarefas, facilitando as atividades do dia a dia e auxiliando as empresas na construção de novas estratégias. Ele representa uma metodologia de trabalho e a integração de todos os setores internos em um único espaço, ou seja, é compartilhado por gestores, departamento de pessoas e outros.

A Omie oferece um sistema de gestão de ponta, altamente eficiente e, além de completo, é on-line! Com interface intuitiva e serviço especializado, o objetivo é garantir a melhor experiência de gestão entre seus colaboradores, serviços e clientes.

Razões para utilizar um sistema de gestão no seu negócio

Todo pequeno negócio busca crescer. O mesmo se aplica a empresas de médio e grande porte que precisam manter o padrão de qualidade para continuar no mercado, de modo competitivo.

O que muitos empreendedores não sabem é que ter apenas o produto é um bom começo, mas é necessário construir e planejar o crescimento do negócio em conjunto com outras demandas.

Um sistema de gestão proporciona a administração consciente do negócio, pronta para crescer. Afinal, é com ela que boa parte dos planos, do controle de estoque, do controle de pessoas e do gerenciamento de projetos será executado de maneira séria.

O controle manual e a falta de comunicação interna atrasam o desenvolvimento de todo bom negócio.

Existem diversas ações que podem impactar negativamente um negócio, mas a falta de controle é a que traz mais prejuízos. Não ter o controle significa deixar de se ater aos detalhes da operação, não saber o que entra ou sai, além de não acompanhar a reposição de produtos.

Tal atitude gera falta de vistorias, que também condiz com as pendências burocráticas, com a logística e outros. Um ambiente desorganizado chega a criar prejuízos legais, uma consequência para a existência do negócio.

Como um sistema de gestão pode ajudar indústrias de manufatura

Podemos entender as indústrias de manufatura como qualquer negócio que transforma a matéria-prima em produtos prontos para o uso de outras empresas ou para o consumo final. Empresas voltadas para tecnologia, construção civil, confecção de roupas e setor alimentício são o que constrói as indústrias manufatureiras.

De acordo com o Portal da Indústria, esse setor representa 22,2% na participação do PIB e o maior impacto das atividades econômicas no Brasil atualmente (houve um aumento de R$ 1 na produção da atividade econômica de 2018 até hoje). É um setor que se faz necessário e com boas perspectivas quando conduzido por uma boa gestão.

É importante lembrar também que o porte de empresas que dominam o setor manufatureiro é representado pelo micro e pequeno negócio, comprovando que empresas desse porte também precisam e merecem um sistema de gestão de qualidade e moderno.

Uma empresa manufatureira pode ser de pequeno (como uma marca produtora de queijos e doces, por exemplo), médio ou grande porte. Não importa o grau de desenvolvimento, todas devem prezar pelo seu bom funcionamento, pela estabilidade e pelo crescimento.

Um sistema integrado pode controlar e auxiliar todas as operações realizadas na empresa, do controle de estoque à logística. Considere as funcionalidades a seguir:

  • Otimização da gestão: capaz de alcançar e atingir objetivos de crescimento sem ou com poucos atrasos. A otimização existe para facilitar as tarefas da gestão para que ela consiga ser mais produtiva e mais alinhada ao desejo de crescer;
  • Redução de custos: o investimento em um sistema ERP integrado auxilia na redução de custos. Além disso, investimentos em sistemas específicos para cada setor aumentam os custos consideravelmente;
  • Melhora processos: além de oferecer segurança e ajudar na metodologia de trabalho dos colaboradores, um sistema de gestão online e repleto de benefícios contribui para processos mais delicados;
  • Aumento da produtividade: o que antes precisava ser realizado manualmente (levando mais dias e horas) pode ser realizado de maneira online e rápida, contribuindo diretamente para a produtividade e a aceleração dos processos;
  • Informações qualificadas sobre o negócio: informações são geradas com integridade, segurança e precisão. Estamos falando de um sistema inteligente de suporte para operações diárias, portanto não representa segurança apenas para determinadas ações;
  • Organização: um sistema de gestão consegue unir o controle de estoque, o setor de contabilidade, o departamento de pessoas e o setor tributário em um só mecanismo. Para o ramo manufatureiro, isso é de grande importância;
  • Informações mais seguras: dados pessoais, informações de sigilo e que demandam cuidado estão protegidos. Entenda como o Sistema Omie ERP atua nesse cenário com suporte da nuvem.

Como escolher o melhor sistema para indústrias de manufatura

Você já viu que um sistema de gestão é essencial para o funcionamento de uma empresa, independentemente do porte. No entanto, é preciso saber escolher o melhor software, que atenda as necessidades do seu negócio de acordo com o mercado e as suas necessidades específicas e subjetivas. Confira algumas dicas:

  • Defina o seu objetivo: estabeleça quais demandas internas da empresa dependem integralmente de um sistema inteligente e saiba como a escolha do melhor software pode impactar os próximos passos;
  • Veja se é fácil de usar: um sistema ERP precisa ser prático, afinal de complicações já bastam os métodos de gestão tradicionais. É importante atentar para o grau de complexidade ao usar um sistema de gestão. Prefira um programa mais prático;
  • Analise o custo-benefício: você não pode esquecer que todo processo gera um investimento. Alguns servidores, além de não entregar o que a empresa precisa, não cabem no bolso nem na realidade de muitos empreendedores. Em outros casos, na busca por serviços mais baratos, muitos deles acabam se prejudicando;
  • Escolha um sistema on-line: imprevistos acontecem e, em certos casos, são irreparáveis, mas não com um sistema de gestão na nuvem. Assim, todo o processo é conduzido de maneira on-line e com atualização automática para assegurar e salvar o que já foi feito;
  • Escolha um sistema que seja customizável: um sistema engessado também não representa o que sua empresa precisa. É importante escolher um suporte que se molde de acordo com as necessidades da sua empresa, e não o contrário, afinal sua empresa não pode mudar para se encaixar em um sistema;
  • Opte por um sistema que ofereça um bom suporte: a Omie preza pela boa relação com o consumidor, por isso presta um serviço ágil e alinhado com o pós-venda. Nosso objetivo é oferecer um suporte que satisfaça o investimento inicial e a confiança.

O sistema Omie ERP é o que sua empresa precisa

O sistema de gestão Omie atende as necessidades mais básicas de um empreendimento, tais como: agenda, planilhas de Excel, organizadores de tarefas e outros, como também de atividades mais complexas e que exigem segurança e seriedade, tais como o departamento tributário e o financeiro.

Além disso, oferecemos um sistema totalmente flexível e facilmente adaptável à realidade do seu negócio. Esses fatores trazem o melhor da tecnologia para seu negócio, otimizando processos e evitando erros comuns – mas que podem gerar grandes prejuízos.

Você conheceu a importância de se ter um sistema de gestão no setor das indústrias de manufatura e como escolher a melhor opção com sabedoria. Conheça mais sobre a Omie, que tem como missão contribuir, de forma efetiva, para auxiliar no dia a dia de diversas pessoas.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o Blog da Omie e fique por dentro do universo empresarial e de gestão.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender o passo a passo para abrir uma empresa de forma simples
Pessoa fazendo governança de dados.
Tenha uma gestão transparente e mais estratégica com a implementação da governança de dados.
ERP para pequenas empresas

MEI

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Ententa as vantagens aqui!