Venda consignada: como funciona e vantagens para o negócio

Sabia que a venda consignada pode ser uma ótima opção para o seu negócio? Descubra como funciona e o que você precisa para aplicar na empresa.
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Já imaginou um modelo de vendas onde o fornecedor e o vendedor saem ganhando? Podemos dizer que na venda consignada isso é possível, sim. Também chamado de contrato estimatório, essa prática de venda é amplamente usada.

A venda consignada é uma excelente opção para produtores que não tem onde expor e vender suas mercadorias e precisam aumentar seu capital. O benefício acaba não sendo só dele, quem vende o produto também ganha com essa troca.

Quer entender como funciona a venda consignada? Continue lendo esse artigo, veja suas vantagens e desvantagens e descubra se esse tipo de transação é bom para o seu negócio.

O que é a venda consignada e como ela funciona?

A venda consignada ocorre quando o fornecedor deixa seu produto para ser vendido por outra pessoa ou empresa, aumentando muito o alcance do seu consumidor final. É uma ótima oportunidade para fazer parcerias e movimentar a economia.

Quando a parceria é firmada, nesse acordo que podemos chamar de contrato estimatório, deve constar os principais pontos definidos, como a porcentagem que cada uma das partes envolvidas vai receber com as vendas. 

Nesse tipo de transação, as mercadorias que não foram vendidas e restaram no estoque, são devolvidas para o fornecedor. O vendedor deve pagar ao fornecedor apenas pelas mercadorias que foram comercializadas.

Já o valor dos produtos, é definido por ambas as partes, de forma que todos os custos sejam cobertos e haja uma margem de lucro e comissão para o vendedor, assim como para o fornecedor. A venda consignada pode ser feita tanto no comércio físico quanto no e-commerce.

Na venda consignada o revendedor ou lojista é responsável não só por vender o produto, mas divulgá-lo também. É uma ótima oportunidade para pequenos e novos produtores que ainda não possuem capital para investir em um plano de marketing, mas é também um bom negócio para as grandes lojas que ainda não sabem se o produto será bem aceito ou não. 

Vantagens e desvantagens da venda consignada

Com qualquer transação de venda que envolve parcerias, existem dois lados. Alguns pontos são vantajosos para todos e outros apenas para um deles. Vamos entender quais  as vantagens e desvantagens da venda consignada:

Vantagens da venda por consignação

Entre as vantagens da venda por consignação estão:

  • Fluxo de Caixa

Nas vendas presenciais é possível fazer vendas consignadas com pouco tempo de recolhimento dos produtos que não foram vendidos. No e-commerce é ainda mais simples, pois basta enviar remessas de produtos específicos, dependendo da demanda, e ir aumentando caso haja necessidade.

  • Novidade de produtos

A venda consignada é uma ótima opção para testar novos produtos. A variedade de mercadorias aumenta as chances de agradar e alcançar mais clientes. Para ambas as partes, é uma grande oportunidade de aumentar as vendas.

  • Controle de estoque

Permite ao lojista ter mais controle sobre seu estoque já que não precisa comprar grandes quantidades. Também não precisa de muito espaço para estocar mercadorias, ele pode ir comprando conforme a necessidade.

  • Possibilidade de teste

Com a venda consignada é possível que tanto os vendedores quanto os fornecedores possam testar produtos complementares aos que já são vendidos naquele “nicho”. Por exemplo, uma loja que vende roupas de festa pode tentar vender bijuterias que podem ser usadas com as roupas.

Desvantagens da venda por consignação

Entre as desvantagens da venda por consignação estão:

  • Produtos parados

Produtos que não são vendidos significam uma renda que não entrou e podem colocar a parceria em risco. É preciso entender o porquê dessa estagnação. Analisar se o público alvo daquele lojista é o mesmo do produto, e se está sendo bem divulgado.

  • Data de validade

O problema pode ser ainda maior se os produtos possuírem prazo de validade. Se a mercadoria não for vendida após um tempo, significa para o fornecedor que ele terá que trocar por outra dentro da validade ou o lojista pode devolvê-la.

Uma opção é estipular prazos mais curtos de renovação de estoque e pensar em uma logística mais eficaz que consiga fazer uma redistribuição dos produtos antes do vencimento.

  • Dependência de parceiros

Na consignação, os dois lados dependem um do outro, tanto lojistas/vendedores quanto os fornecedores, seja para divulgar, acertar o pagamento das vendas ou na entrega dos produtos.

A dependência mais direta vemos no caso do lojista que depende de produtos alheios para gerar vendas, já que não produz suas próprias mercadorias. Um exemplo claro são as grandes redes varejistas. 

Como começar a usar a venda consignada no negócio?

Para começar a trabalhar com vendas consignadas é importante fazer uma análise e tomar alguns cuidados. O produtor precisa avaliar se a sua mercadoria é a ideal para determinado tipo de vendedor, assim como este precisa saber se o produto é interessante para o seu público.

Assim como o lojista precisa ter confiança no fornecedor e no produto que ele oferece, o fornecedor precisa saber sobre a idoneidade do vendedor, se o ambiente onde a mercadoria é vendida tem as condições certas para preservá-las. Checar a reputação da empresa e o relacionamento que o vendedor mantém com seus clientes é importante na hora de fechar um acordo de consignação.

Os vendedores podem fechar parcerias com mais de um fornecedor. Quanto mais variedade de produtos houver, melhores as chances de aumentar as vendas. Precisam, também, conhecer os produtos que estão sendo vendidos, ter uma equipe treinada e uma força de vendas alinhada para oferecer um melhor atendimento, trabalhar a divulgação de maneira certeira e oferecer suporte, se necessário.

É muito importante que os vendedores experimentem o produto antes de vender e se informem sobre ele para saber se cumprem mesmo o que dizem ou se possuem algum defeito. Afinal, o consumidor final não vai reclamar com o fornecedor se houver algum problema, e sim com o vendedor.

Inserir a venda consignada na estratégia de gestão de vendas da empresa é fundamental, já que, algumas podem produzir suas próprias mercadorias e também vender de fornecedores externos.

Modelo de vendas de sucesso

A venda consignada tem tudo para dar certo e todos saírem ganhando: vendedores, fornecedores e clientes. Tomando as precauções certas e conhecendo o público-alvo as chances aumentam.

Esse tipo de venda diminui a margem de risco tanto para fornecedores quanto para vendedores, gera emprego e faz a economia circular. Vale muito apostar na consignação. Veja como fazer o seu negócio decolar com essa técnica de vendas cruzadas lendo o artigo Cross selling: como aumentar suas vendas, no Blog Omie.

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