7 dicas de como vender no Amazon Marketplace

Conheça o que é o Amazon Marketplace, as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio e dicas para começar a vender na plataforma.
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Vender e ampliar o público de consumidores através dos marketplaces é uma das formas mais comuns de chegar a resultados satisfatórios. O Amazon Marketplace é uma ótima alternativa para empresas que desejam aumentar os seus lucros, construir parcerias e expandir as suas atividades, permitindo o contato com clientes de diferentes localidades.

O marketplace é um espaço online de oportunidades de vendas e negócios, focado principalmente em pequenas empresas. É muito comum que grandes empresas de e-commerce ofereçam um espaço da sua presença online para que outros empreendedores possam fazer negócios na plataforma – e é isso que ocorre no Amazon Marketplace.

Para começar a vender na internet e explorar os benefícios dessa modalidade de e-commerce, acompanhe este texto. Nele você conhecerá mais sobre a Amazon Marketplace, o que é e dicas de como obter sucesso vendendo seus produtos nessa plataforma. Boa leitura!

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O que é Amazon Marketplace e por que compensa?

A Amazon é uma empresa dos Estados Unidos já consolidada como uma das maiores empresas do mundo. Constantemente referenciada quando o assunto é marketplaces e tecnologia, a empresa foi fundada por Jeff Bezos e iniciou as atividades como um marketplace em 2000. Ao longo dos anos, cresceu até se tornar uma das maiores marketplaces do Brasil e do mundo.

Neste contexto, a empresa criou o Amazon Marketplace, um espaço disponibilizado no próprio site da Amazon para que outras empresas possam anunciar os seus produtos em um ambiente seguro e com alto tráfego e uma marca que já oferece confiança ao consumidor.

De forma simples, essa ferramenta funciona como um grande shopping online, no qual o vendedor aluga as vitrines virtuais e expõe as suas mercadorias. Logo, as pessoas visitam o site e visualizam o produto exposto, o que aumenta consideravelmente as chances de vendas. Dentre os 6 benefícios de vender em marketplaces, podemos destacar:

  • Gestão unificada de produtos: a gestão dos produtos e das vendas é feita através da própria plataforma, tornando o processo mais fácil e organizado;
  • Repasse gratuito de valores: você recebe o dinheiro na sua conta sem taxas extras;
  • Frete personalizado pelo comerciante: as condições de frete podem ser personalizadas por cada vendedor;
  • Sem custo adicional no valor das vendas: o vendedor recebe sempre o valor total da venda, mesmo se houver parcelas.

Quem pode vender na Amazon Marketplace e como começar?

Qualquer pessoa ou empresa pode vender no Amazon Marketplace, seja ela grande, média ou de pequeno porte. Para começar a anunciar os seus produtos, não é necessário um catálogo grande ou uma quantidade específica de vendas mínimas mensais.

Contudo, o produto que você deseja vender deve estar incluído entre as categorias e condições exigidas pela plataforma. Você também pode vender produtos novos ou usados, dependendo da categoria de cada mercadoria.

Estando tudo aprovado, seu produto estará exposto no site da Amazon e os usuários poderão vê-lo e comprá-lo.

Uma forma eficiente de incentivar a compra de produtos é através do programa Amazon Prime Benefícios, que oferece descontos aos usuários além de frete grátis. Dessa forma, as suas chances de fechar negócio serão mais altas, uma vez que os clientes Prime receberão benefícios e acesso antecipado às ofertas.

Quem faz parte de outros marketplaces ou tem uma loja física, também pode fazer parte do Amazon Marketplace. Você pode, inclusive, migrar a sua loja física para este espaço online, seja como revendedor ou com produtos exclusivos de fabricação própria.

7 dicas de como vender no Amazon Marketplace após o cadastro

Se você procura crescer a sua presença no e-commerce, aumentar a percepção e visibilidade da sua marca e os seus lucros, certamente começar a vender em marketplaces é uma boa ideia.

Porém, você sabe como explorar tudo o que o Amazon Marketplace pode fazer pelo seu negócio? Acompanhe as 7 dicas essenciais para incrementar as suas estratégias.

1. Olhe as categorias do marketplace Amazon

Antes de começar a anunciar os seus produtos, é interessante que ele esteja incluso nas categorias de venda aprovadas pela empresa. Algumas categorias são aceitas, mas precisam de uma aprovação prévia da plataforma antes de serem anunciadas.

2. Faça um cadastro como vendedor

O cadastro para ser um vendedor na plataforma é muito simples e pode ser feito na página de Venda na Amazon. Serão solicitados alguns dados como:

  • e-mail e número de celular;
  • informações da loja online (Razão Social ou nome da pessoa física; endereço comercial; nome fantasia);
  • conta bancária;
  • cartão de crédito ou débito do titular da conta (Visa, Mastercard, Dinner e Elo);
  • CPF ou CNPJ;
  • países que deseja vender.

Além do grande alcance de mercado que você garante sendo um vendedor do Amazon Marketplace, você também pode ter acesso a diversas ferramentas tecnológicas.

Uma delas é o Amazon Seller Central, um aplicativo que proporciona funções essenciais para o gerenciamento da loja virtual. Com ele, você poderá analisar as vendas, cadastrar produtos, gerenciar pagamentos e controlar o seu catálogo.

3. Planos de vendas Amazon Marketplace

Existem dois tipos de planos de vendas diferentes para quem quer começar a usar o Amazon Marketplace, cada um com benefícios, tipo de taxa e custos diferentes. Se você escolher por um tipo e desejar trocar de plano futuramente, pode fazer essa troca sem maiores problemas.

Plano de vendas individual

O plano de vendas individual tem o custo de R$ 2,00 por cada produto vendido na plataforma, independente de quantos itens você vender. Ele é recomendado para quem pretende vender até 10 itens mensais.

Plano de vendas profissional

No plano de vendas profissional, você paga uma taxa mensal de R$ 19,00 a partir do seu quarto mês de cadastro como vendedor. Indicado para quem pretende vender mais de 10 itens por mês.

Além deste valor do plano de vendas, a Amazon também cobra uma taxa de comissão para cada item vendido. A taxa varia de acordo com a categoria de cada produto e tem o valor mínimo de R$ 1,00.

4. Cadastro de produtos

Existem diferentes formas de cadastrar os produtos no Amazon Marketplace. Geralmente, o cadastro de produtos é feito por meio da Seller Central, que oferece duas possibilidades. A escolha de qual forma utilizar vai depender se o produto já está cadastrado na Amazon ou não.

Cadastro manual de produtos

Para fazer esse tipo de cadastro, acesse o menu “Inventário”, depois em “adicionar produto” e procure o item que deseja cadastrar. Você também pode utilizar o ID (código de identificação) para localizá-lo.

Uma vez encontrado, clique em “vender este produto” e personalize com as informações da sua oferta como o preço, quantidades disponíveis em estoque e a forma de envio e, por último, clique em “salvar”. Se necessário, você pode alterar esses dados mais tarde.

Registro através de planilha de produtos

Para adicionar vários produtos, selecione “adicionar produtos via upload em massa” e suba a sua planilha em Excel com os itens. Este recurso só pode ser acessado por quem assina o plano profissional.

Integrar outra plataforma no marketplace

Você também pode fazer o cadastro dos itens por meio de uma plataforma de integração, caso você também faça parte de outro marketplace. Para isso, basta importar as informações dos produtos para a Seller Central.

5. Páginas de informações dos produtos

Quanto mais detalhado e informativo estiver o seu anúncio, mais chances de você ter sucesso na venda. Por isso, vá além das informações básicas como o ID (número de identificação) e SKU (o nome que você dá ao produto para controle interno).

Tente colocar outros dados interessantes para o anúncio ficar mais atraente e competitivo. Não esqueça de adicionar:

Título do produto

Máximo de 200 caracteres e com a primeira palavra em maiúsculo.

Imagens do produto

Com qualidade de 500×500 ou 1.000×1.000 pixels.

Variações do produto

Especifique se há variações do produto como cores, tamanhos, aromas, etc.

Informações em tópicos

Prefira frases curtas e descritivas.

Descrição

Esteja atento com a escolha de palavras-chaves certeiras, elas aumentam as chances das pessoas encontrarem o seu anúncio.

6. Definição dos preços dos produtos

Para manter os preços sempre competitivos e dentro da média dos outros anúncios, utilize a ferramenta de automatização de preços disponível no site.

7. Forma de envio dos produtos

Você pode enviar os seus produtos de forma autônoma ou deixar essa responsabilidade com a própria Amazon. Com o FBA – Logística da Amazon, você não fica encarregado da entrega dos produtos e pode utilizar os centros de distribuição da empresa espalhados pelo mundo.

Como analisar os resultados no marketplace Amazon?

Neste texto, você conferiu os principais passos para começar a vender no Amazon Marketplace. Para analisar os resultados das vendas, analise métricas importantes como o índice de pedidos com problemas, envios tardios e taxas de cancelamento.

Juntamente com a avaliação de clientes, você pode monitorar o seu desempenho e ajustar continuamente a estratégia de vendas. Para se destacar no universo do e-commerce, é essencial ter o seu produto exposto nas melhores vitrines virtuais e contar com uma boa ferramenta de gestão.

Se você está buscando expandir o mercado de atuação da sua empresa, a Omie é a ferramenta perfeita para o seu negócio. Integre todos os marketplaces e gerencie as suas vendas e resultados em um só lugar, sem complicação e com eficiência.

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