Você provavelmente já interagiu com um chatbot, mesmo que não tenha percebido. Aquelas famosas caixinhas de atendimento em um site, por exemplo, ilustram bem o que é chatbot.
Essa ferramenta pode ser muito valiosa para um e-commerce, já que visa automatizar o atendimento, tornando-o mais rápido e prático. A tendência é que o chatbot para empresas continue crescendo, fazendo com que as rotinas se tornem mais produtivas e a satisfação do cliente seja cada vez maior.
Mas quais o que é de fato um chatbot e quais vantagens ele pode oferecer para o seu negócio? Descubra ao longo deste conteúdo!
O que é chatbot?
O avanço da tecnologia e as Inteligências Artificiais trouxeram novas ferramentas para facilitar a rotina das empresas, uma delas é o chatbot. Uma solução projetada para simular conversas humanas por meio de mensagens de texto ou áudio.
Utilizando técnicas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural (PLN), o chatbot consegue compreender as perguntas dos clientes e fornecer respostas rápidas e relevantes.
Esses robôs, podem ser encontrados em várias plataformas atualmente, como em sites, aplicativos, redes sociais e até mesmo em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
Com eles você consegue automatizar tarefas repetitivas, responder perguntas, fornecer recomendações personalizadas, auxiliar na navegação do seu e-commerce, de modo a fechar contratos ou aumentar suas vendas.
Isso acontece porque os chatbots são desenvolvidos para interagir com os usuários de maneira amigável e oferecer suporte, informações ou realizar tarefas específicas, tudo de maneira automatizada.
Assim, ao receberem uma dúvida, por exemplo, eles conseguem analisar o contexto, identificar padrões nas mensagens e aprender com interações anteriores para fornecer respostas mais precisas e personalizadas.
Vantagens do chatbot para o e-commerce
A transformação digital trouxe não só para empresas de grande porte, mas também para os e-commerces a possibilidade de automatizar algumas tarefas que demandam tempo e acabam atrapalhando a produtividade dos times, busca por novas oportunidades e atendimento mais eficiente ao cliente.
Neste sentido, o chatbot com inteligência artificial se torna um grande aliado para as lojas virtuais que buscam melhorar a experiência do cliente, agilizar o atendimento e impulsionar as vendas. Mas essas não são as únicas vantagens dessa ferramenta. Confira abaixo mais detalhes.
Atendimento personalizado e ágil
Uma das principais vantagens dos chatbots no e-commerce é a capacidade de fornecer atendimento personalizado e ágil. Isso porque eles conseguem compreender as necessidades e preferências dos clientes, oferecendo recomendações de produtos relevantes e ajudando-os a encontrar exatamente o que estão procurando.
Além disso, eles estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os usuários obtenham respostas imediatas às suas dúvidas ou problemas, sem precisar esperar pelo atendimento humano.
Experiência mais positiva para o usuário
Se você busca aumentar a satisfação do cliente, o chatbot é um ótimo aliado. Eles proporcionam uma experiência mais positiva para os clientes no e-commerce, já que oferecem um canal de comunicação conveniente e familiar, sem a necessidade de baixar um aplicativo adicional ou acessar um sistema complicado para tirar suas dúvidas ou finalizar um pedido.
O melhor é que os chatbots podem ser integrados diretamente no site ou aplicativo em que a sua loja virtual está presente, permitindo que usuários interajam com eles de forma natural e intuitiva. Além disso, esses robôs podem armazenar informações sobre as preferências do cliente, tornando a experiência de compra mais personalizada e agradável.
Aumento da produtividade
Uma das tarefas que mais demanda tempo em um e-commerce é o suporte ao cliente. Neste sentido, o chatbot pode facilitar essa atividade, tornando ela mais automatizada e, consequentemente, aumentando a produtividade dos times. A grande vantagem é que os chatbots são capazes de lidar com múltiplos clientes ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de espera e aumenta a eficiência do atendimento.
Vale destacar ainda que alguns tipos de chatbot conseguem realizar tarefas automatizadas, como rastreamento de pedidos, atualização de informações de entrega ou processamento de pagamentos, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas.
Redução de despesas
Quando você começa a utilizar o chatbot em seu e-commerce, consegue também obter uma redução significativa de despesas. Isso porque a ferramenta pode complementar parte do atendimento humano, diminuindo a necessidade de treinamento de uma grande equipe de suporte ao cliente, por exemplo.
Além disso, eles operam todos os dias e horários, sem exigir gastos extras, o que acaba resultando em mais economia de custos operacionais a longo prazo, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade do atendimento ao cliente.
Atendimento omnichannel
Outra vantagem bem significativa e que vale a pena ser destacada é que os chatbots podem oferecer uma experiência de atendimento omnichannel na sua loja virtual. Exatamente.
Como é possível integrá-lo a diferentes canais de comunicação, você consegue garantir que seus clientes acessem o suporte por meio de diferentes plataformas, permitindo que você ofereça uma experiência consistente e unificada para os usuários.
Aumento das vendas
Apesar de não parecer, o chatbot pode sim desempenhar um papel importante no aumento das vendas. Isso porque, como armazenam o histórico de interação com os clientes, os robôs conseguem propor recomendações personalizadas para cada cliente, respondendo às perguntas com informações mais detalhadas e eficientes. Isso, por si só, já ajudaria a potencializar as suas vendas.
Mas, vale ressaltar mais uma vez que o chatbot torna o atendimento mais ágil, permitindo que vários clientes possam ser atendidos em pouco espaço de tempo, além de poder ser integrado com plataformas e sistemas de pagamento, fazendo com que a compra seja efetivada ali mesmo na conversa.
Como começar a usar o chatbot no seu e-commerce?
Antes de entender como usar o chatbot no seu e-commerce, é importante conhecer quais os principais tipos da ferramenta. A verdade é que, atualmente, existem diferentes opções de chatbots que podem ser utilizados, sendo que os modelos principais podem ser baseados em regras ou em inteligência artificial.
No primeiro caso, os baseados em regras, são mais simples e seguem conjuntos pré-definidos de instruções e respostas. Eles são adequados para interações mais básicas e previsíveis, como responder a perguntas frequentes sobre produtos, fornecer informações gerais ou auxiliar na navegação do site.
Já no caso dos chatbots baseados em IA, por contar com inteligência mais avançada, algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural, eles conseguem entender e responder às solicitações dos usuários de forma mais humana. Além disso, eles têm a capacidade de aprender com interações anteriores e melhorar suas respostas ao longo do tempo.
Agora que você já sabe quais as melhores opções para implementar no seu negócio, vamos aos passos começar a usá-lo:
- Defina os objetivos: identifique as áreas em que você deseja implementar a ferramenta, como atendimento ao cliente, suporte de vendas ou assistência durante o processo de compra.
- Escolha a plataforma ou ferramenta: se você optar por um chatbot baseado em regras, por exemplo, é importante escolher uma plataforma de desenvolvimento que ofereça recursos adequados às suas necessidades. O mesmo vale para o chatbot em IA, você deve pesquisar as ferramentas e frameworks disponíveis para criação e treinamento de modelos.
- Planeje o fluxo de conversa: o terceiro passo é mapear as possíveis interações entre o seu chatbot e os usuários, identificando as perguntas mais frequentes, os pontos de decisão e as respostas adequadas para cada cenário.
- Personalize o seu chatbot: seja utilizando uma plataforma de desenvolvimento de chatbots ou criando seu próprio modelo, é importante que você personalize sua ferramenta configurando as respostas e definindo suas funcionalidades.
- Teste e otimize: depois de configurar, é o momento de realizar alguns testes para verificar se o chatbot está funcionando corretamente e fazendo as interações esperadas. É nessa hora que você poderá analisar, ajustar e otimizar as respostas e o fluxo de conversa conforme necessário.
- Implante e acompanhe: o último passo, após finalizar o desenvolvimento e testes, é instalar o chatbot no seu e-commerce. Não deixe de monitorar a performance e interações com os usuários, fazendo ajustes contínuos para aprimorar sua eficácia e usabilidade.
Tenha em mente que a implementação de chatbots, como o chatbot WhatsApp, por exemplo, pode ser um processo interativo. À medida que o robô interage com os usuários e recebe feedback, você pode aprimorá-lo, adicionar novas funcionalidades e expandir sua capacidade de atendimento.
Otimize a rotina do seu e-commerce
Como você pôde perceber até aqui, o chatbot é uma ferramenta que chegou para ficar e, como possui a capacidade de interagir com os usuários de forma personalizada, fornecer informações relevantes e realizar tarefas específicas, pode tornar não só o atendimento ao cliente mais ágil, como também otimizar a sua rotina.
Neste sentido, um sistema ERP também pode ser bem valioso! Afinal, ele te permite integrar e automatizar diversas tarefas que demandam tempo e esforço, como o preenchimento de notas fiscais, gestão de estoque, gestão de equipes, entre outras.
Ao escolher o ERP como aliado para seu e-commerce, integrado com o seu chatbot, você verá resultados cada vez mais positivos em suas vendas, gestão e, claro, na satisfação dos clientes.