3 serviços de armazenamento em nuvem para você conhecer

Conheça os principais serviços de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Provedores online surgiram como grandes aliados dos negócios. Nesse sentido, é preciso saber o que são os serviços de armazenamento em nuvem e como eles podem mudar definitivamente a rotina da sua empresa.

Com diversas opções e modelos disponíveis no mercado, pode ser complicado escolher o melhor e mais adequado para as necessidades do seu contexto de trabalho. A melhor forma de otimizar os benefícios dessa ferramenta é com informação de qualidade – conheça-a e invista em um formato adequado.

Neste conteúdo você vai conhecer os melhores serviços de armazenamento em nuvem, suas funcionalidades e entender um pouco mais sobre esse facilitador empresarial. Acompanhe.

Banner Experimente grátis top

Como os serviços de armazenamento em nuvem funcionam?

Os serviços de armazenamento em nuvem fazem parte das soluções da computação em nuvem. Basicamente, ele permite que as empresas possam armazenar arquivos e dados na internet, de forma totalmente virtual, através de um provedor, que pode ser acessado por uma rede pública ou privada.

A função desse provedor é armazenar, gerenciar e manter em segurança os servidores de armazenamento, além da infraestrutura e da rede, essenciais para que você acesse as informações que precisa sempre que necessário.

O armazenamento em nuvem acaba com a necessidade das empresas precisarem comprar e gerenciar sua própria infraestrutura de armazenamento de arquivos. Com isso, a empresa ganha muito mais agilidade, durabilidade das informações, além de impulsionar sua escalabilidade.

Isso acontece porque o armazenamento em nuvem gerencia toda a segurança de dados, durabilidade e, também, a capacidade de tornar as informações acessíveis através da internet, em um formato de pagamento sob demanda. Ou seja, a empresa só paga pelo que usa.

Geralmente, basta se conectar aos serviços de armazenamento em nuvem utilizando uma rede de internet, acessar o site ou aplicativo do provedor de serviços e aproveitar. Importante ressaltar que esses provedores online guardam de forma segura diferentes tipos de arquivos.

3 Tipos de serviços de armazenamento em nuvem disponíveis

Atualmente, existem diferentes tipos de serviços de armazenamento em nuvem disponíveis e que podem ser adquiridos pelas empresas para facilitarem suas rotinas. Cada um deles apresenta sua própria característica de uso. Confira abaixo quais são e suas vantagens.

Armazenamento de objetos

Mais indicado para empresas que necessitam armazenar uma constante quantidade de dados não estruturados, como vídeos, fotos, áudios e outros formatos de conteúdos.

É um tipo de arquitetura que guarda os dados para imensos armazenamentos de dados não estruturados. Os objetos armazenam as informações do jeito que chegam, permitindo que os metadados sejam personalizados para facilitar a análise e acesso dos dados sempre que necessário.

Armazenamento de arquivos

O armazenamento de arquivos é o mais comum entre as empresas. Neste tipo de armazenamento em nuvem todas as informações são guardadas em pastas hierárquicas e em formato de arquivo.

Importante dizer que armazenamento baseado em arquivo também é conhecido como um servidor de armazenamento conectado à rede com protocolos de nível de arquivo, comum em sistemas conhecidos do mercado.

Armazenamento de blocos

O armazenamento de blocos é o mais comum em sistemas de planejamento de recursos, como um sistema ERP. É encontrado também nos bancos de dados. Esses dois locais necessitam de tipo de armazenamento que possua baixa latência para computadores ou máquinas ligados por uma rede.

Nele, as empresas podem utilizar os serviços de armazenamento em nuvem que guardam os dados e informações em formato de blocos. Nesse caso, cada um dos blocos possui seu próprio identificador, facilitando a recuperação, se necessário.

Os principais usos dos serviços de armazenamento em nuvem

Como você viu até aqui, existem diferentes tipos de serviços de armazenamento em nuvem. Consequentemente, as empresas passam a contar com diversas funcionalidades que tornam o dia a dia mais produtivo, ágil e organizado. Abaixo, separamos quais são essas funcionalidades e suas características. Confira!

Análises e data lakes

As opções de armazenamento on-premise, ou seja, aquela em que a empresa armazena os dados e informações de forma física, podem ser bem instáveis. As análises envolvidas exigem que os pools de armazenamento sejam mais acessíveis, garantindo a disponibilidade e segurança de dados.

Esse local é conhecido como data lake. Um repositório centralizado em que as empresas conseguem guardar todos os dados, sejam eles estruturados ou não. Quando baseado na nuvem, esse repositório fica no centro de diferentes tipos de processamento e armazenamento de dados.

Com isso, as empresas conseguem realizar suas atividades em menos tempo e com um direcionamento melhor.

Backup na recuperação de dados

O backup é fundamental para a proteção, segurança e acessibilidade de dados. Porém, fazer esse acompanhamento pode ser uma tarefa complexa. Por isso, os serviços de armazenamento em nuvem são tão importantes.

Além de oferecerem alta escalabilidade e durabilidade, eles possuem a funcionalidade de backup e recuperação de dados automática. Assim, empresas com alto volume de dados podem ficar mais tranquilos caso algo aconteça.

Desenvolvimento de softwares

Normalmente, os locais que desenvolvem softwares necessitam de armazenamentos separados e independentes, para que possam ser criados, duplicados, gerenciados e desativados. Isso envolve grande demanda de tempo e gastos.

Os serviços de armazenamento em nuvem, por exemplo, facilitam que as empresas desenvolvedoras otimizem o tempo e diminuam os gastos. Tornando os processos mais ágeis.

Migração de dados

Geralmente, as equipes de TI que trabalham com provedores de serviços, redes, segurança e backup gastam muito tempo na hora de transferir as informações, principalmente em grandes volumes de dados.

Além da durabilidade, baixo custo e alta disponibilidade, os serviços de armazenamento em nuvem facilitam a migração de dados.

Armazenamento de dados confidenciais

É comum que as empresas se preocupem com o armazenamento das informações confidenciais geradas no dia a dia. Os serviços de armazenamento em nuvem foram desenvolvidos para garantir que as empresas consigam implementar e aplicar os controles de segurança necessários.

Isso contribui para o gerenciamento de riscos, tornando-o mais eficiente e assertivo, garantindo o armazenamento seguro e dentro da conformidade das estruturas e programas utilizados.

Gerenciamento de microsserviços

Uma das principais funcionalidades do armazenamento em nuvem é a possibilidade de gerenciar microsserviços de maneira mais ágil e simplificada. Isso acontece porque as aplicações da nuvem utilizam a conteinerização e tecnologia sem servidor.

Essas aplicações, por sua vez, são formadas por pequenos componentes, conhecido como  microsserviços. Eles se comunicam de forma interna, e compartilham as informações ou status.

Arquivamento de dados por longo tempo

Com o armazenamento em nuvem é possível guardar todos os dados em um único lugar. Isso significa que as empresas não precisam mais de espaços físicos para guardar seus documentos, tudo pode ser centralizado e organizado na nuvem.

Essa é a solução mais segura e durável para armazenar as informações a longo prazo. Um exemplo é como armazenar o XML da nota fiscal com segurança. Além disso, com esse arquivamento na nuvem, os dados podem ser acessados com poucos cliques, facilitando a rotina de trabalho.

Armazenamento de nuvem híbrida

Algumas empresas optam por aproveitar as vantagens dos serviços de armazenamento em nuvem, enquanto continuam com os armazenamentos físicos. Nestes casos, a nuvem híbrida é uma ótima opção.

A arquitetura deste tipo de armazenamento permite que as empresas conectem suas aplicações e sistemas à nuvem. Com isso, conseguem diminuir custos, impulsionar a inovação e reduzir a carga relacionada à gestão de dados.

Armazenamento de grandes volumes de dados

É bem comum que as empresas gerem grandes volumes de dados no dia a dia, sejam contratos, recibos de pagamentos, comprovantes, entre outros. Todos eles precisam ser armazenados corretamente.

Nesse momento, o armazenamento em nuvem se torna um grande aliado. Isso porque ele possui alto desempenho e pode ser atualizado facilmente.

ML e IoT

O armazenamento em nuvem permite que as empresas armazenem, processem e analisem os dados de forma segura, eficiente e com alta qualidade. Além disso, é possível contar com o suporte do Machine Learning e da Internet das Coisas, tornando os processos ainda mais ágeis e produtivos, com dados assertivos e seguros para a tomada de decisão.

Gerencie tudo em um único lugar!

Escolher os melhores serviços de armazenamento em nuvem vai ser mais fácil agora! Como você pôde ver, existem diversos tipos de armazenamento em nuvem. Cada um deles contribui de uma forma para impulsionar a melhoria de processos e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Hoje em dia, as empresas que não utilizam esse tipo de tecnologia perdem grandes oportunidades de mercado. Por isso, um sistema de gestão empresarial na nuvem é a solução.

Com ele, você garante processos otimizados, seguros e ágeis. Gerenciando tudo de um só lugar, facilitando a rotina e vendo a sua empresa crescer de forma estratégica. Conte com a Omie e garanta a transformação digital do seu negócio.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
a importância da configuração de impostos na omie multivarejo
Com a configuração de impostos em um ERP como o Omie Multivarejo você garante a conformidade e eficiência na gestão
as forças de porter quais são
o que é segmentação de mercado
Entenda o conceito de segmentação de mercado, as vantagens para sua empresa e como aplicar essa estratégia de forma prática