Quais serviços contábeis seu escritório pode oferecer?

Para se destacar no mercado, é importante conhecer os diferentes serviços contábeis e como a tecnologia pode ser uma aliada!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A contabilidade é uma peça-chave para garantir o sucesso e o bom funcionamento de qualquer empresa. Assim, há alta demanda para serviços contábeis e muitas possibilidades, inclusive, com a contabilidade digital.

Quer descobrir como se destacar no mercado? Neste artigo, você vai conhecer 12 tipos de serviços contábeis para oferecer aos seus clientes. Boa leitura!

Importância dos serviços contábeis

A contabilidade garante que a empresa esteja conforme os requisitos legais tributários, além de servir como um aliado do empreendedor na tomada de decisões.

Aliás, ter um contador é obrigatório para qualquer empresa manter suas obrigações em dia, sendo que a única exceção é o MEI (Microempreendedor Individual). Mas, mesmo para essa modalidade, o auxílio contábil é recomendado para a regularização e outras questões.

Cabe destacar que a relação entre contador e empreendedor tem dois propósitos:

  • o legal, garantindo que a empresa desempenhe seu papel de acordo com previsto em lei, pagando os impostos devidos e cumprindo suas obrigações tributárias;
  • contabilidade estratégica, funcionando como uma espécie de assessoria – que pode ser trabalhista, de gestão financeira ou outras.

Com o acesso a dados e relatórios da empresa, o contador pode utilizar essas informações para auxiliar o empresário na tomada de decisão responsável, mantendo a saúde financeira do negócio e impulsionando seu crescimento no mercado.

O melhor é que, atualmente, todo esse trabalho pode ser otimizado com o uso da tecnologia, o que implica em mais eficiência e exatidão nos serviços oferecidos por um escritório de contabilidade.

12 serviços contábeis que você pode oferecer

Por desempenhar um papel tão importante no bom funcionamento da empresa, o contador pode agir em diversas frentes, atuando em serviços variados. Vamos falar aqui sobre 12 atividades que ele pode oferecer aos clientes contábeis. Acompanhe.

1. Abertura e encerramento de empresa

Abrir e fechar uma empresa pode ser uma tarefa muito complicada e minuciosa, já que os requisitos são muito bem definidos e devem ser cumpridos à risca.

Por esse motivo, é necessário o suporte de contadores, de advogados e de outros profissionais para garantir que esse processo ocorra da maneira mais tranquila possível.

Algumas das atividades do contador na abertura de um negócio são a definição do tipo de empresa, do regime tributário mais adequado e dos códigos de atividade do negócio, além de definir o porte da empresa.

Por um lado mais estratégico, o contador pode ser uma grande ajuda no momento de definir os indicadores financeiros que tornarão possível a elaboração do plano de serviços contábeis da empresa.

2. Alteração contratual

Com o passar do tempo, pode ser que a empresa tenha que realizar alterações em seu contrato social, e se forem mudanças mais simples, isso pode ser feito pelo contador até mesmo sem a ajuda de um advogado.

Algumas das mudanças que podem ser feitas por um contador incluem:

  •  Razão social;
  •  Nome fantasia;
  •  Endereço empresarial;
  •  Objeto social;
  •  Sócios;
  •  Capital social.

O profissional contábil também pode ficar responsável por todo o trâmite do procedimento na Junta Comercial, Receita Federal ou qualquer que seja o órgão responsável.

3. Entrega das obrigações acessórias

Como falamos anteriormente, um dos principais papéis do contador é garantir que a empresa funcione dentro dos requisitos legais. Para isso ocorrer, existem alguns documentos que ele deve emitir, que são chamados de obrigações acessórias. São eles:

  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), apenas para quem optar pelo Simples Nacional;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF), para optantes do Lucro Presumido, Lucro Real, e em alguns casos do Simples Nacional.

No caso da contabilidade para MEI, o profissional pode auxiliar na emissão da DAS, a fim de que o empreendedor mantenha o pagamento dos impostos em dia.

4. Emissão de Certidões Negativas de Débito

A Certidão Negativa de Débito é um documento que garante que a empresa não tem débitos fiscais ou tributários nas esferas municipal, estadual ou federal.

Ela pode ser requerida por bancos ou por outras organizações para aceitarem pedidos de empréstimo ou ofertas de fornecedores. O contador deve saber como requerer esse documento para que a empresa possa apresentá-lo quando necessário.

5. Controle patrimonial

O controle patrimonial da empresa diz respeito aos ativos tangíveis e intangíveis, como a compra de um imobilizado, em que os empresários devem enviar notas fiscais para imobilização dos itens e início da depreciação.

O contador tem o dever de fazer a apuração dos impostos dos itens, averiguar se é possível a recuperação de tributos, sempre buscando uma boa gestão do patrimônio da empresa.

6. Escrituração contábil

Uma das maiores obrigações do contador é ser responsável pelos livros fiscais da empresa, fazendo todo o controle necessário, preenchendo demonstrativos e registrando movimentações financeiras.

Além disso, o contador também tem a obrigação de fazer a emissão das guias de impostos, como o ISS e ICMS.

Algumas das tarefas no tocante à escrituração contábil são:

  •  Balanço patrimonial;
  •  Conciliação bancária;
  •  Balancete;
  •  Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE);
  •  Registro de apuração dos impostos.

É importante ressaltar que os tipos de tarefas a serem desempenhadas pelo contador variam conforme o tipo de empresa. É papel do profissional averiguar todas as pendências pelas quais ficará responsável.

7. Atendimento contábil para pessoas físicas

A gente sempre pensa no contador para a empresa, ou seja, serviços contábeis com o Simples Nacional, notas fiscais e outros documentos. Porém, as pessoas físicas também podem precisar do atendimento do profissional.

Além de organizar a documentação para o Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF), fazendo o preenchimento e envio da declaração, o contador pode auxiliar com finanças pessoais, controle patrimonial ou assessorar quem planeja empreender.

8. Documentação para licitações

Para participar de licitações, é exigida uma lista grande de documentos das empresas, entre elas diversas certidões, por isso o contador pode atuar nesse segmento, auxiliando os gestores.

9. Planejamento tributário

Esse tipo de serviço de contabilidade faz com que seja possível para a empresa gastar muito menos com impostos e continuar dentro da legalidade, já que o contador tem como função estudar muito bem os detalhes da legislação e analisar formas de reduzir a incidência de tributos.

10. Consultoria para gestão financeira

O contador pode assumir uma posição mais estratégica ao contribuir para a gestão financeira da empresa, oferecendo dados e relatórios importantes que ajudarão na tomada de decisões e no planejamento dos recursos a longo prazo.

11. Business Valuation

De forma simples, o termo Business Valuation quer dizer a estimativa do valor de uma empresa, levando em conta a percepção de mercado e modelos quantitativos. Ou seja, o contador pode trabalhar fazendo essa estimativa de valor dos negócios.

Isso faz com que o empresário possa ter noção do valor real do negócio, definindo melhores estratégias e caminhos para a empresa, além de possibilitar a negociação com sócios e investidores.

12. Contabilidade digital

A contabilidade digital oferece os mesmos serviços contábeis do modelo tradicional, porém com mais economia de tempo e custos, agilidade, integração de serviços e otimização dos processos.

Na era digital, é possível melhorar a qualidade dos serviços contábeis e permitir um atendimento mais personalizado aos empresários.

Banner conheça o sistema - gestão online

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais os serviços contábeis mais procurados?

Como as empresas precisam ter um contador, seja qual for o segmento ou porte, os serviços contábeis mais rentáveis incluem aqueles para o dia a dia da empresa, como:

  • abertura e fechamento de empresa;
  • emissão de guias de tributos;
  • assessoria trabalhista, como controle de folha de pagamento;
  • consultoria MEI;
  • planejamento tributário.

No entanto, a figura do contador, como foi dito, passou a ser também mais estratégica, auxiliando os gestores a traçar os melhores caminhos para o sucesso do negócio. Ou seja, esse também é um segmento para quem busca crescer no mercado.

E isso tudo, tanto os serviços contábeis mais rotineiros, como a contabilidade estratégica, podem ser melhor executados com a tecnologia.

Solução Omie para contadores

A Omie conta com um sistema ERP contábil inteiramente desenvolvido para a automatização dos processos, facilitando a vida de todos os contadores.

A plataforma é um software de gestão integrada que oferece todos os serviços que uma empresa pode precisar, como a integração de dados, área fiscal, contábil, de estoque, logística, recursos e processos e muito mais.

Nele, é possível emitir e gerenciar notas fiscais, controlar a folha de pagamentos e outros encargos trabalhistas, realizar escrita contábil completa no sistema integrado à Receita Estadual e Federal, fazer o controle patrimonial e muitas outras opções.

Ofereça o melhor serviço contábil com a tecnologia

A tecnologia, como o sistema ERP contábil, traz praticidade, redução de custos operacionais, aumento da produtividade, integração de diversos setores da empresa, simplificação da gestão contábil, entre inúmeros outros benefícios.

Então, para atrair e fidelizar clientes, é importante conhecer e implementar esses recursos para otimizar suas atividades e ainda oferecer uma assessoria estratégica para as empresas.

Gostou de conhecer todos os serviços contábeis que você pode oferecer? A dica é sempre acompanhar a evolução dos recursos digitais para oferecer o melhor aos seus clientes.

Seu escritório de contabilidade não pode ficar no passado. Conheça os diferenciais do sistema Omie para contadores e se destaque no mercado!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba mais sobre o papel da contabilidade para MEI para o crescimento das microempresas e confira os serviços que você
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.