Na era digital, quem deseja crescer no mercado precisa explorar as potencialidades que uma loja virtual oferece. Se você tem uma loja física e quer ampliar a atuação ou quer empreender, é interessante conhecer as vantagens do e-commerce.
Neste conteúdo, você confere 9 benefícios do comércio eletrônico e porque vale a pena vender online.
Quais são as vantagens do e-commerce?
Fica na dúvida sobre ter uma loja online? A seguir, destacamos as 9 vantagens do e-commerce que vai beneficiar os empreendedores.
1. Clientes estão conectados
Para vender mais, os negócios precisam estar onde os clientes estão. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, existiam 72,5 milhões de domicílios brasileiros (92,5%) com internet.
Portanto, as pessoas estão conectadas, principalmente com o uso dos smartphones, e, assim, consomem produtos e serviços na web. Logo, quem é empreendedor não pode ficar de fora do potencial que o ambiente digital oferece.
2. Custos reduzidos
Um fator de grande relevância quando se fala em montar um e-commerce é, justamente, os custos reduzidos quando comparados a uma loja física.
Você pode atuar em um espaço reduzido e com uma equipe pequena, voltada principalmente para o cadastro de produtos e atendimento online, ou seja, não precisa de um funcionário para apresentar o produto para o cliente e receber o pagamento como na venda presencial.
E, caso já tenha uma loja física, pode aproveitar a estrutura do negócio para operar com a loja online.
Além disso, no e-commerce, tudo é automatizado e as despesas mais recorrentes ficam por conta da mensalidade da plataforma de e-commerce e de um intermediador de pagamentos.
3. Não há fronteiras para vender
O alcance da loja online é muito maior do que o da loja física, já que, com poucos cliques, o cliente de qualquer localidade pode fazer a compra. Você não fica restrito às pessoas que moram próxima ao seu negócio ou que passam em frente a ele.
Logo, as perspectivas de vendas são muito maiores, uma vantagem e tanto para elevar seu faturamento.
4. Loja sempre aberta
Existem diferentes tipos de e-commerce e todos têm algo em comum: ficam abertos 24 horas por dia e 7 dias por semana sem a necessidade de pagar um funcionário nesse horário.
Dessa forma, você pode vender em qualquer dia e horário. O único cuidado é deixar claro para o cliente os horários de atendimento, via chat ou WhatsApp, período em que ele pode conversar com um funcionário para tirar dúvidas ou obter qualquer esclarecimento.
5. Comodidade para o cliente
Para vender no e-commerce, há muita praticidade para o empreendedor. Mas não apenas para ele: a loja virtual é um jeito prático também para o cliente comprar, ou seja, ele tem comodidade de escolher os produtos, fazer o pagamento e receber a compra na sua casa.
Então, esse ponto também é levado em consideração quando alguém precisa adquirir algum item: muitas vezes, a pessoa prioriza o ambiente online pela rapidez com que pode pesquisar um item e comprar.
Além disso, muitos produtos só são encontrados na internet, dependendo da cidade onde o cliente mora.
6. Acompanhamento da jornada de compra do cliente
Com uma loja virtual, o empreendedor passa a contar com dados valiosos para o negócio, porque, com o uso de algumas ferramentas, acompanha a jornada de compra dos seus clientes.
Dessa maneira, pode compreender a origem das visitas ao site, produtos e marcas com maior saída, taxa de carrinho abandonado, performance de uma promoção, entre outras informações.
Tudo isso ajuda a traçar um panorama do negócio e a pensar em estratégias para driblar a concorrência e crescer no mercado.
7. Segurança para as operações
Com a loja online, o empreendedor não lida com dinheiro em papel e não tem problemas para receber o pagamento, já que o pedido só é concluído quando o cliente paga pelo produto, seja por boleto, cartão de crédito ou pix.
Outra questão é não ter receio com a insegurança das grandes cidades, como ocorre com as lojas físicas, dependendo da localidade.
8. Possibilidade de oferecer um atendimento personalizado
Como foi dito, com o e-commerce você passa a conhecer melhor o seu cliente, pois pode monitorar seus hábitos de consumo.
Assim, pode oferecer um atendimento personalizado, seja por WhatsApp ou e-mail marketing, oferecendo cupons de desconto para itens que ele mais compra ou no dia do aniversário.
Existe também a possibilidade de mostrar para o cliente uma vitrine personalizada, considerando seus interesses, o que aumenta as chances de fidelizá-lo e de vender mais.
9. Facilidade de divulgação da sua loja
No mundo digital, é ainda mais fácil divulgar a sua loja online, especialmente com a popularização das redes sociais. Além de anúncios pagos, é possível se valer de estratégias de marketing para alcançar mais pessoas de forma orgânica.
Nas redes sociais, além de divulgar novidades e promoções, você também pode construir um relacionamento mais próximo com o cliente.
Então, a dica é ficar de olho nas tendências do e-commerce, inclusive em relação à divulgação do seu negócio na web.
Quais as desvantagens do e-commerce?
Você viu as principais vantagens do e-commerce, porém, como em todo modelo de negócio, é importante saber quais são as desvantagens de empreender online.
Nesse ponto, saiba que são poucos aspectos que podem atrapalhar seu negócio quando comparado com a loja física.
Um deles é o valor do frete que, dependendo de onde o cliente mora, pode encarecer a compra. No entanto, dada a comodidade de comprar online, muitas pessoas podem considerar esse acréscimo algo normal ao adquirir um produto.
Outra desvantagem é que o cliente compra o produto sem contato físico ou experimentar, o que pode gerar trocas ou devoluções.
Para driblar essa questão, a dica é fazer uma descrição bem detalhada do produto e abusar das imagens em alta resolução em diferentes ângulos. Ter um canal de atendimento para tirar dúvidas também é essencial.
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